Problema com coluna dianteira esquerda de um 6l fr

Boas pessoal,

Reparei nestes últimos 3 dias que tenho a coluna da porta do condutor (3 portas) do meu 6l fr a fazer ruído quando dá sons mais graves. Andei a desforrar a porta e não vi nada de anormal, a coluna está bem conservada e a membrana da mesma também, só que reparei numa coisa, quando eu puxo a membrana que está à volta da coluna para fora ela deixa de fazer barulho, ainda tentei puxar para fora a dita membrana e dar-lhe calor com um secador para ver se resultava, ao inicio sim, mas passando um tempo volta a fazer ruído. Alguém já teve um problema idêntico a este? Como o resolveu?

No caso da coluna não ter conserto, qual a melhor opção, meter outra igual original ou trocar tudo por umas novas? Se alguém me souber ajudar em marcas em relação qualidade/preço boas agradecia, o tamanho das mesmas e se é necessário aplicador para as montar?

É importante referir que o som é todo original (rádio e colunas) tendo só um sub e um amplificador, para uns melhores graves mas material soft.

Obrigado,

cumps...
 
Last edited:
Se não queres estar a fazer trocas no sistema por outras colunas aftermarket, aconselho-te a ires á SEAT e comprar apenas a coluna original.
Teras de tirar os arrebites, e colocar a nova com uns parafusos.

Ou então instalas por exemplo umas Phoenix Gold R65CS de 2 vias separadas.
Tocam muito bem amplifacadas por um rádio apenas.

Tens de ou comprar uns aros especificos em plástico para instalar as colunas, ou então fazer uns em MDF por exemplo para poder apertar a coluna.

As Phoenix Gold por exemplo estão a 69 Euros.
http://www.krossoverpt.com/forum/index.php?topic=437.0
 
cheira-me a problema de bobine.. saca fora e compra novo que essas ja entregaram a alma ao criador .

a Qualidade paga-se a parte;)
 
Se não queres estar a fazer trocas no sistema por outras colunas aftermarket, aconselho-te a ires á SEAT e comprar apenas a coluna original.
Teras de tirar os arrebites, e colocar a nova com uns parafusos.

Ou então instalas por exemplo umas Phoenix Gold R65CS de 2 vias separadas.
Tocam muito bem amplifacadas por um rádio apenas.

Tens de ou comprar uns aros especificos em plástico para instalar as colunas, ou então fazer uns em MDF por exemplo para poder apertar a coluna.

As Phoenix Gold por exemplo estão a 69 Euros.
http://www.krossoverpt.com/forum/index.php?topic=437.0

Amigo estas colunas nao dao para colocar no sitio das que vem de origem nas ibizas? E os twisters tambem manter o msmo design mas com as colunas que referiste la?
Acabei de ver o vosso review as colunas e elas sao muito boas na relaçao qualidade preço
 
Para instalares qualquer coluna na porta do ibiza 6L terás sempre de utilizar os suportes de plásticos que facilmente encontras numa Norauto ou Feuvert (apesar de eu ser contra estas casas) ou então fabricares um aro em MDF de 16mm no minimo.
Aí sim conseguirás instalar uma coluna de 16cm na porta. Cuidado com a profundidade de alguns modelos para que não bata no elevador de vidro.

Quanto ao Tweeter, tira-se o triangulo junto aos espelhos, sacas o tweeter de origem, e instalas com um pouco de bricolage o tweeter novo. Os da Phoenix Gold como são "pequenos" cabem bem no espaço de origem. Uma possível forma de os segurares será usar "cola quente" não estraga se não fores lambão :) e é uma solução rapida e eficaz e barata para quem não quer inventar.

O crossover... bem aí instalar podes instalar agarrado ao painel da porta (no interior) há quem diga que não se deve usar os crossover's nas portas... mas isso dá pano para mangas...
 
Muito obrigado a todos e especialmente ao White Cupra pela ajuda, vou ver se arranjo então essas colunas de que falas, visto o preço estar bastante apetecível.

Cumps...
 
Hehehehehe, não tenho aqui agora fotos com os pontos assinalados... mas vamos lá tentar ajudar:

se meteres a cabeça para baixo, vais ver mesmo por baixo do forro dois parafusos... em alguns vêm sextavados, outros vêm de estrela... até hoje não percebi porque.

Depois tens no sitio da pega que tirar a capa da pega. Enfias uma chave muito fininha por baixo, junto ao tecido para que não se note nenhuma marca, e fazes de alavanca. tens aí dois parafusos.
no fim é tipo molas... metes os dedos por baixo, e soltas a porta puxando para ti devagar... a acompanhar ao longo da porta.
Depois de solta, a forra sai para cima junto á borracha do vidro. cuidado em alguns sai a calha de plastico/tecido que acompanha o vidro.
solta as fichas.

Se um dia destes me lembrar, faço um video de como tirar a forra da porta :)
 
Hehehehehe, não tenho aqui agora fotos com os pontos assinalados... mas vamos lá tentar ajudar:

se meteres a cabeça para baixo, vais ver mesmo por baixo do forro dois parafusos... em alguns vêm sextavados, outros vêm de estrela... até hoje não percebi porque.

Depois tens no sitio da pega que tirar a capa da pega. Enfias uma chave muito fininha por baixo, junto ao tecido para que não se note nenhuma marca, e fazes de alavanca. tens aí dois parafusos.
no fim é tipo molas... metes os dedos por baixo, e soltas a porta puxando para ti devagar... a acompanhar ao longo da porta.
Depois de solta, a forra sai para cima junto á borracha do vidro. cuidado em alguns sai a calha de plastico/tecido que acompanha o vidro.
solta as fichas.


Se um dia destes me lembrar, faço um video de como tirar a forra da porta :)


Obrigado White,já cheguei às colunas! :D
Agora o problema é retirar os rebites... Alguma sugestão??! :confused:
 
Yap...
Com uma broca enfiada numa aparafusadora electrica por exemplo..
Fura o arrebite... vais ver como a consegues soltar..

Depois tens ou de comprar os suportes de plástico especificos para o 6L, ou então fazer uns novos em MDF.

Isso já não vai ser necessário, White.
As colunas que tenho para pôr, são iguais. Foi um colega meu que m'as orientou, visto que as minhas estavam queimadas e ele tinha aquelas a ganhar pó na garagem.
É só mesmo para voltar a ter som à frente, quando vierem upgrades logo se vê. ;)

Obrigado mais uma vez! :D
Abraço
 
Isso já não vai ser necessário, White.
As colunas que tenho para pôr, são iguais. Foi um colega meu que m'as orientou, visto que as minhas estavam queimadas e ele tinha aquelas a ganhar pó na garagem.
É só mesmo para voltar a ter som à frente, quando vierem upgrades logo se vê. ;)

Obrigado mais uma vez! :D
Abraço
Ok!
Alguma dúvida, apita :)
 
Back
Top