1.6 Tdi 105cv by VC POWER

Ainda cá estou, vim ver como trabalham cá por fora, é interessante ver outras realidades. Cá fora paga-se 600€ por uma reprogramação destas ;)

Apesar de não te conhecer pessoalmente, tenho acompanhado os vossos bons trabalhos do face.
Pode ser que um dia também seja cliente eheh
Continuação do bom trabalho!
 
Porreiro era haver uns logs de egts, intake e boost, mesmo o proprio oleo deve dar para confirmar isto tudo via vcds como dá nos anteriores.
 
Ainda cá estou, vim ver como trabalham cá por fora, é interessante ver outras realidades. Cá fora paga-se 600€ por uma reprogramação destas ;)



Se tudo o que implicar limitar a potência, controlo electrónico que protege o motor, for mantido de origem, tens os ganhos que a reprogramação "der" até que valores programados em limitadores sejam atingidos ( temperaturas máximas: ar, água, óleo, gases de escape )... Para que a potência se mantenha no patamar máximo, das duas uma, ou tornas componentes mais eficientes ( intercooler, turbo, radiador óleo ) ou é natural haver correcção da potência por forma a proteger o motor. É assim que funciona a electrónica automóvel de gestão de motores, e ainda bem!



Estou em crer que sim também, não quero com isto levantar "lebres"!



800 graus ás 4000 rotações é muito fácil, e de acordo com a gestão deste motor, essa temperatura já implica começar a corrigir muita coisa para proteger o motor. Das duas uma, ou se anda nestas potências até estas temperaturas de EGT ou acima disso começa a haver cortes. Normal, e é bom que hajam! :) Electrónica a proteger o motor é o que se quer!

Sorry, não tinha reparado neste teu post.
Vou então tentar esclarecer as dúvidas :)
Segundo aquilo que percebi, nestes motores (como noutros) ao incrementar debito pressão e etc, não significa automaticamente ter que mexer nos limitadores (limites de protecção).
Como é óbvio, se quiser ter uma repro mais puxada vou ter que mexer nos respectivos limitadores. Dentro desses limitadores ainda há margem de manobra para alguns incrementos sem sacrificar/arriscar material. Depois há os que gostam de arriscar a seria e que querem e algo bruto.
Ora o 'segredo' está em saber os limites antes de mexer nos limitadores, os limites seguros do material mesmo mexendo em alguns limitadores, e por fim conhecer o material para que o carro não parta em segundos.

Basicamente conseguimos por o carro a proteger os seus componentes quando as temperaturas ou material estiveres no limite definido

O meu raciocínio está correcto ou estou a pensar errado??
 
Last edited:
Sorry, não tinha reparado neste teu post.
Vou então tentar esclarecer as dúvidas :)
Segundo aquilo que percebi, nestes motores (como noutros) ao incrementar debito pressão e etc, não significa automaticamente ter que mexer nos limitadores (limites de protecção).
Como é óbvio, se quiser ter uma repro mais puxada vou ter que mexer nos respectivos limitadores. Dentro desses limitadores ainda há margem de manobra para alguns incrementos sem sacrificar/arriscar material. Depois há os que gostam de arriscar a seria e que querem e algo bruto.
Ora o 'segredo' está em saber os limites antes de mexer nos limitadores, os limites seguros do material mesmo mexendo em alguns limitadores, e por fim conhecer o material para que o carro não parta em segundos.

Basicamente conseguimos por o carro a proteger os seus componentes quando as temperaturas ou material estiveres no limite definido

O meu raciocínio está correcto ou estou a pensar errado??


É exactamente isso!

No principio básico de funcionamento da centralina há os parâmetros pedidos, depois há os alcançados... Funcionando tudo dentro dos limites das variadas funções que gerem o motor, a margem de progressão de potência aparece de forma segura. A potência aparece sempre, nem que seja até um limitador qualquer ser atingido.. É aquela eterna história de o meu carro puxa mais no inverno que no verão....

Básicamente é mais eficiente o carro e a electrónica não faz correções se o motor não atingir limitadores...

Conclusão quem quiser ter uma repro mais puxada, terá de inevitávelmente gastar € e meter o carro mais eficiente, alterando IC, instalar radiadores de óleo/gasóleo e aí sim, faz todo o sentido puxar a electrónica e ver até onde se consegue chegar.
 
Ok!
Thanks assim estou bastante mais esclarecido :)
De qq das formas creio que estes 135cv sendo "completamente" (se é k alguma vez os carros podem ser considerados) fiáveis me chegam e satisfazem. :)
O problema destes carros creio que é a caixa enoorme. Virada para os consumos em grandes tiragens, mas em curtas (e altos e baixos) prejudica os consumos.
Uma repro vai ajudar quer quando se puxa, quer quando se quer poupar.

offtopic: Quanto à Checkabout nao conhecia, mas agora vou estar atento pode ser que :). Vi o que fizeram naquele (pobre coitado) BM que mudou completamente :)

Cumprimentos e obrigado
 
Conclusão quem quiser ter uma repro mais puxada, terá de inevitávelmente gastar € e meter o carro mais eficiente, alterando IC, instalar radiadores de óleo/gasóleo e aí sim, faz todo o sentido puxar a electrónica e ver até onde se consegue chegar.

Boas pits, mas já há dados sobre o comportamento do carro, as coisas que referi no meu topico anterior, para saber se realmnete é necessario mudar algo e o que mudar?
Holla, nem sempre ter menos potencia é sinal de ter mais fiabilidade, basta a electronica não estar muito bem feita que afz menos potencia e muito mais equecimento, basta para isso os timings de injecção estarem totalmente mal feitos.
 
Engraçado, vi agora uma empresa chamada Van Vaught Tuning que já tem um 6J 1.6 tdi com 160 cvs, mas dizem que já não está stock de hardware...
Lá potencial têm...vamos aguardar pela fiabilidade :)
 
Holla, nem sempre ter menos potencia é sinal de ter mais fiabilidade, basta a electronica não estar muito bem feita que afz menos potencia e muito mais equecimento, basta para isso os timings de injecção estarem totalmente mal feitos.

Sim, como é obvio estou a falar sempre de repros bem feitas. Dentro dessas bem feitas pelos vistos os 135 são alcançáveis. A partir daí já é arriscar
 
Muito se insiste aqui nos 135cv! Lol

E uma boa potencia para um 1.6, deve estar bem agradável de conduzir!

Parabéns!
 
Existem várias versões do 1.6TDi... O de 90cv o de 105cv e o de 105cv e-ecomotive.. Há diferenças a nível de potencias finais e fiabilidade?
 
as diferenças estão ente os carros gama B (ibiza, polo e A1) para os Gama C (Leon, Golf, Passat, Jetta, Caddy, A3).
Os últimos têm um intercooler mais eficiente logo sacam mais meia duzia de cavalos dentro do fiável
 
Mas por exemplo na gama Leon existe o 1.6 de 105cv e existe o 1.6 de 105cv e-ecomotive, que apresenta taxas de CO2 diferentes e consumos diferentes. Era essa a questão ^^

Se seriam iguais.
 
Back
Top