[6J] - Direcção "Cupra"

Boas.

À semelhança do que se passa nos 6L, o parâmetro de assistência da direcção assistida eléctrica é possível de alterar, mudando o valor dum determinado módulo, será que isso dá no 6J?
No 6L lembro-me do pessoal alterar para os valores do Cupra, tornando a direcção mais pesada e mais precisa, resultando numa condução mais "Sport" e mais interessante, deixando a direcção de ter aquela leveza extrema que não mete piada nenhuma.

Eu tenho andado num 6J FR e noto que a direcção é muito leve, podia ser muito mais precisa, para um FR com 143cv e um motor 2.0 a direcção é mesmo um ponto a rever no carro. A direcção do 6J é mais leve que a do meu manco 6L. :shock:

Alguém sabe se isto é possível de fazer no 6J de 2010?

Abraço.
 
Ponto 1 - não faço ideia se dará para fazer essa alteração no 6j.. esperemos que alguém saiba e cá venha explicar :)

Ponto 2 - O modo mais "pesado" não é DE TODO mais preciso. Nenhum é mais ou menos preciso. É EXACTAMENTE igual. A única coisa que muda é a quantidade de "assistência" à direcção. Ou seja, fica mais duro ou mais leve.

O mais leve é focado para condução citadina e o mais pesado para velocidade, em que se quer o volante mais rijo. Mas em nada altera a precisão ou ser mais "directo", isso é apenas efeito psicológico.
 
Caro amigo o modo de efectuar isso é muito simples. No entanto penso que só funciona em 6L. Pelo menos eu já fiz em dois 6L.
Podes sempre tentar. Não estragas nada:

Regulação da dureza volante/direcção assistida [VAG-COM]

1- Entrar no VAG-COM e dar clique em "select"
2- Módulo 44 "Steering Assist"
3- Adaptation 10
4- Canal 01, seleccionar a opção pretendida e colocar o n.º no rectângulo "New Value", clicando de seguida em "Test Value"

1- Muito Dura
2- Dura
3- Menos Dura
4- Macia
5- Muito Macia
6- Não mexe!...

5- Clicar em Done, Go back

Este é o procedimento base. Existe outro que é exactamente a mesma coisa:

1- Função "Select"
2- Função 44 - Steering Assist (ou equivalente)
3- Função Recode - 07
4- Modificar o valor entre estes parâmetros

000121 - Leve
000141 - Normal
000151 - Sport
000161 - Cupra

5- Clicar em Done, Go back

E é isto amigo. Eventualmente deverá funcionar. Caso não dê é porque os parâmetros de codificação serão diferentes.

Um abx e espero que ajude
 
Obrigado pelas respostas.

Sim Valter, acabas por ter razão, a precisão da direcção acaba por não dar para ajustar, a minha ideia é ter a direcção do 6J com mais feeling, o meu manco 6L tá com o parametro de origem e eu gosto do nível de assistência do manco de origem, pesada QB. A direcção "pesada" não é necessariamente mais precisa, mas numa condução desportiva dá mais feeling e ajuda à condução. No 6J é tão leve que mete raiva, parece que não ajuda nada ao espirito do carro (FR) e parece muito sensível, queria corrigir isso, porque o 6J FR tem uns excelentes travões, um excelente chassis, uma excelente caixa e um excelente motor, a direcção estraga tudo, parecendo um carro de Sra. para estacionar em lugares apertados. :mad:

VK, excelente informação, obrigado!
 
Obrigado pelas respostas.

Sim Valter, acabas por ter razão, a precisão da direcção acaba por não dar para ajustar, a minha ideia é ter a direcção do 6J com mais feeling, o meu manco 6L tá com o parametro de origem e eu gosto do nível de assistência do manco de origem, pesada QB. A direcção "pesada" não é necessariamente mais precisa, mas numa condução desportiva dá mais feeling e ajuda à condução. No 6J é tão leve que mete raiva, parece que não ajuda nada ao espirito do carro (FR) e parece muito sensível, queria corrigir isso, porque o 6J FR tem uns excelentes travões, um excelente chassis, uma excelente caixa e um excelente motor, a direcção estraga tudo, parecendo um carro de Sra. para estacionar em lugares apertados. :mad:

VK, excelente informação, obrigado!

Sempre às ordens. Espero que seja util e acima de tudo que funcione. Abx
 
É sim possível fazer a diminuição da assistência de direcção no 6J. No meu está definida para o mínimo de assistência. :)

No entanto não se assustem com a descrição incluída à frente de cada valor... Experimentem por vocês mesmos e escolham o nível de assistência que mais gostam. Eu passei logo para a menos assistida e como gostei, ficou.



Retirado de: "Manual Vag-Com by brunoalmeid V2.0.pdf"
 
amanhã das 21 às 21h45 em campanhã (na estação mesmo).
se for só como o user em cima indica faço isso depressa... se naõ for não sei (porque nunca senti necessidade de mudar isso no meu)
 
assim é complicado... não sei quando cá volto... no proximo fim de semana não volto. Devo voltar no primeiro fds se outubro
 
É sim possível fazer a diminuição da assistência de direcção no 6J. No meu está definida para o mínimo de assistência. :)

No entanto não se assustem com a descrição incluída à frente de cada valor... Experimentem por vocês mesmos e escolham o nível de assistência que mais gostam. Eu passei logo para a menos assistida e como gostei, ficou.



Retirado de: "Manual Vag-Com by brunoalmeid V2.0.pdf"

Epa, agora curtia ter um VAG-Com para fazer isso no meu FR 6J, que BTW é que o tal FR 6J que o GmiguelTDI fala que tem andado :p

Se pedir a um conhecido (que tem VAG-COM) ele faz isso facilmente só com o cabo e software ?


PS: Mudei agora de Hankook Ventus V12 para Continental Sport Contact 3 e a direcção parece mais pesada e com mais feeling :)

Mas sim é relativamente leve e não me importava nada de experimentar outros setups.

Talvez a Sport ou Cupra, não costumo gostar de extremos.
 
Back
Top