1.4Tdi"Sopro" quando acelero.Tenho o turbo lixado?

Boas!
Dizendo desde já que sou um completo nabo nestas cenas, gostava de saber se alguém me pode dar uma ajuda.
Tenho um "manco", um Ibiza 1.4 Tdi de 2003.
Ontem vinha a fazer a minha viagem habitual de 200 km até Lisboa, quando comecei a ouvir um "sopro" sempre que acelerava mais. Ao início até pensei que fosse a ventilação marada, mas depois percebi que era por baixo.
Só acontece quando carrego mais no acelerador. Se for nas 2000 e tal, 3000, sem carregar muito no acelerador, não se ouve o tal sopro.
No dia anterior já tinha ouvido um ligeiro "assobio", mas como depois parou, não pensei mais nisso.

Não me pareceu que tivesse grande perda de potência - se a houve foi muito ligeira. Fiquei com a sensação de ter consumido mais do que o normal.

Em princípio vou ter o carro parado até 6a feira, e na 6a iria fazer nova viagem de 200km. Lá irei levar o carro ao meu mecânico de confiança.

As minhas questões são :
- haverá problema em fazer a viagem?
- como fiz a viagem de noite, não vi se saía mais fumo. Devo ir verificar isso durante o dia?
- se o turbo tiver ido à vida, quanto( aproximadamente) é que posso esperar gastar?

Tenho um amigo que tem o VAG.COM, talvez consiga ligá-lo ao carro durante esta semana. Se conseguir meto aqui o log.

Obrigado desde já!
 
Boas!
Dizendo desde já que sou um completo nabo nestas cenas, gostava de saber se alguém me pode dar uma ajuda.
Tenho um "manco", um Ibiza 1.4 Tdi de 2003.
Ontem vinha a fazer a minha viagem habitual de 200 km até Lisboa, quando comecei a ouvir um "sopro" sempre que acelerava mais. Ao início até pensei que fosse a ventilação marada, mas depois percebi que era por baixo.
Só acontece quando carrego mais no acelerador. Se for nas 2000 e tal, 3000, sem carregar muito no acelerador, não se ouve o tal sopro.
No dia anterior já tinha ouvido um ligeiro "assobio", mas como depois parou, não pensei mais nisso.

Não me pareceu que tivesse grande perda de potência - se a houve foi muito ligeira. Fiquei com a sensação de ter consumido mais do que o normal.

Em princípio vou ter o carro parado até 6a feira, e na 6a iria fazer nova viagem de 200km. Lá irei levar o carro ao meu mecânico de confiança.

As minhas questões são :
- haverá problema em fazer a viagem?
- como fiz a viagem de noite, não vi se saía mais fumo. Devo ir verificar isso durante o dia?
- se o turbo tiver ido à vida, quanto( aproximadamente) é que posso esperar gastar?

Tenho um amigo que tem o VAG.COM, talvez consiga ligá-lo ao carro durante esta semana. Se conseguir meto aqui o log.

Obrigado desde já!

Boas,

Fizeste essa viagem em "Velocidade cruzeiro" ou foste sempre a fundo? lol
Se a perda de potência é nenhuma ou como tu dizes mínima, poderá ser um fuga, até porque dizes que te consumiu um pouco mais, logo tudo leva a pensar que será isso (em principio).

-Problema em fazeres a viagem ? sinceramente não me parece que possa haver algum, mas se tiveres possibilidade mete o macaco debaixo do carro e levanta-o um pouco e verifica a linha de escape se está manchada de fumo em algum ponto...

-Verifica se vez fumo, mas a mim parece-me que isso não deve acontecer, bem porque se vires muito fumo e o carro não estivesse reprogramado, o problema poderia ser uma tubagem de IC que tinha saltado, mas se assim fosse NOTAVAS no andamento lol

-Tudo depende daquilo que pretendes... Queres um igual ou diferente? Queres novo ou usado? Já vi alguns users aqui do forum a vender os turbos usados por 1xx€ agora tudo depende daquilo que pretendas...

Espero ter ajudado,

Um abraçO
 
tenho também 1.4 e já me fez isso e o que tenho a dizer quase de certeza é que empenou as curvas de escape!! e como estão empenadas fica com um ligeiro buraco junto á junta e faz esse sopro!! é muito normal aconetecer nos ibizas empenar a saida de escape!! se tu olhares para trás do motos onde sai as curvas já deves notar uma ligeira fuga vê-se tipo preto por lá!!

penso que seja isso, e espero ter ajudado!!

Abraço
 
Obrigado aos dois pela resposta!

Fiz a viagem à volta de 110, 120. Fui ocasionalmente aos 140 para tentar perceber o que estava a acontecer.

O carro está completamente de origem (seja isso bom ou mau :p )

Rui Guerreiro, no teu caso, a reparação foi cara?
 
Obrigado aos dois pela resposta!

Fiz a viagem à volta de 110, 120. Fui ocasionalmente aos 140 para tentar perceber o que estava a acontecer.

O carro está completamente de origem (seja isso bom ou mau :p )

Rui Guerreiro, no teu caso, a reparação foi cara?

Pela tua descrição, não me parece k seja a junta de escape que o Rui Guerreiro fala...
A mim já me aconteceu o mesmo do que ao Rui Guerreiro, mas o meu carro nessa altura tinha electrónica, linha e andei assim um bocado de tempo a fundo lol...
Se o problema for na junta de escape, vais a seat e pedes uma junta de escape de um Cupra (é mais resistente que a nossa), dps numa oficina pedes que te montem isso....
A junta fica-te prai a 15€, e a montagem mas não é nada demorado nem dificil....
Um abraço
 
Obrigado aos dois pela resposta!

Fiz a viagem à volta de 110, 120. Fui ocasionalmente aos 140 para tentar perceber o que estava a acontecer.

O carro está completamente de origem (seja isso bom ou mau :p )

Rui Guerreiro, no teu caso, a reparação foi cara?

nada de mais!! leva as juntas, e é o preço de desempenar as curvas... agora depende onde!!
o teu é de 3 cilindros?
 
O meu carro assobia à seculos, contudo tem as juntas porreiras e nao se vêm manchas de fumo em lado nenhum e nao noto nenhuma perca de potencia lol

Ainda tenho de descobrir a pessoa que irá descobrir de onde vem o problema
 
O meu carro assobia à seculos, contudo tem as juntas porreiras e nao se vêm manchas de fumo em lado nenhum e nao noto nenhuma perca de potencia lol

Ainda tenho de descobrir a pessoa que irá descobrir de onde vem o problema

Tiras o canário que tens na linha de escape que isso deixa logo de assubiar:D:D:D

Problema encontrado e resolvido :D

Abraço
 
o meu tinha a junta de escape ja com algum fuga e troquei.
passou o assobio manhoso todo estranho mas fiocou com o assubio normal mas muito forte.
entretanto tirei o turbo fora e nao tem fugas nem folgas algumas.
log leva-me a pensar que e simplesmente da "carga" que tem hehehe
 
Isso normalmente são as juntas de escape ou os colectores com ligeiro empeno.
Quanto a juntas mete as do 1.9D que são as mais resistentes de todas. Eu na altura até uma junta do pd150 consegui vergar:D Quando se faz muita auto-estrada a fundo acontece... Em viagens longas não convém mesmo fazer alguns km´s a fundo porque mais cedo ou mais tarde as juntas do colector ou a parte quente do turbo tendem a entregar a sua alma ao criador.
 
Peguei agora no Zé Manel e fui dar uma volta com ele pra ver se mandava fumo. Não consegui ver nada. Quanto à potência, se perdeu alguma, não é nada drástico - mas agora é fácil um gajo ficar a pensar se realmente perdeu ou não.
 
O meu tambem assobia... Mas em andamento/rendimento não noto nada! Já está assim à muito tempo e andava sempre preocupado! Passado este tempo todo já penso que deverá ser normal pela carga que tem :D

Abraço
 
Os turbos nao sao sistemas completamente isolados , é normal que haja sempre uma fuga aqui ou ali.

Desde que nao seja nada de muito grande nao ha espiga
 
Aqui está o log do VAG.COM.

Não vejo nada no motor, só no fecho central e na climatização (isto já calculava que tivesse com erro, volta não volta passa-se e começa-me a mandar ar quente - o que é porreiríssimo no Verão, a caminho do interior com quase 40 graus :p )

VAG-COM Version: Release 311.2-N


Chassis Type: 6L - Seat Ibiza
Scan: 01,02,03,08,09,15,17,19,37,44,46,56,69

Address 01 -------------------------------------------------------
Controller: 045 906 019 BG
Component: 1,4l R3 EDC 0000SG 5180
Coding: 00102
Shop #: WSC 06402
VSSZZZ6LZ4R020282 SEZ7Z0C2116293
No fault code found.

Address 03 -------------------------------------------------------
Controller: 6Q0 907 379 G
Component: ABS 5.7 FRONT V30
Coding: 00044
Shop #: WSC 06403
No fault code found.

Address 08 -------------------------------------------------------
Controller: 6L0 820 045
Component: Klimaanlage X0840
5 Faults Found:
01271 - Positioning Motor for Temperature Flap (V68)
30-10 - Open or Short to B+ - Intermittent
01596 - Motor for Outside/Recirculated Air Flap (V154)
30-10 - Open or Short to B+ - Intermittent
01271 - Positioning Motor for Temperature Flap (V68)
28-10 - Short to B+ - Intermittent
01596 - Motor for Outside/Recirculated Air Flap (V154)
29-10 - Short to Ground - Intermittent
01596 - Motor for Outside/Recirculated Air Flap (V154)
28-10 - Short to B+ - Intermittent

Address 09 -------------------------------------------------------
Controller: 6Q1 937 049 C
Component: 00 BN-SG. 1S33
Coding: 00012
Shop #: WSC 06402
No fault code found.

Skipping Address 15-Airbags

Address 17 -------------------------------------------------------
Controller: 6L0 920 801 A 
Component: KOMBI+WEGFAHRSP VDO V10
Coding: 00134
Shop #: WSC 00000
VSSZZZ6LZ4R020282 SEZ7Z0C2116293
No fault code found.

Address 19 -------------------------------------------------------
Controller: 6N0 909 901
Component: 60 GATEWAY CAN 1S33
Coding: 00014
Shop #: WSC 06402
No fault code found.

Address 44 -------------------------------------------------------
Controller: 6Q0 423 156 S
Component: LenkhilfeTRW V260
Coding: 10111
Shop #: WSC 06402
No fault code found.

Address 46 -------------------------------------------------------
Controller: 6Q0 959 433 E
Component: 00 Komfortgerát 0002
Coding: 00064
Shop #: WSC 06402
1 Fault Found:
00929 - Locking Module for Central Locking: Front Passenger Side (F221)
27-10 - Implausible Signal - Intermittent

Address 56 -------------------------------------------------------
Controller: 6L0 035 152
Component: seat s04 GRO 1 88
Coding: 00201
Shop #: WSC 06441
No fault code found.

End -------------------------------------------------------
 
E se for o intercooler, roto...

Os sintomas, estao ai só falta haver oleo no exterior do intercooler.
Espero ter ajudado.
 
Back
Top