Vibração Volante/eixo dianteiro

Julgo que por aqui nunca vos pedi opinião sobre a seguinte situação:

Resumidamente trata-se de uma vibração no volante que não há meio de a fazer desaparecer!

Por volta dos 90/100/110, se estabilizar a velocidade, sinto uma vibração proveniente do eixo dianteiro, que trespassa para o volante, fazendo parecer que o carro vai aos saltinhos...
Há situações em que se largar o volante ele fica a balouçar ligeiramente direita/esquerda, no entanto o carro não foge para nenhum dos lados...dá ideia que há sempre um contrabalanço que faz o volante mudar de direcção constantemente...mas isto não é meia volta ao volante...é uma ligeira vibração.
Esta situação acontece sempre também durante uma aceleração mais brusca...à passagem pelas velocidades referidas...ou então numa travagem prolongada em que a velocidade vai a baixar lentamente...tb à passagem nas mm velocidades.
Se virar ligeiramente o volante a mesma vibração faz-se sentir...tanto para um lado como para o outro...sempre no intervalo 90>110+/- :bored:

- A 1ª coisa que fiz foi calibrar...ainda gastei algum nisso...em diferentes sitios...até no lugar foram calibradas...nada feito, continuou na mesma.
De referir que as jantes não estarão empenadas e têm as anilhas correctas (São uma Ronal R38 - Leon Troféu). Leva-me a crer que o prob não será daí.

Seguidamente apenas coloquei hipóteses, não tendo testado mais nada:
- Irei colocar umas jantes de origem para ver se se mantém ou não...tiro dai as teimas
- Se necessário substituirei os casquilhos à frente, 2 do triangulo e 2 da barra estabilizadora...além dos 2 topos dos amortecedores.
- Disseram-me que tenho um amortecedor da frente com folga no veio, mas que não acusa nada no teste de amortecimento...no entanto é hipotese tb.
- O proprio rolamento da roda tb poderá ter influencia, mas acho demais.
- Entretanto lembraram-me de mais uma...uma transmissão empenada!...por ter batido na barra estabilizadora (o carro está rebaixado 45mm), ou uma pancada num buraco...no entanto não creio mt nisso, pois para além de nunca ouvir nada a bater nem a roçar...se fosse o caso de estar empenada uma transmissão...vibrava ou saltava a qualquer velocidade, certo?!
- Já ponho a hipotese de inclusivamente mudar os amortecedores à frente (actualmente tenho uns Bilstein B8...com 45000kms...mas secalhar nas lonas :bored:)

Das hipóteses que referi, quais acham que fazem mais sentido e que vale a pena atacar já....e outras que se lembrem...que possam ser hipótese :confused:
 
pra começar devias trocar os pneus e jantes,pra assim pores algumas ipoteses de lado.
na minha opiniao dizia que era preciso calibrar mas como ja o fizeste agora posso sugerir que tens algum pneu defeituoso (apenas uma ideia) o rolamento acho que devias esquecer,nunca vi nenhum nas lonas acusar esse tipo de sintoma
 
pra começar devias trocar os pneus e jantes,pra assim pores algumas ipoteses de lado.
na minha opiniao dizia que era preciso calibrar mas como ja o fizeste agora posso sugerir que tens algum pneu defeituoso (apenas uma ideia) o rolamento acho que devias esquecer,nunca vi nenhum nas lonas acusar esse tipo de sintoma

Trocar as jantes e pneus...é já...é a proxima coisa que vou fazer. É menos 1 hipotese.

O pneu defeituoso, não me parece...pois qd foi a calibrar...não me disseram nada sobre pneu ovalizado...nem jante empenada...além disso com os pneus anteriores tb fazia...estes estão novos!

Sim...rolamento tá fora de hipotese....o sintoma é outro e ouve-se.
 
Sempre podes ver se tens folga nos centros das jantes... Já vi um gajo que fazia o mesmo que tu!!! Mandou fazer uns centros num torneiro e ficou impec!

Vê la isso e vai dizendo quando souberes do que é realmente!

Abraço
 
Sempre podes ver se tens folga nos centros das jantes... Já vi um gajo que fazia o mesmo que tu!!! Mandou fazer uns centros num torneiro e ficou impec!

Vê la isso e vai dizendo quando souberes do que é realmente!

Abraço

Já mandei fazer umas no torneiro e era igual...acabei por mandar vir umas novas da marca da jantes, mesmo do fabricante...é impossível!
 
olha! tenho o mesmo problema q tu!!!
mas a mim já descobri o q é!!!
é o seguinte comprei o meu 6L á pouco mais de oito meses!!!
e n trazia as jantes de origem e notava q quando chegava por 90, 100, 120 a direção tremia-m e fui a saber tinha uma jante um pouco empenada!!!
ou tb poderá ser alguma bata no pneu, ou rolamentos!!!

por acaso n sentes um zuar quando vais a 10, 20 a hora!!!???
 
transmissão empenada... provavelmente a do lado dto

Já me tinham dito isso precisamente...embora pareça que o prob é do lado esquerdo...mas isso dever-se-á a quê? Uma pancada?!...e nesse caso não faria a outras velocidades tb...se está empenada tt faz devagar como depressa!...digo eu.
 
boas.

fazer faz sempre.. mas devagar podes nem sequer te aperceber mas o carro mto provavlmente da saltinhos como se fosse alguma jante empenada.. agora o vibrar do volante a essa veloc tem a ver com o centro de gravidade e muitos outros factores que embore até consiga perceber nao te sei explicar :D
 
boas.

fazer faz sempre.. mas devagar podes nem sequer te aperceber mas o carro mto provavlmente da saltinhos como se fosse alguma jante empenada.. agora o vibrar do volante a essa veloc tem a ver com o centro de gravidade e muitos outros factores que embore até consiga perceber nao te sei explicar :D

Saquei as rodas e as transmissões pareciam-me boas!...nem roçadas estavam da barra estabilizadora!...
De que outra forma posso ver isso?

Tb já experimentei com jantes de origem e continua na mesma embora, julgo que o pneu de maior perfil absorve um pouco o efeito...mas está lá.
 
Saquei as rodas e as transmissões pareciam-me boas!...nem roçadas estavam da barra estabilizadora!...
De que outra forma posso ver isso?

Tb já experimentei com jantes de origem e continua na mesma embora, julgo que o pneu de maior perfil absorve um pouco o efeito...mas está lá.



Epa... vais ao mecanico... o gajo mete o carro no elevador e depois com um elevador mais pequeno levanta-te o triangulo de forma a simular que o pneu ta no chão com o peso do carro em cima.. depois roda o pneu com a mão.. Vês logo se a transmissão roda certinha ou se dá "voltas".
 
Epa... vais ao mecanico... o gajo mete o carro no elevador e depois com um elevador mais pequeno levanta-te o triangulo de forma a simular que o pneu ta no chão com o peso do carro em cima.. depois roda o pneu com a mão.. Vês logo se a transmissão roda certinha ou se dá "voltas".

:clap:...boa ideia!
 
Bem sei que é um desenterranço, mas em que ficou esta situação?

O meu carro treme ligeiramente a andar e a travar acima dos 100/120kms-h, e já não sei o que possa ser.

- Já equilibrei rodas e alinhei a direcção.
- levou 4 discos NOVOS e 2 jogos de pastilhas.
- Não aparenta ter qualquer folga na direcção ou nas rótulas de suspensão.
- Não faz qualquer ruído a nível de rolamentos ou transmissões.

É um golf 4.
 
Bem sei que é um desenterranço, mas em que ficou esta situação?

O meu carro treme ligeiramente a andar e a travar acima dos 100/120kms-h, e já não sei o que possa ser.

- Já equilibrei rodas e alinhei a direcção.
- levou 4 discos NOVOS e 2 jogos de pastilhas.
- Não aparenta ter qualquer folga na direcção ou nas rótulas de suspensão.
- Não faz qualquer ruído a nível de rolamentos ou transmissões.

É um golf 4.

Boas,

Epá eu depois de muito procurar e de muito dinheiro gastar em outras coisas, acabei por descobrir que o mal era sempre as anilhas das jantes, mesmo que fossem novas da própria marca das jantes...n sei porque!...bom talvez porque já houvesse um desgaste anormal qq no furo interno da jante sei lá...é esquisito.
O que é certo é que mandei fazer no mesmo sitio onde arranjei as jantes umas anilhas, que eles fizeram em nylon, mt leves...medidas tiradas por eles nas próprias jantes e voilá...uma boa equilibragem e...nunca mais fez vibração nenhuma.

Por isso, se tens jantes que não sejam de origem e que usem anilhas de centragem, aconselhava-te a concentrares-te nisso...até porque sai sempre mais barato que andar a substituir coisas...como eu fiz estúpidamente...vim eu a concluir!

Cumps
 
Neste momento o meu carro está com o mesmo problema, mas no meu caso deve ser de ter mandado uma bela cacetada num corte de estrada :mad: fdx ainda á pouco tempo mandei reparar as jantes.

Tenho umas jantes iguais ás tuas e nunca tive problemas com as anilhas de centragem :)

Em tempos tambem tive esse tremer no carro devido a uma barra de direcção empenada (ainda estou para descobrir como :confused: )

VP tenho umas jantes iguais ás tuas, devem ser das jantes mais rijas do mercado, para empenarem precisam mesmo de grandes pancadas :D:D
 
pessoal...
tenho tido muitos clientes a queixarem se do mesmo e a dizerem que ja tao desiludidos dos carros porque ja gastaram n de € e a vibração continua e tal... ainda ontem um cliente disse que tinha metido umas jantes emprestadas, discos e calços novos e a vibração sempre presente.. quando isto acontece, maior parte dos casos, tem haver com a manga de eixo.. basta tar ligeiramente empenada para vibrar....

solução- irem a uma oficina que retifique os discos no sitio....

na zona norte, têm uma oficina em santo tirso que faz isso...

espero ter ajudado...

abraço
 
Neste momento o meu carro está com o mesmo problema, mas no meu caso deve ser de ter mandado uma bela cacetada num corte de estrada :mad: fdx ainda á pouco tempo mandei reparar as jantes.

Tenho umas jantes iguais ás tuas e nunca tive problemas com as anilhas de centragem :)

Em tempos tambem tive esse tremer no carro devido a uma barra de direcção empenada (ainda estou para descobrir como :confused: )

VP tenho umas jantes iguais ás tuas, devem ser das jantes mais rijas do mercado, para empenarem precisam mesmo de grandes pancadas :D:D

Boas,

O meu prob não era empeno de jantes...era mesmo só as anilhas...
ao meter jantes de origem, que entretanto comprei (faz parte do dinheiro que gastei, entre outras coisas, para tentar resolver :cryy:) a vibração desapareceu!...já depois de ter mudado de triangulo, amortecedores da frente, pneus, casquilhos...tudo más indicações...afinal de contas...mas um gajo tem de acreditar em algo!
Qd mandei arranjar foi tudo de uma vez...jantes e anilhas, confesso que na altura n tinha a certeza do que era...mas depois do homem me dizer que as jantes nem estavam empenadas...conclui logo que só podiam ser as ditas anilhas...até porque a vibração passou mesmo.

...foi uma boa conta...mas o prob resolveu-se :rolleyes:
 
pessoal...
tenho tido muitos clientes a queixarem se do mesmo e a dizerem que ja tao desiludidos dos carros porque ja gastaram n de € e a vibração continua e tal... ainda ontem um cliente disse que tinha metido umas jantes emprestadas, discos e calços novos e a vibração sempre presente.. quando isto acontece, maior parte dos casos, tem haver com a manga de eixo.. basta tar ligeiramente empenada para vibrar....

solução- irem a uma oficina que retifique os discos no sitio....

na zona norte, têm uma oficina em santo tirso que faz isso...

espero ter ajudado...

abraço


Pode ser verdade, mas aconselho sempre a começar pelo mais barato!

1º é sempre meter jantes de origem se não as tiverem...esta é elementar acho eu!!
depois...
-anilhas
-calibrar
-alinhar
-arranjo de jantes
-pneus se necessário

só depois ir para componentes mecânicos...
 
Boas

Já tive o mesmo problema e descobri que era um rolamento comido pelas esferas por dentro. A coisa acalmou mas ainda continuo com uma certa vibração no volante entre os 100-140, depois dessa velocidade estranhamente passa, mas julgo que são os discos pois, já são velhos e quando travo a alta velocidade sinto a mesma vibração. Checka aí os rolamentos que eles lixam-se bastante com as "pancadas".

Cumps
 
Back
Top