1.9 D vs 1.9 TD

augusto disse:
Bem, não há milagres quanto a fiabilidade, mas podes sempre fazer algo para garantires alguma, depois tens de ter consciência que tu serás o verdadeiro responsável pela fiabilidade do teu ibiza, tudo irá depender da forma como o conduzires e da manutenção que lhe deres.

1º - Medir a compressão dos cilindros (deverá ter um máximo de 34 bar e um mínimo de 26 bar) de preferência esta pressão deverá ser igual para todos os cilindros, se for menor que 26 bar, não te aconselho a instalar o turbo.
Pressão do óleo com o motor a funcionar a uma temperatura de cerca de 80ºC e a 2000 rpm deverá ser aproximadamente de 2 bar.
Medir a pressão do circuito de refrigeração para detectar possíveis fugas na junta da cabeça, não pode existir vestígios de óleo na água do circuito de refrigeração.
Se os passos anteriores não se verificarem, não te aconselho a prosseguires.

2º - Escolher o turbo que vais montar, aconselho-te a colocares um dos turbos que vinham nos motores 1.6GTD que vinham nos vw golf pois a saída de escape é bem razoável para que os gases saiam sem grandes restrições, os turbos do 1.9TD em relação a este parâmetro são bastante restritivos.
Linha de escape no mínimo de 2.5" de diâmetro, esta mod vai fazer com que a exaustão dos gases se faça melhor, o turbo rode melhor e manter a temperatura dos gases de escape mais baixa. Aconselho-te a instalar um manómetro para monitorizar esta temperatura, que nunca deverá ser superior a 600 ºC, se passar deves levantar o pé. O sensor da temperatura deverá ser colocado no colector de escape, antes do turbo.

3º - Manómetro de pressão do turbo, pressão do óleo e temperatura do óleo, radiador de óleo, intercooler são obrigatórios.
Bomba injectora, injectores, colector de admissão, e escape do1.9TD.

Muitíssimo importante:
Escolher um mecânico da máxima confiança para fazer este trabalho.

Penso que já tens aqui muitas dicas para trabalhar.
Boa sorte com o projecto
Augusto



muito obrigado pela resposta totalmente esclarecido ;)
 
jota disse:
pelo menos o meu ja deu grandes pakotes a uns kuantos td
off topic
olha eu tenho um 1.9TD de uns mizeros 75 burritos, e tens certeza que vais lá comigo??
end off topic

deixo aqui um link do projecto do meu carro, que ainda nem a meio esta de desemvolvimento e actualmete esta bem acima dos 120cv, e ainda nem a procição vai no largo, em anda todos os dias, ja conta com perto de 300 000 km, so levou uma cabeça nova de resto tudo de origem até o turbo ainda é de origem, mas ja vem a caminho um KKK de um ibiza 130cv.

GTD POWER

edit:
ha em relação aos dois motores a diferença é mesmo nos injectores de oleo para os pistons, e na cabeça da bomba por causa da LDA, e claro a ausencia de turbo, tudo o resto é igulal, podes claro por um turbo no teu carro, mas tens que ter em atenção que vais criar muito calor no interior dos cilindros, se o problema dos 1.9td é estalar cabeças devido a temperatura, nesses 1.9 d se levar turbo ainda pior, mas tudo se consegue
 
Last edited:
Dario disse:
como posso ver se o meu motor tem os injectores para os pistons ??? cumps

;)

desculpa, como? não estou a perceber a tua pergunta.
o teu carro injecção directa, não é tdi que é de injecção directa, a que proposito vem essa pergunta?
 
banza disse:
edit:
ha em relação aos dois motores a diferença é mesmo nos injectores de oleo para os pistons, ...................


nao me fix entender bem ...... como posso saber se o meu motor tem ou nao os injectores de oleo para os pistons

e k komo o augusto diz ha 1.9 D com injectores d oleo para os pistons e outros sem ...... :S
 
Dario disse:
nao me fix entender bem ...... como posso saber se o meu motor tem ou nao os injectores de oleo para os pistons

e k komo o augusto diz ha 1.9 D com injectores d oleo para os pistons e outros sem ...... :S

pois isso ja não sei, experimenta na seat ver atravez do teu nº de chassis, se eles te conseguem dizer
 
axo que só mesmo assim, com o nº de chassis e com o nº do motor, com muita sorte consegues saber isso.
Numa apçao mais radical, podes sempre retirar a tampa do carter e verifica isso, penso que dá para ver.
 
Já tive um 1.9D e o TD saia na frente mas depois em ponta é elas/elas... sinceramente eu acho que um investimento desses num D era desnecessário visto que sempre podes com pouco mais comprar um tdi dos 1º's mesmo que seja o de 90cv.Acho que vais estragar a fiabilidade do 1.9D que pra mim é dos melhores....
Abraços.
 
O carro da minha rapariga e um 1.9 D... o antigo dono colocou-lhe uma cabçea errada... ja expliquei isso algures ou na parte em q estou a vender a cabeça ou qq coisa assim...


resumindo... o carro dela esgotava a 5... so com a cabeça q na era dele... mas logo q se passava dos 110, o gajo aqueçia ate mais nao. Agora tem a cabeça q deve de ser.. nao aqueçe! anda mt bem na mesma... mas ja na faz muito do q fazia em ponta...

Agora o assunto daqui.... conheçi perto de 9 alterçoes iguais as q se fala aqui.... quase todas deu no mesmo: pistons rachados e etc... A opiniao de todos os q deram probs: na vale a pena inventar! Comprar novo e mais potente e a soluçao!
 
[FCS]alfamax disse:
Já tive um 1.9D e o TD saia na frente mas depois em ponta é elas/elas... sinceramente eu acho que um investimento desses num D era desnecessário visto que sempre podes com pouco mais comprar um tdi dos 1º's mesmo que seja o de 90cv.Acho que vais estragar a fiabilidade do 1.9D que pra mim é dos melhores....
Abraços.
Concordo a 100 por cento!
 
DJSabino disse:
O carro da minha rapariga e um 1.9 D... o antigo dono colocou-lhe uma cabçea errada... ja expliquei isso algures ou na parte em q estou a vender a cabeça ou qq coisa assim...


resumindo... o carro dela esgotava a 5... so com a cabeça q na era dele... mas logo q se passava dos 110, o gajo aqueçia ate mais nao. Agora tem a cabeça q deve de ser.. nao aqueçe! anda mt bem na mesma... mas ja na faz muito do q fazia em ponta...

Agora o assunto daqui.... conheçi perto de 9 alterçoes iguais as q se fala aqui.... quase todas deu no mesmo: pistons rachados e etc... A opiniao de todos os q deram probs: na vale a pena inventar! Comprar novo e mais potente e a soluçao!
amigo não ha cabeças errradas, se meteu uma cabeça como tu dizes de certesa que foi usada, e uma usada rectificada, e de certeza com uma junta de origem, dai o aquecimento e o andamento, aumentaram a taxa de compressão.

em relação ao inventer, dependen de quem, como, e da utilização dada, tenho o que tenho mas não ando para ai nos pikos, e ja vai com 290 000 km
 
tou a seguir este topico com muita atencao , pois tava a pensar fazer a mesma coisa ao meu d

alguem k ja fez essa alteracao e k se devia chegar a frente e contar quais foram os resultados.
 
tou a seguir este topico com muita atencao , pois tava a pensar fazer a mesma coisa ao meu d

alguem k ja fez essa alteracao e k se devia chegar a frente e contar quais foram os resultados.

Amigo aconselho-te antes a tentares arranjar um motor TD...
Pois para aplicares o turbo no teu, terias de arranjar um mecânico de confiança e que te fizesse isso com gosto..
E hoje em dia há poucos mecânicos para isso..
E depois tens o caso do dinheiro, fica-te mais cara a invençao, que comprar um TD e fazer a troca...
 
Amigo aconselho-te antes a tentares arranjar um motor TD...
Pois para aplicares o turbo no teu, terias de arranjar um mecânico de confiança e que te fizesse isso com gosto..
E hoje em dia há poucos mecânicos para isso..
E depois tens o caso do dinheiro, fica-te mais cara a invençao, que comprar um TD e fazer a troca...


obigado amigo , mas mecanicos na familia a 2 , 1 da citroen e outro da ford .... a minha duvida e mesmo em relacao a fiabilidade.
mas de kk maneira tou a ver uns aaz .
 
tou a seguir este topico com muita atencao , pois tava a pensar fazer a mesma coisa ao meu d

alguem k ja fez essa alteracao e k se devia chegar a frente e contar quais foram os resultados.

obigado amigo , mas mecanicos na familia a 2 , 1 da citroen e outro da ford .... a minha duvida e mesmo em relacao a fiabilidade.
mas de kk maneira tou a ver uns aaz .

Fiabilidade depende muito do que pensas fazer....manter o maximo de origem possivel?ou mexer?
Se for para mexer um bocado opta pelo AAZ...se for apenas para teres o turbo, mete no D..
 
Back
Top