Boas a todos
Este fim de semana, como tive algum tempo livre, dediquei-me a mudar o filtro de habitáculo do meu Ibiza 6K2 de 1999 motor ALD 1.0 MPI.
Curioso que numa pesquisa feita, alguns users dizem ou que o carro deles não têm filtro de habitáculo, outros dizem que se encontra por baixo do porta-luvas ou na parte lateral deste junto à consola central. No meu carro encontra-se no compartimento do motor, do lado do pendura como mostra esta foto –Seta vermelha
Foto 1
Para chegarmos ao filtro temos de retirar uma borracha (não tirei foto) que corre a toda a largura do compartimento do motor, para podermos retirar estas duas peças plásticas:
Peça do lado direito
Foto 2
Peça do lado esquerdo que tapa o filtro de habitáculo
Foto 3
Aqui esta o motivo pelo qual praticamente não tinha ventilação no interior do carro, principalmente para desembaciar os vidros.
Foto 4
Está assinalado com seta verde a peça a desencaixar primeiro, e a seguir desencaixar a peça assinalada com seta branca
Peça da seta verde
Foto 5
Peça da seta branca
Foto 6
Aqui está o filtro com a sujidade de cerca de 130.000 km!!! Pois é nunca tinha substituído pois a ventilação sempre esteve óptima.
Foto 7
Aqui está o bocal onde vai encaixar o novo filtro (estava completamente limpo, o que significa em termos práticos que o filtro faz bem a sua função) que levou lá para dentro um spray de cheirinho aromático anti-tabaco.
Foto 8
Atenção ao montar as partes plásticas novamente nestes encaixes assinalados a vermelho, pois podem partir os encaixes da peça plástica...
Foto 9
Aqui lado a lado filtro 0 km e o 130.000 km
Foto 10
Este filtro na concorrência custou 12 euros, coisa que na Seat custa perto de 30 euros.
Para terminar basta encaixar o novo filtro, colocar o aro plastico (foto 6), encaixar a peça da foto 5, colocar a peça plástica da protecção da zona do filtro (foto 3), colocar a peça da foto 2, e colocar a tal borracha que inicialmente tinha retirado.
Tempo total para substituir o filtro – 5 minutos.
Espero que este DIY ajude os users a poupar algum t€mpo nas idas às oficinas.
Este fim de semana, como tive algum tempo livre, dediquei-me a mudar o filtro de habitáculo do meu Ibiza 6K2 de 1999 motor ALD 1.0 MPI.
Curioso que numa pesquisa feita, alguns users dizem ou que o carro deles não têm filtro de habitáculo, outros dizem que se encontra por baixo do porta-luvas ou na parte lateral deste junto à consola central. No meu carro encontra-se no compartimento do motor, do lado do pendura como mostra esta foto –Seta vermelha
Foto 1
Para chegarmos ao filtro temos de retirar uma borracha (não tirei foto) que corre a toda a largura do compartimento do motor, para podermos retirar estas duas peças plásticas:
Peça do lado direito
Foto 2
Peça do lado esquerdo que tapa o filtro de habitáculo
Foto 3
Aqui esta o motivo pelo qual praticamente não tinha ventilação no interior do carro, principalmente para desembaciar os vidros.
Foto 4
Está assinalado com seta verde a peça a desencaixar primeiro, e a seguir desencaixar a peça assinalada com seta branca
Peça da seta verde
Foto 5
Peça da seta branca
Foto 6
Aqui está o filtro com a sujidade de cerca de 130.000 km!!! Pois é nunca tinha substituído pois a ventilação sempre esteve óptima.
Foto 7
Aqui está o bocal onde vai encaixar o novo filtro (estava completamente limpo, o que significa em termos práticos que o filtro faz bem a sua função) que levou lá para dentro um spray de cheirinho aromático anti-tabaco.
Foto 8
Atenção ao montar as partes plásticas novamente nestes encaixes assinalados a vermelho, pois podem partir os encaixes da peça plástica...
Foto 9
Aqui lado a lado filtro 0 km e o 130.000 km
Foto 10
Este filtro na concorrência custou 12 euros, coisa que na Seat custa perto de 30 euros.
Para terminar basta encaixar o novo filtro, colocar o aro plastico (foto 6), encaixar a peça da foto 5, colocar a peça plástica da protecção da zona do filtro (foto 3), colocar a peça da foto 2, e colocar a tal borracha que inicialmente tinha retirado.
Tempo total para substituir o filtro – 5 minutos.
Espero que este DIY ajude os users a poupar algum t€mpo nas idas às oficinas.
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