Crash Train Espanha

Aquela linha usa ERTMS nivel 1, mas aquela zona onde foi o acidente é exatamente no ponto onde se junta a linha de alta velocidade com a via convencional, e aí o sistema é o ASFA equivalente ao CONVEL Português e ATS Britânico. No entanto o sistema ASFA faz parar automaticamente um comboio que passe um sinal vermelho, mas não sei se faz parar um que passe do limite de velocidade, supostamente quando se passa de linha de AV para uma convencional ou ao entrar numa zona urbana tem que haver uma desaceleração gradual num espaço de 1500-2000 metros, sendo que neste caso deveria ter abrandado dos 200km/h para 140km/h aprox. 1500metros antes de entrar na via convencional e abrandar dos 140 para os 80 750m antes para quando já chegar à curva ir a 80. O ERTMS à partida envia um sinal sonoro para a cabine a avisar do novo limite para o maquinista começar a abrandar, se ele passou ali a 190km/h devia ter apanhado pelo menos 2 balizas atrás quando ia a 200, e em nenhuma delas ele abrandou. Já anda tudo a culpar o maquinista, mas na BBC está um artigo a dizer que ele comunicou em pânico com o controlo de tráfego da RENFE a avisar que ia a 190 km/h e o comboio não abrandava e que ia descarrilar na tal curva, mas isso não está confirmado. Sinceramente acho que este situação se deveu a um conjunto de factores, iam 2 maquinistas na cabine, eles conhecem o troço e aquela curva em especial que já foi alvo de criticas, há 3 possíveis situações: 1ª o maquinista confirmou os alertas na cabine para diminuir a velocidade, e depois distraiu-se assumindo que ainda estaria na via de AV; 2ª o ERTMS indicou uma velocidade errada na cabine (Não existem sinais físicos de limite de velocidade nas linhas de AV, aparece tudo na cabine) ou então o maquinista em vez de ler "80", leu "180", basta o display ter alguma sujidade. 3ª Algum dos sistemas de travagem falhou (acho pouco provável, mas já aconteceu em França).
Para agravar o acidente, as carruagens Talgo são extremamente leves, boas para AV pelo centro de gravidade baixo, mas são bastante frágeis, daí 3 terem voado para o talude paralelo. As catenárias tb são um problema porque os cabos caem e se entram em contacto com as carruagens podem eletrocutar toda a gente lá dentro através do arco elétrico umas vez que são 25.000V.
A composição em causa é um Talgo série 730 híbrido que pode ser alimentado via catenária ou motor diesel nos troços não eletrificados, daí trazer aquela carruagem extra (que foi a primeira a descarrilar como se vê no video) atrás de cada locomotiva que acomoda os motores diesel, e a de trás incendiou-se porque devia estar carregada de diesel e provavelmente os cabos da catenária entraram em contacto com o depósito.

Tem sido um mês negro para o transporte ferroviário, primeiro Canadá, depois França e agora este, se eu pensava que o de França era mau, este é uma autentica tragédia, dassssss.

penso que sim, para mesmo porque maior parte dos sinais luminosos tem um ecra por baixo, que mostra a posição do acelerador que deves levar, agora não sei se é tempo ou distancia que tens até começar o processo de imobilização do comboio, passado o limite..
 
penso que sim, para mesmo porque maior parte dos sinais luminosos tem um ecra por baixo, que mostra a posição do acelerador que deves levar, agora não sei se é tempo ou distancia que tens até começar o processo de imobilização do comboio, passado o limite..

Onde é que viste isso dos ecrãs? Isso até pode ser verdade mas não faz sentido, a posição do "throttle" não tem nada a ver com a velocidade, porque tudo depende da inclinação da linha, se o acelerador estiver na posição 1 (com notch de 1 a 5 por ex.) está no esforço mínimo e se a linha for a descer ,a velocidade projetada é maior que a indicada no velocímetro, e se for a subir é o contrário, os ecrãs geralmente são pra indicar o sentido da mudança de via (esquerda, direita ou em frente) ou para indicar o numero da linha onde vai parar na seguinte estação.
 
O gajo sabia perfeitamente que ali só se podia andar a 80km'h pelo que sei, ele ainda ligou a uma pessoa a dizer que ia a 190.. (Se estou em erro, corrigem me sff)

Com esta brincadeira, tira a vida a dezenas de pessoas. Portanto, vai ser preso.
 
Onde é que viste isso dos ecrãs? Isso até pode ser verdade mas não faz sentido, a posição do "throttle" não tem nada a ver com a velocidade, porque tudo depende da inclinação da linha, se o acelerador estiver na posição 1 (com notch de 1 a 5 por ex.) está no esforço mínimo e se a linha for a descer ,a velocidade projetada é maior que a indicada no velocímetro, e se for a subir é o contrário, os ecrãs geralmente são pra indicar o sentido da mudança de via (esquerda, direita ou em frente) ou para indicar o numero da linha onde vai parar na seguinte estação.

a velocidade projectada é em atenção a disposição das cotas. li isso algures. sim a posição ou mesmo o limite é projectado também na cabine
 
Não culpem já o homem, isto foi claramente uma cadeia de acontecimentos, pra mim ele só é totalmente culpado se ignorou os avisos ou se distraiu a falar com o colega ou mexer no TLM. Obviamente que a tanto a RENFE como a ADIF vão já sacudir a água do capote, o maquinista está sempre queimado.

The driver of the train made a panicked phone call moments before the crash saying that the train was going too fast.
“I’m at 190 (kmph) and I’m going to derail!”, the engine driver told the controllers of RENFE, the rail network.
 
Last edited:
acho q andam por aí alguns a ler só o q lhes convém!!

E QUE TAL CULPAREM O HOMEM DEPOIS DE TODAS AS AVERIGUAÇÕES E RESPECTIVA CONDENAÇÃO POR PARTE DAS AUTORIDADES?!!!!
 
não era a primeira vez que grandes empresas culpam um pequeno funcionário para não terem de pagar milhões em indemnizações ..
 
se o que o BallaZ postou for verídico acho que não percebeste bem...

Eu só falo com base o k sai mas noticias
Não inventei nada. Mas se realmente ele se andava agabar de ir a 190....

Mas k saiam lá todos os resultados para se saber kem teve culpas


Send from my HTC one X using Tapatalk 2
 
Vejam este video a partir do min 28:00 e aí demonstra o procedimento de redução de velocidade correcto, o local do acidente é no min. 31:38

[video=youtube;QvvvL3OTtXk]http://www.youtube.com/watch?v=QvvvL3OTtXk[/video]

Nota: não funciona a 360p.

Os sinais sonoros que se ouvem dentro da cabine indicam o reconhecimento das balizas e os novos limites de velocidade, se um semáforo tiver amarelo ou vermelho esse sinal sonoro é continuo até o maquinista carregar num botão num espaço de 15 segundos +-, caso contrário o comboio pára. No min. 29:57 é a transição do sistema ERTMS/ETCS para o sistema ASFA, como se percebo no vídeo é emitido um sinal sonoro diferente dos anteriores e é imediatamente reconhecido pelo maquinista, até se ouve ele a carregar no botão. O problema no ASFA é que o maquinista pode manter a velocidade e nada acontece a não ser que vá acima dos 200km/h, neste caso o acidente seria evitado se o semáforo "S7" no min. 30:03 tivesse vermelho, aí o ASFA teria acionado os travões de emergência. Para referência, as balizas pretas em forma de cubo são ASFA e as amarelas mais achatadas são ERTMS.
Acham sinceramente que faz sentido uma recta de 70 km desde Ourense acabar com uma curva fechada daquelas com uma zona "cega" de segurança? Agora claro que se o maquinista se distraiu mesmo depois dos alertas ou se apenas os ignorou, aquilo é um atentado, o gajo está sempre lixado.
 
Eu só falo com base o k sai mas noticias
Não inventei nada. Mas se realmente ele se andava agabar de ir a 190....

Mas k saiam lá todos os resultados para se saber kem teve culpas


Send from my HTC one X using Tapatalk 2

Ele pode gabar-se á vontade porque tirar uma foto a 200 num troço em que é permitido andar a 200 (e que não é do conhecimento geral) não tem problema nenhum, ao contrário dos carros onde tiram-se fotos com ponteiro nos 260+ onde toda a gente sabe que não se pode andar a mais de 120 (e que é do conhecimento geral), são situações diferentes.
 
Ele pode gabar-se á vontade porque tirar uma foto a 200 num troço em que é permitido andar a 200 (e que não é do conhecimento geral) não tem problema nenhum, ao contrário dos carros onde tiram-se fotos com ponteiro nos 260+ onde toda a gente sabe que não se pode andar a mais de 120 (e que é do conhecimento geral), são situações diferentes.

É exactamente isso.. Tenho-me andado a abster de comentários com pessoal, nas discussões deste assunto por causa disso.. É as pessoas aproveitarem para culpabilizar. Se fores a uma AE na Alemanha, sem limite, tirarem uma foto a 200 e meterem no facebook, passado 2 anos tem um acidente cá e mata alguém, mesmo que não tenha culpa vão logo dizer que é street racer porque meteu uma foto no fb a 200.. Alem disto já em várias situações as grandes empresas tentam puxam as culpas para evitarem grandes indemnizações.. Até pode de ter sido ele o culpado, não digo que não seja, mas é preciso ver tudo primeiro.. Duvido, com tantos anos de experiência e com a idade que tinha que facilitasse da maneira que foi.. E não se acreditem na comunicação social, são a fonte de informação menos credível que possa ser..

Sent from my HTC One using Tapatalk 2
 
Back
Top