comercial OFF; 5 lugares ON

Boas pessoal,

Venho cá para contar as novidades do processo de transformação do meu carro...
Como anteriormente tinha dito, recebi na passada sexta feira uma declaração da seat com o valor de co2 (139g/km), tinha avisado a seat que tal declaração não devia ser aceite na alfandega, no entanto o funcionário da seat portugal garantiu-me que sim. Então foi ontem à alfandega com a declaração e tal como pensava o homem da alfandega disse logo que não era aceite, farto desta situação de a seat dizer uma coisa e a alfandega dizer outra, pedi ao homem da alfandega e à funcionária da seat para falarem os dois e entenderem-se em que ficamos, inicialmente nenhum dos dois queria falar um com o outro, mas depois de alguma insistência lá consegui. Lá falaram ao telefone e o homem da alfandega deu uma lavagem cerebral à da seat portugal. Conclusão, pelos vistos andam a aceitar esta declaração (indevidamente) lá para Lisboa e Algarve, o que é certo é que essa declaração da seat com o valor de CO2 não é válida para este processo, e assim sendo a seat vai me enviar uma declaração como o carro não tem COC.

Ora assim sendo tenho de ir de ipo b para medir gases, como o tempo está a escaciar visto querer fazer isto até final do ano, devido a estar previsto um aumento de 7% para o ano que vem, não perdi tempo e no mesmo dia foi fazer medição de gases, ora lá expliquei ao homem que não queria que o valor ultrapassa-se o que estava descrito pela seat... Ora muito bem, então após o teste verificou-se um valor de CO2 de 135g/km, ou seja, menos 4g/km do que a seat referiu :D

Se fosse a pagar com o CO2 que acusou em ipo b esta transformação ficava-me em menos de 500€, mas como a lei está sempre feita para lixar o povo, tenho sempre que pagar o valor superior entre a marca e a ipo b, assim sendo certamente vou ter de pagar os 139h/km referidos pela seat, no entanto não deixa de ser um valor abaixo do que estava à espera (visto eu pensar que o meu carro deitava um valor de co2 sempre de 140g/km), assim sendo, conto em pagar um valor de 650€ à alfandega, mais ipo b 98€ (que já inclui a inspecção normal e como tinha de a fazer em dezembro é menos 30€ que poupei), mais 165€ para o imtt colocar no documento único e finalmente mais o valor dos bancos (este ainda não comprei, mas espero não ultrapassar muito os 200€). Portanto conto em gastar um valor inferior a 1100€ para todo este processo. É importante referir que este valor o carro terá sempre um valor superior por ser de 5lugares ;)

Agora é esperar pela carta da seat e encontar uns bancos traseiros, cintos e ferragens a um bom preço de um fr restyling :D

Quando tiver mais novidades coloco cá para informar o pessoal ;)

Abraço.

Aproveitavas e legalizavas película na mesma altura...só fazias uma IPO B e ao mudares o documento único só pagavas um dos impostos...o mais caro dos 2:D
 
Aproveitavas e legalizavas película na mesma altura...só fazias uma IPO B e ao mudares o documento único só pagavas um dos impostos...o mais caro dos 2:D

Não amigo, já me andei a informar, e não dá para fazer 2 processos num só, são dois processos diferentes, e só dá para fazer um de cada vez. Era bom era :)

cumps...
 
Não amigo, já me andei a informar, e não dá para fazer 2 processos num só, são dois processos diferentes, e só dá para fazer um de cada vez. Era bom era :)

cumps...
Tens razao André. Tb ja li sobre isso por aqui e é como tu dizes - sao dois processos distintos.

Quanto ao resto...boa sorte :) ja falamos sobre isso e fico contente por ter ajudado ;)

Abraço
 
Tens razao André. Tb ja li sobre isso por aqui e é como tu dizes - sao dois processos distintos.

Quanto ao resto...boa sorte :) ja falamos sobre isso e fico contente por ter ajudado ;)

Abraço

Exactamente amigo Rui.

Bem preciso da sorte para ver se a seat não se esquece mais uma vez de mim. Um bem haja e um muito obrigado a ti, pela ajuda toda disponibilizada, podes ter a certeza que vou te pagar um copo em paga da tua ajuda;)

Abraço.
 
Anteriores a 2002 já não compensa.
Pelo facto de o valor do carro nao ser mto elevado e pelo que a alfandega cobra ser um valor demasiado elevado para o carro em questão.
Fiz simulação para o ano de 2000 e com Co2 de 132 e tinhas que pagar a modica quantia de 1,854.76 €
Mas então so por ser de 2000 paga mais do que se fosse de 2004/2005? É que li a cima o caso da carrinha do Andre@FR que com 139g vai pagar cerca de 650€. Já agora a esse valor que calculas-te para a minha sdi, não se tem que descontar o IA que esta ja pagou em nova?
 
Mas então so por ser de 2000 paga mais do que se fosse de 2004/2005? É que li a cima o caso da carrinha do Andre@FR que com 139g vai pagar cerca de 650€. Já agora a esse valor que calculas-te para a minha sdi, não se tem que descontar o IA que esta ja pagou em nova?

Sergio, a partir de 2002 compensa por face ao valor comercial dos carros em casa e o valor a pagar na alfandega é relativamente mais baixo.
No caso de 6k e 6k2 esta alteração não compensa pois o valor exigido para regularização desta situação é bastante elevado para os carros em causa.

Simula aqui no agarrido que este da-te logo o valor que terás que pagar caso queiras avançar - http://www.agarrido.com.pt/?q=node/14
 
Sergio, a partir de 2002 compensa por face ao valor comercial dos carros em casa e o valor a pagar na alfandega é relativamente mais baixo.
No caso de 6k e 6k2 esta alteração não compensa pois o valor exigido para regularização desta situação é bastante elevado para os carros em causa.

Simula aqui no agarrido que este da-te logo o valor que terás que pagar caso queiras avançar - http://www.agarrido.com.pt/?q=node/14

Ora nem mais, em 2000 o isv do carro em questão foi bem inferior ao que o meu pagou em 2006 e também o valor do carro é bem mais inferior, logo penso também que não vale apena fazer esta alteração em 6k's e 6k2's...
 
Atenção aos valores deste ano,pois são um pouco superiores

Aumentaram e bem, no meu caso fiz o pagamento na última semana de Dezembro, para um seat ibiza 6L fr de 12/2006 para um valor de 135g/km que paguei, se fosse a fazer hoje com o mesmo carro pagava mais cerca de 240€, ora isto somando aos 379€ que paguei na alfandega;-)
 
Aumentaram e bem, no meu caso fiz o pagamento na última semana de Dezembro, para um seat ibiza 6L fr de 12/2006 para um valor de 135g/km que paguei, se fosse a fazer hoje com o mesmo carro pagava mais cerca de 240€, ora isto somando aos 379€ que paguei na alfandega;-)


Provavelmente tens esse valor de 135 porque fizeste inspeção b e acusou menos calculo eu,eu limitei-me a seguir pelo valor de 140 que vem na declaração da seat
 
Provavelmente tens esse valor de 135 porque fizeste inspeção b e acusou menos calculo eu,eu limitei-me a seguir pelo valor de 140 que vem na declaração da seat

Sim Duda, o André fez medição de CO2. No entanto o objectivo dele era mostrar que apesar da idade ser maior, com o passar do ano (para 2012) ficou mais caro fazer esta alteração.
Claro que os valores variam consoante os casos, valores Co2 etc... mas o objectivo principal ficou esclarecido.

O valor de 140 vem na declaração quando vêm, pq como ta explicado neste e outro tópico, nem todos temos essa sorte ou não, em trazer isso ;)
 
Sim Duda, o André fez medição de CO2. No entanto o objectivo dele era mostrar que apesar da idade ser maior, com o passar do ano (para 2012) ficou mais caro fazer esta alteração.
Claro que os valores variam consoante os casos, valores Co2 etc... mas o objectivo principal ficou esclarecido.

O valor de 140 vem na declaração quando vêm, pq como ta explicado neste e outro tópico, nem todos temos essa sorte ou não, em trazer isso ;)

Ora nem mais amigo Rui, no meu caso também tinha a declaração da seat com o valor de 139g/km, no entanto não foi aceite na alfandega e tive que fazer ipo B que me acusou 135g/km, mesmo assim pensava que iria pagar os 139g/km ditos pela seat (que é assim que a lei diz, do resultado da ipo b e da marca, paga-se sempre o valor que fôr superior), no entanto na alfandega não tem qualquer tipo de tabela ou algo assim em que diga qual o valor de co2 de fábrica, eu tinha a carta da seat com esse valor, mas ninguém tinha que saber disso :lol: logo só paguei 135g/km :D

P.S.: Rui no imtt tive mesmo que fazer o plano, mas até me fizeram um bom desconto e em vez de pagar 110€ que é o valor normal que cobram só me levaram 50€. No entanto o processo ainda está entalado, devido a inicialmente ter feito sem o plano e posteriormente ter feito com plano. Agora o imtt de Viana está à espera que no imtt do Porto faça essa alteração. Que grande complicação que isto se tornou :s

Abraço.
 
Last edited:
Ora nem mais amigo Rui, no meu caso também tinha a declaração da seat com o valor de 139g/km, no entanto não foi aceite na alfandega e tive que fazer ipo B que me acusou 135g/km, mesmo assim pensava que iria pagar os 139g/km ditos pela seat (que é assim que a lei diz, do resultado da ipo b e da marca, paga-se sempre o valor que fôr superior), no entanto na alfandega não tem qualquer tipo de tabela ou algo assim em que diga qual o valor de co2 de fábrica, eu tinha a carta da seat com esse valor, mas ninguém tinha que saber disso :lol: logo só paguei 135g/km :D

P.S.: Rui no imtt tive mesmo que fazer o plano, mas até me fizeram um bom desconto e em vez de pagar 110€ que é o valor normal que cobram só me levaram 50€. No entanto o processo ainda está entalado, devido a inicialmente ter feito sem o plano e posteriormente ter feito com plano. Agora o imtt de Viana está à espera que no imtt do Porto faça essa alteração. Que grande complicação que isto se tornou :s

Abraço.



Boas André,

Tou a ver que arranjas te ai uma boa novela :p mas já está tudo a resolver-se e daqui a nada tens isso tratado... o melhor de tudo é o preço que andas a pagar por tudo :p ah granda sortudo lol
 


Boas André,

Tou a ver que arranjas te ai uma boa novela :p mas já está tudo a resolver-se e daqui a nada tens isso tratado... o melhor de tudo é o preço que andas a pagar por tudo :p ah granda sortudo lol


Boas,
Realmente já dava para fazer um filme... Eu só descanso quando tiver o meu novo Documento unico novo em casa com os 5lugares, até lá ainda não tive sorte nenhuma :)

Abraço.
 
Boas pessoal,

Como já tinha escrito anteriormente, fiz a transformação do meu 6l fr de 12/2006 nas duas últimas semanas do ano passado, isto porque quis esperar que o carro fizesse 5 anos (que fazia em 20/12/2011) para usefruir do desconto de 52% por causa de redução por anos de uso. O processo teve algumas dores de cabeça e contratempos muito por causa da seat, mas no final tudo correu bem e o orçamento ficou bem abaixo do que esperava.

Ora então vou tentar fazer um resumo do meu processo para ajudar também outras pessoas que o queiram fazer.

- Ora então primeiro de tudo liguei para a seat Portugal e pedi o COC, disseram-me logo que o meu carro não tinha devido a ser um ligeiro comercial e não um ligeiro de passageiros, mandaram-me uma declaração com o valor de CO2 do meu carro e garantiram-me que era o necessário para fazer o pagamento na alfandega, eu avisei que na alfandega só aceitavam o COC ou uma declaração a dizer que não tem COC na sua ausência, como eles nunca acreditaram na minha palavra lá tive que esperar que me enviassem a carta da declaração do co2. Demoraram 6semanas para enviar aquela treta, e eu a telefonar dia sim dia não depois da quarta semana (que foi o tempo estipolado que demorava a chegar dito por a seat), sempre a darem desculpas e eu a passar-me já com a situação... Ora então chega a carta no fim de 6semanas vou à alfandega com a carta, e logo o homem me disse que tal não era aceite, lá tive eu que telefonar mais uma vez para a seat a tentar explicar a situação, a telefonista mais uma vez não acreditou na minha palavra e tive que pedir ao homem da alfandega para falar com eles pois eu já não me entendia com a seat, inicialmente nenhum queria falar mas depois lá aceitaram... Conclusão a mulher da seat ficou sem razão e lá teve que me enviar a declaração da ausência do COC, pediu desculpa pelo secedido, etc...
- Esperei mais 3 semanas para me enviarem a carta da seat (e já estava a ficar sem tempo para fazer o processo), entretanto não tendo COC tive que fazer ipo b para medir gases... com geitinho e tal acusou 135g/km, ora a seat tinha enviado a carta com o valor de 139g/km.
- Vou então à alfandega com o papel do ipo b mais declaração da seat, estava eu a contar pagar os 139g/km que a seat referiu (visto que segundo a lei tenho sempre que pagar o valor de co2 superior entre a marca e ipo b), quando não é o meu espanto que só pago os 135g/km que me acusou em ipo b, eles na alfandega não têm como se guiar e eu também não falei que tinha a carta da seat com o devido valor :lol: então em vez de deixar 650€ deixei apenas 370€.
- Depois de pagar na alfandega deram-me o DAV, e com isso mais a declaração da seat e documentos meus e do carro, foi ao imtt para tratar de meter no documento... Faço o processo com ausência do plano, mas não foi aceite porque precisava de uma declaração da seat com o nº de homolgação nacional para fazer a transformação, mas sabia que no imtt de braga foi aceite com os mesmo documentos que eu tinha, mas segundo cheguei à conclusão em braga estavam a aceitar indevidamente. A seat pedia-me 100€+iva pela declaração e tinham de ser eles a fazer a montagem, sei que no total tinha que deixar lá 270€. A concelho do eng. do imtt de viana mandei fazer plano do meu carro para acabar o processo, o plano até me ficou num bom preço por ter sido pedido pelo eng. do imtt.
- O processo ainda ficou um bocado retardado devido a ter que fazer a alteração no sistema informático do imtt de sem plano, para com plano, e fiquei com 15€ a arder devido ao processo sem plano ser 15€ mais barato.

No final de tudo, ficou-me pelos seguintes preços:
- Ipo B: 98€ (de referir que está incluído ipo normal, logo tira-se 30€)
- Alfandega: 370€
- Bancos, parafusos, cintos e forras traseiras: 250€ (ainda me vi apertado para arranjar bancos iguais)
- Imtt: 165€
- Plano: 50€.

Ficou-me tudo em perto de 900€ e fiquei a pagar menos 20€ de seguro e tenho para venda a divisória completa e 2 forras para abater no orçamento total...

Um muito obrigado ao RuiMCF pela ajuda preciosa dele ;)

Abraço.
 
Last edited:
Esqueci de referir que se fosse fazer este ano o processo, teria de pagar mais 260€ na alfandega pelo mesmo carro, por isso ainda bem que não arrisquei e fiz o processo no ano passado, assim deu para poupar umas boas croas :)
 
Um muito obrigado ao RuiMCF pela ajuda preciosa dele ;)

Abraço.

Boas André :)

Não tens pq agradecer, isto é como já te disse, quando se consegue ajudar é para isso que cá estamos ;)

E no fim de tudo ainda tiveste mais sorte que eu loool que pechincha que te ficou isso tudo :p

Abraço
 
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