Projecto para VAG-COM on Board!

Boas malta.
Venho expor uma ideia.

Alguns meses atrás começei a aprender a programar micro processadores... e o objectivo era ligá-lo a um lcd e este mostrar-me as informações nele gravadas, carregando certas teclas a mensagem variava.

Depois disto feito resolvi ligar um sensor de temp e fazer aparecer o valor medido no lcd.

Agora estou numa de ligar o Micro com o lcd á ficha de diagonósticos do carro. Isto requer alguns conheçimentos de comunicação OBDII, que eu não tenho.
Alguém por aqui sabe? e programar os comandos para obter os valores?

seria mais rápido que continuar a pesquisa exaustiva que já fiz.
aos poucos vou percebendo alguma coisa.

O objectivo será de se poder ler valores, erros e tudo o que se faz pelo VAG, excepto alterar valores, no LCD a tempo real.

O que acham deste projecto?
Exponham as vossas duvidas, criticas tudo o que acharem... vou actualizando o estado dele á medida que for andando.

Sei que existem vários aparelhos destes prontos para comprar... mas são muito caros... e a vantagem de ser a pessoa a fazer é que sai mais barato e fica mais á maneira! :)

Cumprimentos

TDiamarelo
 
Viva,
Tudo é possível. Para descobrires os comandos ODB2, o ideal é "agarrares-te" a um dos projectos open-source que por aí andam e tentar aproveitar a parte de código usada para a comunicação.
Entretanto, ligar o micro à porta ODB requer que uses mais algum hardware de interface. Tens cabo Vag-Com? Vê os componente lá usados para teres uma ideia, outra passa por procurares por projectos open-source que fazem o interface entre PDA e ODB (também os há por aí!) e ver o material usado.

Acho que o projecto tem pernas para andar, mas não me parece que baste saber programar umas coisas no micro. Já agora estás a pensar usar que micro e que linguagem para o programar?

O interface com o LCD e os botões já está feito?

Inté
 
O interface para o mirco está pensado, e posto em papel. O lcd será de 4 linhas com iluminação e tudo será feito com 1 ou talvez 2 botôes, ainda tenho de ver e vai depender da programação feita.
Vou usar um processador da Atmel o ATmega32 ou o AT90s8515 e para fazer a comunicação OBD2 vou usar o MC33290 que "traduz" a comunicação RS232 para ISO 9141. Programação será feita em Assembly que é com o que me dou melhor... isto de aprender por si nem sempre é fácil. :whistle:

Portanto a parte fisica já pensei nela... agora para estabelecer a comunicação é que ainda falta.

Já considerei utilizar chips já "programados" e dedicar-me depois a melhorar a parte fisica da coisa.
O senão é que tenho de usar as opções e visualizações no LCD que vêm configuradas. :mad:

Vou ver se encontro algum projecto "open-source" para dar uma espreita!

Obrigado pelas dicas Wifi.
 
Back
Top