Ventoinha ibiza 6L

Pessoal alguem sabe dizer como testar a ventoinha do Radiador?hoje com o carro quente dentro de uma garagem a acelarar e tudo a a ventoinha não trabalhou, se for com o AC funcionam as duas ventoinhas bem.
Da para ver na maquina que avaria é?
Já alguem teve a mesma situação?
Abraço
 
pegas num fio e fzs xante directo (das corrente da bateria) á fixa da ventoinha...a fixa tem 3 terminais, porque tem 2 velocidades...

andei 3 anos e tal com as minhas 2 keimadas (tb é comum isso aconteçer), mas nao me influenciou nada nas temps do motor.

a ventoinha nao arrefece o motor, simplesmente puxa o ar kente do radiador, uma vez que a parte de tras do mesmo nao leva c ar fresco...obviamente tudo isto (radiador+anticongelante+ventoinhas) resulta numa melhor refrigeração do motor
 
Last edited:
mas o carro aqueceu demais?
não vale a pena ligar corrente pois elas trabalham bom com o AC certo?

vag-com, nos output testes ou do modulo engine, ou do modulo instrumentes (nao sei ao certo) podes verificar se esta tudo bem.
 
Sim as ventoinhas com o AC trabalham as duas, por isso elas estão boas, agora a apertar com o carro é que não vejo aquilo a funcionar, não sei se o termostasto abre tarde ou se o que é. isso da vag-com não é muito complicado, é so ligar a fixa do carro certo?
 
Eu tenho essa situação, é um relé que lá tá... Já troquei e as ventoinhas continuam a não ligar sozinhas, só com o AC ligado...

É mau contacto de alguma coisa, pelo menos é o que diz o meu mecânico. Mas não é grave, pelo menos tem-se andado a adiar a ida à oficina lol
 
Eu tenho essa situação, é um relé que lá tá... Já troquei e as ventoinhas continuam a não ligar sozinhas, só com o AC ligado...

É mau contacto de alguma coisa, pelo menos é o que diz o meu mecânico. Mas não é grave, pelo menos tem-se andado a adiar a ida à oficina lol

Faz como ja foi dito liga o Vag-Com e nos Outputs Tests vez se ligam ou nao, mas os 6L é raro ligar a ventoinha ou darmos conta que está ligada que me lembre so dei conta de estar a minha ligadas por duas vezes, ambas as situações depois de ter andado a puxar num dia acalorado e só me dei conta quando desliguei o carro e ouvi aquilo a trabalhar fora disso se ligam ou nao nunca dei conta nem a temperatura excedeu o normal.

Cumps
 
amnha vou ver se consigo com que o men k me reprogamou o carro me liga isso a vag-com, e preciso algum teste ou aquilo diz logo se está bom ou n???

obrigado
 
mas diz-me uma coisa, o ponteiro passou dos 90 ou dei algum aviso dentro?

é que o 6L é como o pessoal diz, ouvir uma ventoinha a trabalhar praticamente só no verão e a dar calor!
 
nepia não passou dos 90, mas acho estranho e queria ver disso para não chegar ao verão e ter alguma supressa

abraço
 
nao passa dos 90 no ponteiro, mas vai se a ver no vag com e pode xegar aos 100 e no ponteiro mantem-se nos 90, e ventoinha nada...
 
Back
Top