Ajuda Ibiza 6L - Vários Problemas elétricos

Bom dia a todos,

Comprei recentemente o meu 3º ibiza, desta feita um 6L de 3 portas 1.2 - o carro tem uns dias nas minhas mãos.
Era um carro que sempre gostei das linhas e do design, e já há mto tempo que queria comprar um.
Surgiu uma oportunidade dentro do meu orçamento, e como precisava mesmo de um carro acabei por fazer a compra, apos ter visto outro carros.
Fui ver o carro pessoalmente ( dentro dos meus "conhecimentos" mecânicos), e testei o essencial (pormenor: de dia) Como seria de esperar, fui ver o carro, e basiei-me no mais importante - motor, embraiagem, caixa, suspensão, travoes, e nesse especto não havia muita coisa a apontar de maior, pelo que, achei ser uma boa compra qualidade/preço, ainda para mais sendo um modelo que eu gostava.

Os problemas ( e a enorme tristeza) começou após ter o carro nas minhas mãos. Comecei a dar conta de um problema, a seguir outro, depois mais outro, e por ai em diante. Ate que neste momento, nem sei por onde começar pois sao tantos os problemas do carro a nivel electrico, mas vou tentar "resumir" o mais possível. O carro de mecânica está razoável, tem alguns afazeres, mas o habitual, peças de desgaste e interiores. O grande problema é a parte Eletrica... o carro está completamente marado ( pra nao dizer outra palavra, e ser ja banido).

Por tópicos, e vou tentar separar os problemas (alguns apenas):

-O comando do Fecho central ora funciona (5% das vezes...isto com sorte), ora nao funciona, ora abre uma porta, ora abre duas, ora abre as tres, ora nao abre nenhuma ( a mala raramente abre), sendo que a porta do lado do passageiro nao tem fechadura. E a Fechadura da mala, tb nao esta nos melhores dias. O tampão, tambem não fecha, e como fecho central tambem nao funciona direito, basicamente, a tampa e o tampão estão sempre abertos, podem me gamar gasolina á vontade ( mas isso, ate se resolve, nem é o pior, arranjo um tampão com outra chaves e pronto)

-Os botões interiores para fechar e abrir as portas (igual) não funcionam corretamente (isto é, quando funcionam, pois a maioria das vezes nem dão sinal). Ás vezes ouve-se as pistolas do fecho central as portas a funcionar, outras vezes ouve-se mas muito fraco ( a tentar funcionar ), e outras vezes simplesmente parece que estao a morrer e nao fazem nada.

-Mexendo nos mais variados botões ouço ligueiros "clicks" que nao sei de onde vem, e que normalmente, acaba, por nao responder aos comandos.

-Quando ligo o carro, ouço sempre na consola central, mesmo por trás do radio um ruido de algo a trabalhar tipo a "processar" ( nao sao tic tacs - como ha varios relatos, é um som quase como de um disco rigido á moda antiga com a agulha encravada a trabalhar) isto, durante largos minutos, parece que anda ali qualquer coisa a tentar funcionar mas "encrava", nao sei explicar bem ( do pouco que percebo), parece me um modulo qualquer a "tentar trabalhar", que levasse 5-10 segundos seria normal.... mas ouço esse barulho por vezes ate 5min's

-Supostamente o carro tem alarme (mas nao funciona - devem ter desligado propositadamente devido a todos estes problemas, em todo o caso a buzina tb so apita quando lhe apetece), as luzes que haviam de piscar quando carrego no comando, para avisar que o carro esta fechado/aberto piscam quando lhes apetece... as vezes carrego no comando, e as luzes piscam passados 5 ou 6 segundos ( e umas vezes piscam 1vez.... outras vezes piscam 2x, 3x... e outras vezes nem sequer piscam)

-O chamado "confort" nao esta a funcionar de todo. A unica coisa que vai funcionando no confort, é a luz que se acende quando desligo o carro e tiro a chaves, mas ja aconteceu de tirar a chaves, a luz se ligar, e ficar ligada. ( a luz por vezes não se desliga sozinha apos os 30 segundos como é suposto - portanto, um carro com vontade propria, manda mais ele em mim, que eu nele). Correndo o risco de ficar horas ligadas sem eu dar conta, e quando chego ao carro, bateria !? foi-se...

-O carro tem alarme mas nao funciona. Pois se lhe abro as portas (apos "tentar" fechar com o comando), ele fica com os piscas sempre ligados a piscar como se fosse o alarme, mas sem o aviso sonoro da buzina.

- O radio que vinha de origem, vinha a funcionar, e do nada deixou de ligar ( ja vi os fusiveis do radio, ja vi os fusíveis correspondentes ao radio no carro e tudo ok, mexi no fios pois podia ser mau contacto, nada resolveu ) - sendo que a ultima vez que o radio deixou de funcionar, eu liguei o tlm por usb ao radio para ouvir musicas atraves tlm pelo cabo de dados), liguei o carro - Vi o tlm a carregar ( logo, o radio funcionou pois passou corrente para o tlm) e logo pouco depois ( do nada ), desligou-se e nunca mais voltou a ligar., ate agora.

-Por coincidência (ou não), nessa altura, apareceu-me a luz de EPC juntamente com a luz da bateria ( que eu nunca antes tinha dado conta (sendo que tenho só tenho o carro á 2 dias), e foi a primeira vez que as vi), passados uns minutos de viagem as luzes desapareceram, mas desligando o carro e ligando de novo elas aparecem novamente e só desaparecem ao fim de uns minutos.

- Outra situação que sempre, (por exemplo) se ligar o desembaciador dos vidros traseiros, as rotaçoes do carro vao abaixo.... se estiver nas 800rpm/900rpm vai as 500/600rpm, e volta ao normal.

Teria mais problemas para contar, mas acho que estes já sao mais que suficientes, já é um enorme testamento, e dá para entenderem a situaçao e assim pedir ajuda.

Como devem entender, estou completamente de rastos (nao querendo ser negativo, mas perante isto... não é possivel outra postura) pois comprei o carro á 2 dias, era um modelo que ja há alguns anos gostava imenso de ter. Ele de mecanica está aceitavel, de chapa tambem nao está mau, mas a eletronica do carro, esta completamente destruida.... Basicamente funcionam as luzes essenciais, funciona o AC, e já estou com sorte... ( até ver...)

Em pouco tempo de uso do carro, comecei a dar conta de város e enormes problemas eletricos (alem dos descritos existem outros), que, basicamente, e por isso peço a vossa ajuda e opinião, pela minha "experiencia", se eu meto o carro num eletricista, com estes problemas todos, das tres uma, ou gasto no eletricista quase o mesmo dinheiro que paguei pelo carro, ou o electrecista me diz, que mais vale tirar a electronica toda, e reconstruir tudo de raiz, ou me diz simplesmente para ver livre do carro, porque nem vale a pena mexer.

Se alguem tem, teve, ou conhece alguem com problemas semelhantes, agradecia toda e qualquer ajuda. Pois neste momento, para ser franco, apos a compra, e vir a descobrir estes problemas todos, estou completamente perdido ( alem de como é obvio desanimado )

Eu percebo alguma coisa (basica) de electronica, tenho capacidade para desmontar e substituir os modulos, os compressores, montar e desmontar paineis, montar o som de uma ponta a outra e afins. Mas pelo que pude constactar, o que me parece, é que a coisa é bem mais grave que isso... e são vários problemas diferentes, ao ponto de ate com as rotações do motor isso mexer... Penso que isto nao vai lá com uma simples troca de modulo confort, modulo de fecho central, e pistolas do
fecho central.

Obrigado
 
Foram vistos pelo vag com?

Irei fazer exatamente isso esta semana logo que possível, para ver o que acusa, e o que possa estar a gerar todos estes problemas.
Ando a procurar um bom eletricista na minha zona, para ver o que se pode fazer. Sem duvida, que esse passo será essencial, mas são tantos os problemas, que ate estou um pouco reticente do que pode sair dali. Mas o mal já esta feito, agora é tentar resolver, e ver o que se passa com o carro. Vou procurar ou perguntar no forum, se alguem conhece eletricistas de "confiança" na minha zona, e com preços em conta, pois nao tenho nenhuma referencia, e pelo que já andei a ler a respeito de problemas eletricos, li casos de pessoal que gastou (uns bons) € durante meses, a mudar peças e mais peças, e o carro se manter igual, isto ate finalmente descobrirem a origem do problema. É esse o meu maior "receio". Pois comprei o carro mesmo limite do meu orçamento, já sabia que era um carro usado e que iria ter afazeres, só não contava era com todos estes problemas elétricos. Vamos ver o que o vag com acusa.
 
Back
Top