Como todos sabem, o desembaciador traseiro é constituído por resistências de cobre. Em situação ideal, devem durar a vida do carro.
Mas (há sempre um mas nestas coisas) devido a uma limpeza um pouco menos cuidada ou, simplesmente, com o passar do tempo, as resistências podem perder gradualmente a sua capacidade para desembaciar, podendo mesmo deixar de funcionar de um momento para o outro. Em casos mais drásticos, como a remoção de autocolantes, podem mesmo quebrar.
Ora, isto aconteceu-me já faz bastante tempo. Tinha o autocolante do stand no vidro traseiro e decidi tirá-lo pois não gosto de autocolantes nos vidros. Houve um dia que estava a chover a cântaros, liguei o desembaciador de trás e, surpresa, as 3 resistências de baixo não funcionavam. Fui ver, e na zona do autocolante, estavam quebradas. Na altura não me preocupei muito pois como eram as 3 de baixo, não afectava muito a visibilidade. Todas as outras continuavam funcionais.
O problema maior surgiu aqui há umas duas semanas quando, continuando com as 3 de baixo partidas, vejo que a 5ª, também a contar de baixo, também deixa de funcionar, e não estava partida. Aqui o caso assumiu contornos mais graves.
Informações daqui e dali e tudo me dizia o mesmo: só vidro novo. E eu sem quebra de vidros no seguro...
Pus-me a pesquisar e descobri um truque que permite reparar as resistências sem substituir o vidro. Passa, basicamente, por usar solda líquida, ou tinta de prata, como preferirem. O produto em questão, e que eu usei, é este: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=53245
Vende-se normalmente em lojas de electrónica. É caro para a quantidade que tem, mas entre isto, um vidro novo ou ainda a inclusão da quebra de vidros, acabou por compensar.
E porquê a tinta de prata? Porque esta tinta, depois de seca, resiste ao calor irradiado pelas resistências e, principalmente, tem uma excelente capacidade condutora de corrente. Não é por acaso que esta tinta também é utilizada na reparação de circuitos electrónicos.
Basicamente, os passos para a execução desta tarefa são:
1 - Limpar bem o vidro por dentro
2 - De preferência, usar fita-cola de pintor, e isolar o vidro deixando a resistência a descoberto
3 - "Pintar" a resistência (tenham cuidado pois, como disse, a embalagem é muito pequena, uns 4 cm de altura, e só deve ter tinta pela metade)
4 - Deixar secar bem (caso possam, aconselha-se dar calor para ajudar a secar - um secador de cabelo serve)
5 - Comprovar o funcionamento (se não estiver a chover podem fazer como eu: mandar umas baforadas de boca para embaciar o vidro)
Em resistências partidas, bastará aplicar no local onde quebraram. Nas que não estão partidas, e mesmo assim deixaram de funcionar, terá de ser em toda a resistência, de uma ponta à outra. Vão ver que, com esta tinta, as resistências até vão desembaciar melhor.
Escusado será dizer que a quem tiver quebra de vidros bastará mandar uma pedrada no vidro.
Espero ter sido útil.
Mas (há sempre um mas nestas coisas) devido a uma limpeza um pouco menos cuidada ou, simplesmente, com o passar do tempo, as resistências podem perder gradualmente a sua capacidade para desembaciar, podendo mesmo deixar de funcionar de um momento para o outro. Em casos mais drásticos, como a remoção de autocolantes, podem mesmo quebrar.
Ora, isto aconteceu-me já faz bastante tempo. Tinha o autocolante do stand no vidro traseiro e decidi tirá-lo pois não gosto de autocolantes nos vidros. Houve um dia que estava a chover a cântaros, liguei o desembaciador de trás e, surpresa, as 3 resistências de baixo não funcionavam. Fui ver, e na zona do autocolante, estavam quebradas. Na altura não me preocupei muito pois como eram as 3 de baixo, não afectava muito a visibilidade. Todas as outras continuavam funcionais.
O problema maior surgiu aqui há umas duas semanas quando, continuando com as 3 de baixo partidas, vejo que a 5ª, também a contar de baixo, também deixa de funcionar, e não estava partida. Aqui o caso assumiu contornos mais graves.
Informações daqui e dali e tudo me dizia o mesmo: só vidro novo. E eu sem quebra de vidros no seguro...
Pus-me a pesquisar e descobri um truque que permite reparar as resistências sem substituir o vidro. Passa, basicamente, por usar solda líquida, ou tinta de prata, como preferirem. O produto em questão, e que eu usei, é este: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=53245
Vende-se normalmente em lojas de electrónica. É caro para a quantidade que tem, mas entre isto, um vidro novo ou ainda a inclusão da quebra de vidros, acabou por compensar.
E porquê a tinta de prata? Porque esta tinta, depois de seca, resiste ao calor irradiado pelas resistências e, principalmente, tem uma excelente capacidade condutora de corrente. Não é por acaso que esta tinta também é utilizada na reparação de circuitos electrónicos.
Basicamente, os passos para a execução desta tarefa são:
1 - Limpar bem o vidro por dentro
2 - De preferência, usar fita-cola de pintor, e isolar o vidro deixando a resistência a descoberto
3 - "Pintar" a resistência (tenham cuidado pois, como disse, a embalagem é muito pequena, uns 4 cm de altura, e só deve ter tinta pela metade)
4 - Deixar secar bem (caso possam, aconselha-se dar calor para ajudar a secar - um secador de cabelo serve)
5 - Comprovar o funcionamento (se não estiver a chover podem fazer como eu: mandar umas baforadas de boca para embaciar o vidro)
Em resistências partidas, bastará aplicar no local onde quebraram. Nas que não estão partidas, e mesmo assim deixaram de funcionar, terá de ser em toda a resistência, de uma ponta à outra. Vão ver que, com esta tinta, as resistências até vão desembaciar melhor.
Escusado será dizer que a quem tiver quebra de vidros bastará mandar uma pedrada no vidro.
Espero ter sido útil.
Last edited: