6K 1.9D Barulho estranho

Boas pessoal!

O meu 6K 1.9D anda a fazer um barulho que parece ser da correia. Quando o carro pega de manhã sem duvida que a correia da direção assistida patina e faz o barulho típico, mas depois passa. Passado algum tempo a andar oiço dentro do habitáculo um chiar que não é continuo e apenas faz entre as 1000 e as 1500rpm.
Dai para cima está impecável.

Se abrir o capo junto do motor não oiço esse barulho, assim que chego mais ou menos junto da porta do condutor o barulho ouve-se.

Quando desligo o carro, mesmo antes de o motor parar de rodar oiço novamente e bem alto o chiar por meio segundo.

Fica a questão... eu mudei a correia do alternador e o carro não tem tensor na correia. Será que ficou larga e a baixa rotação, a carga do alternador faz a correia patinar? Mas isso também se ouviria junto do motor e não apenas dentro do carro ou estando ao lado do mesmo. O que eu vejo é que a correia do alternador ao relanti abana imenso para cima e para baixo fazendo barulho e volta a fazer o mesmo por volta das 2000rpm. Creio que esteja muito larga mesmo. Que acham?

Após pesquisas descobri que este motor o 1Y supostamente tem uma mola que empurra o alternador para cima e assim esticando a correia com a força certa... alguém me pode confirmar isto?
Comprei o carro em 2a por isso não sei o que houve anteriormente.

Já meti o carro a trabalhar sem a correia pequena que vai apenas á bomba da direção e o barulho mantém-se.

Alguém já passou pelo mesmo ou sabe o que possa ser isto?

Rolamentos do alternador foram mudados quando mudei a correia (500km).
Cumprimentos e obrigado desde já.
 
amigo isso é feitio dos 1.9d.

o meu ex 1.9d derretia as pistas da correia, mudei todas as polies e mola do alternador e nada feito.
 
A sério? Que treta... vou no entanto ver de encomendar a tal mola do alternador... porque apenas está lá o sitio. Na realidade n faz grande falta porque uma vez a correia esticada o alternador é apertado e pronto. Mas ao menos aplica a tensão correcta á correia.

Obrigado pela resposta Lima6K.
Abraço.
 
treta nao, realidade!
Gastei dinheiro ( e nao foi pouco) para tentar resolver isso, algo que nem na marca me souberam responder, ok?
1abraço e desenrasca-te
 
Lima6K, não estava a duvidar da tua palavra, quando disse "Que treta" era no sentido de "que porcaria" pk tb já gastei bastante no carro e agora fico agarrado com este problema.
No fds estive a esticar a correia do alternado e ficou bom (sábado), ontem peguei nele pronto já estava na mesma.
Eu vi que havia como se fosse pó preto da correia agarrada ao alternador. Creio que foi dp de o tirar para mudar os rolamentos etc que a poli deve ter ficado desalinhada com a da cambota, porque tb tirei o suporte do alternador que é preso ao motor. Deve ser uma coisa de 1 ou 2mm.
Vou ver de procurar uma ferramenta de alinhamento a laser para verificar e ajustar o alinhamento. Após isso deveria ficar bom. Creio não serem caras.

Abraço Lima 6K e obrigado pelas dicas.
 
vê a polia da cambota, aquilo tem borracha pelo meio.
a minha tava rachada, o que fazia uma vibração na correia ( tipo o motor a trabalhar parecia laça)

vim a descobrir pela nova dona que tinha um stress qualquer na cambota, dai desgastar a correia permanturamente.( no meu caso)
 
Boas!
Entretanto já tenho a mola para esticar a correia como deve ser.
Á volta do alternador via-se o pó da borracha que estava a saltar, do lado da cambota n vi nada.
Este fds vou tentar tirar aquilo tudo, visto que tenho uma fuga de água na saída da bomba, na curva plástica e dp quando montar tudo vou tentar ver o alinhamento. Isto porque antes de ter tirado a fixação do alternador ao bloco do motor, n tive problemas, dp de montar é que começou, devo ter desviado ali qualquer coisa, visto que as peças têm sempre alguma folga, todas somadas devem estar a fazer isto.
Como tenho as correias fora, vou ver tb na cambota aquilo que dizes, da borracha... ela está entre a poli que vai á bomba de água e a grande, ou é entre a grande e o bloco do motor?

Vi uma ferramenta porreira para alinhar, um laser que encaixa nas ranhuras das polis... mas apenas se vende na América e custa 100$. Tenho um nivel de laser, que projecta uma linha recta, tentar encaixar aquilo ao centro da poli da combota a projectar para a do alternador e ver se a linha passa no meio da ranhura da poli.

Quando tiver novidades partilho.
Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Abraço.
 
depois de sair a polia tu vais ver logo os defeitos.
a borracha( anti vibraçao) vai estar com mau aspeto.
( 1peçaaaaa nada barata)
 
Pois já vi que de barato n tem nada... sinceramente n me apetecia estar a gastar mais com isto. Há sempre qualquer coisinha que vai. Tem sido assim desde o verão. Não faço 1 depósito sem ter um problema. ou uma fuga aqui, ou uma peça que se estraga... enfim vamos a ver.
 
Fugas no liquido de refrigeraçao?
Deixa-me adivinhar, falanges de plastico que estao colocadas no bloco do motor, acertei??
Quanto a peça em si, aconselho-te a mudar a polia do alternador.
Eu acho que no meio disto tudo ainda tens sorte pk o teu nao desgasta a correia em 5mil km...



Enviado através do meu pombo correio
 
Sim falanges de plástico. Já tinha mudado as do bloco do motor e agora foi a curva á saída da bomba de água que perdia.
Mas como se pode comprar apenas os O'rings a coisa até não fica muito cara de mudar.
Quanto ao barulho, desmontei aquilo tudo no fds e em termos de alinhamento de polis, não há grande margem para aquilo mexer do sitio. Praticamente quando é montado fica alinhado.
Demorei mais um bocado porque tive de tirar a bomba de água para mudar também o o'ring á entrada da mesma, para evitar mais mexidas breves.
Meti a mola no alternador... fiquei admirado com a força que faz, tive de me meter em cima do alternador e mm assim o meu peso não chegou para dar folga para a correia!

Quanto á poli da cambota, está ok, não tem borracha danificada.

Reparei foi que na correia do alternador que é nova, as estiras ficaram cheias de bolinhas de borracha, então o que acho que aconteceu... quando montei a correia nova, visto que n tinha o tensor, ela ficou laça e quando saia de madrugada, faróis, velas e sofagem o alternador fazia mais esforço e a correia começou a querer escorregar e foi gastando, mas a borracha foi ficando nas estiras, até ser demasiada e obrigar a correia a escorregar ainda mais.
O que fiz foi tirar todos aqueles bocados de borracha da correia, limpar as polis e voltar a montar tudo.
Ontem fui dar uma volta e n fez barulho e hoje para vir trabalhar também não tive problemas com aquilo.

Tenho agora outro que é o bendix do motor de arranque, engata no motor dá 2 ou 3 voltas e salta fora ficando o motor de arranque a rodar na mesma mas desengatado do motor. Mas apenas quando o motor está frio... tipo hoje -4°. Quando estão uns 5 positivos n tenho problemas.
é a próxima aventura.

Se o barulho voltar, escrevo novamente aqui.
Abraço.
 
ainda bem, sempre poe no bolso uns valentes trocos.
o motor de arranque pode estar a precisar de manutençao mas por agora deixa andar.
 
O problema é que tenho de tentar entre 3 a 10x para o carro pegar, o motor de arranque só engata no volante do motor tipo 1 a 2 segundos, depois fica a rodar, mas desengatado, quando depois desligo a chave faz aquele barulho típico do arranhar. Já li na net que pode ser a massa lubrificante que não se dê bem com o frio e fica muito espessa não deixando o bendix ir na totalidade para a frente.
Esta fim de semana devo ter tempo para tirar e ver o estado dos dentes e testo. se for preciso vai para o congelador 30mint e dp volto a testar em bancada.
 
Back
Top