Problema com swap de injectores 90/110

Boas, vou partilhar a minha experiência com vcs, e tb keria a opinião dos mais entendidos/experientes.
Temho uma Ibiza TDi 90cv de 98 100% stock a fazer agora 200.000km. Foi-me aconselhado por kestão de boa saúde, a fazer revisão aos injectores por esta altura.
Como entretanto arranjei uns injectores completos de uma GTTDi 110cv, e já me tinham dito para meter os bicos, juntei o útil ao agradavel.
Para n ter de parar a carrinha, mandei fazer a revisão aos injectores da GTTDi, e na revisão, foi só tirar os originais e meter os da GTTDi.
Depois de sangrar os tubos dos injectores, pegou e trabalhou bem.

Problema, fomos dar uma volta para experimentar, e reparei q n tava a puxar nada de jeito, tava bem pior.
Depois com as voltas do dia-a-dia, reparei q nem o turbo enxia direito, nem fazia fumo nenhum, nem branco nem o pouco fumo preto q fazia antes, por momentos, qd se espetava prego a fundo.
Tb fez uma média de pelo menos mais 1L/100km.

Possivel causa, ou tinha pouca pressão de gasoleo para os injectores, ou então os injectores estavam a pingar gasóleo em vez de pulverizar.

Averiguações. Como não conheço bem os funcionamento dos fumarentos, nem as características dos componentes involvidos, não me posso pornunciar mt.
Mas pelo pouco q sei, e com mais alguma info, pude tirar algumas conclusões (espero q acertadas...).
Disseram-me q o ppl das 90cv costuma meter os bicos da 110, e apenas os bicos, não o injector completo.
Como eu meti o injector completo (com os respectivos bicos) penso q os injectores da 90cv e 110cv, para além dos bicos, tb são diferentes.

Conclusão. Ora se o ppl q mete apenas os bicos da 110 na 90 nota ganhos, na minha opinião no meu caso, os injectores da GTTDi deviam estar a oferecer algum tipo de de resistência ou alteração na pressão, pelo q a minha bomba não devia de estar a "aguentar" com os injectore. Se calhar se tivesse metido tb a bomba da 110 até nem tinha tido prob nenhum.

Resolução (temporária), dei uma limpadela aos injectores originais e voltei a coloca-los. Agora está 5 estrelas. No mínimo, está como antes.


Agora keria a vossa opinião. Q faço ?
Tiro ambos os injectores e mando trocar os bicos, para por os injectors originais (90cv) com os bicos maiores (110cv) ?

Abraço a todos, e as minhas desculpas pelo texto extenso.
 
Isso nao tem nada a ver com os injectores, eu ja passei por algo parecido.

Ai cheira-me que não te deixaram os bicos a abrir á pressão certa, daí o carro nao puxar, ou isso ou os bicos do 110 nao tao bons, eram de alguem de confiança??
 
Boas, isso pode ser varias coisas, 1º que tudo os injectores completos têm diferenças do TDI 90 para o 110, pois estes funcionam com pressões de abertura diferentes, no tdi 90 a pressão de abertura é usado 190 e novo 220, já no caso do 110 a pressão de abertura é de 170 usado e 190 novo. Algumas pessoas sabem contornar isto afinando os teus injectores originais para receberem os bicos diferentes, pois estes necessitam de abrir a pressão certa.
Também podes ter outro problema com os injectores completos, pois estes já podem já ter mais que 150 mil km's e se assim for já começaram a perder a sua eficácia, esta que por sua vez já não e a melhor. Para resolveres o teu problema o melhor mesmo que tens a fazer e desmontar esses injectores completos, retirar-lhe os bicos e adapta-los no corpo dos teus injectores. Procura uma pessoa que perceba realmente do assunto ( bombas injectoras e injectores e afins ) para ficares com isso a 100 %. Eu já andei com esse setup de bicos no carro e acredita que se nota alguma diferença. Caso necessites de mais alguma explicação apita.

Espero ter ajudado e Abraçada,
 
TDi... disse:
Isso nao tem nada a ver com os injectores, eu ja passei por algo parecido.

Ai cheira-me que não te deixaram os bicos a abrir á pressão certa, daí o carro nao puxar, ou isso ou os bicos do 110 nao tao bons, eram de alguem de confiança??
O motor de onde saiu os bicos estava a puxar, e bem. A pessoa é de confiança.

Como voltei a colocar os injectores originais, e ficou bem, é obvio q tem a ver com os injectores e/ou bicos, uma vez q o meu motor não apresenta qq tipo de problema.

abraço
 
Last edited:
Mollini, tens a resposta ao estado dos injectores na reposta acima.
Em relação ao próximo passo, provavelmete vou mandar os 2 jogos de injectores para a TurboCenter, onde foi tb fazer a revisão aos injectores da 110, para trocar os bicos para os meus injectores.

Realmente disseram-me depois q os injectores tinhas débitos bem diferentes, pelo q dizes parece ter toda a lógica.

Depois dou novidades qd ouver evoluções.

Obrigado e abraço
 
Mollini disse:
Boas, isso pode ser varias coisas, 1º que tudo os injectores completos têm diferenças do TDI 90 para o 110, pois estes funcionam com pressões de abertura diferentes, no tdi 90 a pressão de abertura é usado 190 e novo 220, já no caso do 110 a pressão de abertura é de 170 usado e 190 novo.

ERRADO
 
Last edited:
MeloVTi disse:
Mollini, tens a resposta ao estado dos injectores na reposta acima.
Em relação ao próximo passo, provavelmete vou mandar os 2 jogos de injectores para a TurboCenter, onde foi tb fazer a revisão aos injectores da 110, para trocar os bicos para os meus injectores.

Realmente disseram-me depois q os injectores tinhas débitos bem diferentes, pelo q dizes parece ter toda a lógica.

Depois dou novidades qd ouver evoluções.

Obrigado e abraço

Em vez de gastares dinheiro com isso, pq não metes uns PP 502 ? Não são tão agressivos como os RACE mas são muito mais fortes que os do 110. Eu no teu caso faria isso.
Abraço.
 
[FCS]alfamax disse:
Em vez de gastares dinheiro com isso, pq não metes uns PP 502 ? Não são tão agressivos como os RACE mas são muito mais fortes que os do 110. Eu no teu caso faria isso.
Abraço.

Então e quanto custão esses tais "PP 502" ? Presumo q sejam bicos, ou injectores... :roll:
 
[FCS]alfamax disse:
Tem aki no fórum à venda usados por € 150.00.

São os "bicos".
Abraços.

mmo q metesse esses, ia ter na mma q calibrar, por isso, ainda gastava mais 150€... os outros da GTTDi já os tenho. N tenho de tar a gastar dinheiro nenhum, só tenho é de combinar o material correcto, certo ?
 
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