1.4TDI80cv-motor barulho grave e pressão negativa

Olá, tenho um Ibiza 1.4TDI Ecomotive com 80cv de Abril/2008. Por ser a versão Ecomotive vem com um turbo KKK BV39 de geometria variável.

Desde há algum tempo que volta e meia o motor faz um barulho um pouco mais grave e o motor, embora puxando na mesma, parece que custa um pouco a "ir". Ou seja carrego no acelerador e demora mais um pouco a responder do que o normal. Isto a baixas rotações, a altas responde bem, embora ao barulho grave se mantenha.

Não preciso de fazer nada de especial para isso acontecer, pode acontecer em andamento calmo, como pode acontecer após puxar pelo carro. Andando mais uns quilómetros passa.
Se eu parar o carro enquanto o tal ronco mais grave se faz sentir, sinto um cheiro a queimado vindo da zona do turbo.

E num destes dias instalei um manómetro de pressão do turbo (o tubo de medição da pressão do turbo foi colocado no coletor de admissão), e reparei que nas situações em que o tal ronco mais grave aparece, a pressão do turbo, quando tiro o pé do acelerador, fica negativa. Ao carregar novamente no acelerador, a pressão começa a subir e depois faz os valores normais de pressão se eu continuar a acelerar.

O que acham que pode ser? Não me incomoda muito, tanto que isto já acontece há algum tempo e nunca me chateou muito, mas ao colocar o manómetro de pressão do turbo, e ver que nesta situação do ronco grave ele faz pressões negativas, lembrei-me de colocar o caso aqui no fórum.

Tentei procurar por situações parecidas mas apenas encontrei um user a queixar-se também de um ronco grave até às 2.000rpm e vibrações, mas que depois foi atribuído a sinoblocos.

Ou seja:
-1.4TDI com turbo geometria variável
-trabalhar do motor mais grave
-custa a responder no primeiro calcar do acelerador
-cheiro a queimado da zona do turbo
-pressão negativa medida no coletor de admissão nestas situações do ronco grave

Obrigado a todos
 
Boas

Tenho um e acontece-me o mesmo, mas o meu não é o ecomotive. Na altura pensei que fosse a FAP a regenerar...
 
E não será mesmo DPF a regenerar? Eu sinto isso quando esta a regenerar.

Aliás, se estiver a puxar e ele começar a regenerar, sinto um solavanco, tipo falta de força, e no outro dia até parece que ouvi o turbo a descarregar.

Sinto o motor com um ronco grave e apesar de ficar mais "solto", ao calcar o carro demora mais a responder.
 
Obrigado a todos pelas respostas.
A regeneração do filtro de partículas poderia explicar o cheiro a queimado e o ronco grave, mas causaria a pressão negativa?
E se for a geometria, apareceria alguma indicação de erro levando o carro a maquina?
 
Ola, ocorre mais alguma ideia ao pessoal entendido? :)
Como posso tentar saber se será a geometria presa? Só abrindo o turbo?
Desde já o meu obrigado.
 
não será montagem deficiente do manometro?
os diesel não fazem pressão negativa, apenas os a gasolina.
 
Estou como o Dikon falta a leitura vag com, mas pode ser o tubo que faz curva para admissao traçado por dentro, se fosse um assobio, a largar o acelarador dizia te ja que o meu ta assim, e ando a procura do gato,
 
Olá, mas só faz pressão negativa na tal situação do barulho mais grave, de resto funciona normalmente.
É muita coincidência as duas situações acontecerem ao mesmo tempo.
Mas vou tentar levar a um mecânico conhecido e ver se ficou registada alguma coisa. Depois coloco aqui.
Obrigado a todos.
 
Tens k fazer a leitura com o Vag Com com o carro em andamento.

Sent from my GT-S7562 using Tapatalk
 
possivelmente aquando o fap esta a regenerar, nao podera ser que a geometria abre toda para nao danificar/atrapalhar/ajudar a possivel regeneração?

dai o barulho mais grave...
 
O meu fica com o som do motor mais grave quando está a regenerar.

Sent from my Optimus_Madrid using Tapatalk
 
Back
Top