[6K] [1.4 16V] Motor demora a aquecer - ajuda

Boas camaradas


Precisava de uma ajuda vossa, é o seguinte :


Noto que o meu 16V - motor AFH - demora imenso tempo a aquecer e que o ponteiro nunca atinge o "meio" do indicador, os tais 90graus... Fica quase mas nunca lá chega...

Já comparei com outros carros VAG e de facto não é mt normal


Que poderá estar a causar isto :

- sensor de temperatura do liquido de refrigeração;
- termostato;
- outros ?


No caso de ser de algum destes qual acham que devo trocar primeiro ?


Desde já obrigado

Cumps
 
verifica se o carro tem la o termoestato, pelo sintoma parece o termoestato nao estar la no sitio sequer mas pode ate estar e teres o sensor a contar mal mas acho dificil.-.. abc
 
Tenho quase a certeza absoluta que está lá, era carro de mulher e estava todo de origem...

Corrige-me se estiver enganado mas sem o termostato, o ponteiro da temperatura nao saia da "zona fria" certo ? (não se mexia sequer)
 
mesmo sem termostato depois de andar o carro aquece, demora e muito mais tempo e a temperatura do ponteiro tambem so que n sobe rapido...
pode la estar o termostato, mas pode estar aberto pode ter ficado maluco e assim tem sempre o sistema de agua aberto.... tira-o fora e mete-o numa panela com agua muito quente e logo vez se ele esta abrir em condiçoes para isso era arranjares uma cena para medir a temperatura da agua da panela...
 
a válvula abre e fecha conforme a temperatura. o que está a acontecer neste momento é que ela deve estar encravada aberta, como há mais àgua no circuito vai demorar mais a aquecer/chegar a uma temperatura ideal.

normalmente essa válvula dá esses problemas
 
No fim de semana fui ao mecânico para ele verificar a situação e segundo ele, por descargo de consciência apenas me recomendou trocar o sensor

Foi verificado o circuito de recirculação do G12 e está sem entupimento e o motor trabalhou até disparar a ventoinha do radiador.

Segundo ele está tudo ok.


Que acham, troco aquilo ? (Por 10€ não fico pobre :p)
 
mas válvula aberta não quer dizer que esteja entupido, ou que não dispare a ventoínha... tens é de confirmar se a frio não passa nada pelo radiador
 
Troca a valvula de temperatura!! O meu carro quando comprei sempre achei estranho que o ponteiro da temp raramente ia aos 90º e so acontecia quando fazia mt para arranca, mas apercebia me que a ventoinha funcionava e o ponteiro nos 70 75º... achei estranho no final era a valvula de temperatura que marcava mal, mas as ventoinhas tem uma valvula independente. se as ouves a trabalhas, ficas a saber que se activam quando a temperatura atinge os 95º portanto o carro aquece.

Acho que tenho uma valvula dessas por cá.
 
mas válvula aberta não quer dizer que esteja entupido, ou que não dispare a ventoínha... tens é de confirmar se a frio não passa nada pelo radiador

E como faço isso ? :S



Troca a valvula de temperatura!! O meu carro quando comprei sempre achei estranho que o ponteiro da temp raramente ia aos 90º e so acontecia quando fazia mt para arranca, mas apercebia me que a ventoinha funcionava e o ponteiro nos 70 75º... achei estranho no final era a valvula de temperatura que marcava mal, mas as ventoinhas tem uma valvula independente. se as ouves a trabalhas, ficas a saber que se activam quando a temperatura atinge os 95º portanto o carro aquece.

Acho que tenho uma valvula dessas por cá.


O que voçês chamam válvula é o que eu chamo de sensor, ou seja, a "ficha" que liga ao termostato ?


Desculpem lá estar a insistir mas como não sei se estamos a falar da mesma coisa não quero meter água nem confundir-vos

Obrigado pela paciência

Cumps
 
A valvula de temperatura fica por baixo da tampinha preta que por onde passa os cabos de velas, junto ao distribuidor.

O termostato fica já perto da borboleta um pouco mais a baixo. e o termostato nao tem ficha nenhuma é uma peça mecanica.
 
Se for o que eu penso é o que eu chamo de sensor :p

Vou tirar uma foto para me confirmares se não te importares :)

Obrigado
 
A valvula de temperatura fica por baixo da tampinha preta que por onde passa os cabos de velas, junto ao distribuidor.

O termostato fica já perto da borboleta um pouco mais a baixo. e o termostato nao tem ficha nenhuma é uma peça mecanica.


A válvula é a peça assinalada a vermelho Cardoso ?

sensor.jpg


Grato :)
 
Esclarecido :)

Valeu !

Mal tenha novidades actualizo o tópico para ficar a informação disponivel para outros no futuro.
 
Por acaso eu noto que a ventoinha do meu 1.4 trabalha mais do que eu acho normal. Se calhar é essa válvula nas couves!!
 
Ora já tenho novidades :p

O sensor foi trocado ontem - 10€ da FAE

Mas ainda nao rolei com o carro a frio para tirar conclusões, o que irei fazer hoje.

Mas entretanto já descobri que vou ter de fazer a limpeza do circuito e colocar tudo novo, pelo menos duas vezes, uma agora e outra daqui por alguns meses (talvez antes de entrar o Inverno)
Pois o que lá anda está bem sujo... Mas vai ficar em condições, sujo as mãos mas fica bem feito.

O anterior dono do carro disse me que o mecânico colocou um liquido de limpeza com que andou uns dias, colocando depois liquido novo mas cheira-me que não fez rigorosamente nada - ao que já soube dele é um valente aldrabão.

Depois vou postar uma foto do que sensor que saiu e deixar feedback do comportamento a nivel de aquecimento -

O desgaste feito pela água no velho é bem visivel :mad:
 
Last edited:
Back
Top