Vai-s abaixo.....................

Oi ppl!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
as x oscila e xega ir abaixo outras x n!!!!!!!!! Depende!!!!!!
C vejo o vag-com???????????????
fikem bem
 
Bem pelos sintomas isso é o Corpo da Admissão (borboleta) toda entupida do carvão acumulado pela EGR.
Se quiseres podes fazer este DIY criado por mim...

1º Passo:

Antes de se começar a mexer, a primeira coisa a fazer é desligar a bateria para que se evite conflitos entre a centralina e o corpo da borboleta, depois utilizando uma chave sextavada, desaperta-se os parafusos que prendem a tampa plástica à tampa de válvulas.
01a.jpg


2º Passo:

Retirar a a tampa plástica.
02a.jpg


3º Passo:

Neste caso retira-se tubo da admissão directa, mas em motores que não tenham modificações a nivel de admissão terá que se desmontar a caixa de ar de origem, que também é bastante fácil e intuitivo.
03a.jpg


4º Passo:

Utilizando novamente uma chave sextavada, desaperta-se os 4 parafusos que prendem o corpo da borboleta aos colectores de admissão.
04a.jpg


5º Passo:

Desligar a ficha que liga ao corpo da borboleta e que serve para fazer a comunicação de tudo o está relacionado com o acelarador (acelaração, desacelaração, relanti).

Novamente, relembro que a bateria nesta fase já deve estar desligada.
05a.jpg


6º Passo:

Depois de retirado o corpo de admissão, este é o seu aspecto. Pode parecer estar limpo visto por cima....
06a.jpg

... mas visto por baixo o aspecto muda radicalmente. Este aspecto de sujidade que se pode ver deve-se em grande parte à já famosa válvula EGR, que é responsável pela recirculação de parte dos gases expulsados pelos colectores de escape. É uma das formas dos fabricantes automóvel reduzirem as emissões poluentes para a atmosfera.
07a.jpg


7º Passo:

Depois de retirado o corpo da borboleta, nos colectores de admissão existe um vedante (o-ring) que se deve retirar e até se deve mudar. É uma borracha muito barata e pelo preço que custa, mais vale mudar. Neste caso retirou-se para se limpar apenas, uma vez que estava em bom estado.
08a.jpg


8º Passo:

Apesar de não dar para limpar todo o colector de admissão, temos acesso ao inicio dos mesmos, e podemos aproveitar para limpar também essa zona. Para limpar pode-se usar petróleo ou WD-40 e um trapo ou desperdicio, e ter cuidado para que não fique nenhum bocado de tecido nos colectores
09a.jpg


Aqui já se pode ver o estado em que ficou depois de limpo.
10a.jpg


9º Passo:

Voltando ao corpo da borboleta, temos de realizar a mesma operação que fizemos nos colectores de admissão.
11a.jpg


E podemos ver também que depois de limpo a diferença é enorme. Muito melhor assim, sem dúvida
12a.jpg


10º Passo:

Agora é altura de voltar a montar tudo de volta. E para isso é fazemos tudo de novo pela ordem inversa. Começamos por colocar de novo o vedante (o-ring) nos colectores de admissão, e depois por colocar o corpo da borboleta, apertando novamente os parafusos com a chave sextavada. Se por acaso tiver a cola especial para parafusos à mão então pode utilizar nos parafusos, caso não tenha basta que se dê um bom aperto.
13a.jpg


Depois de montando novamente o corpo da borboleta destaca-se pelo aspecto limpo.
14a.jpg


11º Passo:

Ligar novamente a ficha ao corpo da borboleta

12º Passo:

Voltar a montar o filtro de admissão, ou a caixa de ar original.

13º Passo:

Montar a tampa plástica que cobre a tampa de válvulas, ligar a bateria e ligar o carro deixando o motor a trabalhar por 5-10 min. sozinho sem tocar no acelarador.
17a.jpg


Depois de tudo estar feito, num intervalo máximo de 350km's pode acontecer o relanti aumentar e o carro ficar mais acelarado por uns tempos, mas não é caso de preocupação porque acaba por voltar ao normal.... infelizmente, porque muitas vezes enquanto dura esse "relanti acelarado" nota-se bem que as prestções aumentam.... e os consumos também.
Passados uns quantos kms volta tudo como estava.

Isto foi feito por mim no meu carro antigo Polo GTI que tem o mesmo motor que os ibizas 1.4 16v (o meu actual) por isso não existem diferenças nenhumas como deves saber. :wink:
Espero ter ajudado. :D
Cumps,
 
Gand POst!!!!

Por acaso nunca tinha limpo o corpo d admissao por dentro. Com um pincel, esfregava por fora( a parte visivel) ao mm tempo k ia deitando spray ah base d alcool ( já proprio pra essas cenas). Isto tudo com o carro ligado (deitava um xeirinho pl escape..ka bom :D)

Imagino como esteja lá dentro...com os 120kk k tenho ehehe

Tas d parabens =D>
 
Brigado ppl!!!!

keria agradecer a tds q tenteram ajudarmas decidi ir a SEAT e claro era a borboleta da admissao suja!!!!! Limparam e voltou td ao normal, e claro o relantim ta um pouco acelerado mas ja ta bom_!!!!!!!!
Fikem bem ppl!!!!!!
Bgd pelo post!!!!!!
 
desculpem desenterrar este post, mas ao ver a limpeza do corpo de admissão, lembrei-me duma coisa q o + provavel é ser estupidez minha, mas contava cm a vossa ajuda para me esclarecerem esta duvida.

Num motor a gasoleo neste caso Hdi, mas ñ deve ser diferente, existe este orgão desta maneira ou é outro processo em relação à admissão de ar? :oops:

desde já agradeço a vossa compreensão, mas qd somos "noob's" nesta matéria, cometemos asneiras destas! :oops:

1 Abraço
 
PikassoHdi disse:
desculpem desenterrar este post, mas ao ver a limpeza do corpo de admissão, lembrei-me duma coisa q o + provavel é ser estupidez minha, mas contava cm a vossa ajuda para me esclarecerem esta duvida.

Num motor a gasoleo neste caso Hdi, mas ñ deve ser diferente, existe este orgão desta maneira ou é outro processo em relação à admissão de ar? :oops:

desde já agradeço a vossa compreensão, mas qd somos "noob's" nesta matéria, cometemos asneiras destas! :oops:

1 Abraço

no teu caso e diferente
visto ser um diesel e de forma diferente
 
Boas. Isso não é igual ao GTI 1.6 de 125cv's , pois não? O meu irmão tem um Polo destes e se fosse até me aventurava em lhe fazer isso.
Obrigado.
 
Gracias.....

Trabalho simplesmente genial...Desmontas-te tudo...O meu por acaso tem esse prob:mad: Só depois da temperatura a meio é que se aguenta, tirando isso nem nas 1000rpm se aguenta.Quando comprei tinha um problema semelhante e paguei 283€ num mecânico que me disse que levou uma sonda e limpeza de bomba injectora](*,) enfim.....................
 
Back
Top