Problema com minimos

Boas, estou com um problema um bocado estranho, esta semana fui lavar o carro (não sei se o problema vem dai ou não), e a noite quando fui sair com o carro reparei que não tinha o mínimo do lado direito a funcionar, mudei o mínimo e o fusível e nada, o problema continua...para despiste completo tudo o que é luz do lado direito funciona (pisca,médio (xénon) , máximo e farol de nevoeiro).
Já testei com lâmpada normal (a amarelada que vem de origem) e com led's e daquele lado nada acende.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser, ou o que mais posso testar?

O meu carro é uma Ibiza 6L de '04 Sport
 
se fosses de alverca dava-te uma ajuda ...
se tudo funciona menos o mínimo e os fusíveis estão bons , talvez seja algum fio desligado ...
 
se fosses de alverca dava-te uma ajuda ...
se tudo funciona menos o mínimo e os fusíveis estão bons , talvez seja algum fio desligado ...

Pois, o meu problema é que eu nao mexi em nenhum fio na parte do motor..tou é com receio que aquilo tenha entrado humidade para a optica e ao ligar as luzes aquilo tenha queimado alguma coisa..
 
pois amigo , mas isso online é uma beca difícil te poder ajudar ...
tenta ver se chega 12v à ficha que encaixa na lâmpada ...
se não chegar , a optica tá fixe e então da cablagem ...
 
Vou dar seguimento a Thread para ver se existe algum iluminado que me ajude;
Ontem a noite reparei que não tinha nenhuma luz de presença do lado direito (frente e trás), e então hoje a tarde fui a um "mecânico" conhecido depois de ver os fusíveis e as lâmpadas.
Depois de 10m a testar tudo e mais alguma coisa, experimentamos ligar na caixa de fusíveis os dois no lado esquerdo, (ou seja, o fusível que supostamente seria para o lado direito ta a ir buscar energia ao lado esquerdo), e fez-se luz...já as lâmpadas funcionavam direitinho...
Ele disse-me que provavelmente seria ou o comutador das luzes meio estragado ou algum problema na maneta dos piscas...
Alguém sabe se alguma dessas peças estragada faz com que acenda só um dos lados, mantendo o outro desligado?
É que eu não tenho a quem pedir um comutador para experimentar, e se for comprar um e o problema não for de lá, depois não tenho o que fazer ao comutador ou a maneta dos piscas...

Já agora, alguém do porto tem disponibilidade para vir ter comigo a qualquer sitio para experimentar o comutador?
 
com essa ligação perdes o sistema de parking embora isso seja temporário.
o 6L tem canais independentes (esquerdo e direito) por causa desse sistema.

retira o comutador de luzes fora e verifica se tens corrente no pin 13 e 14 na ficha

Conector do comando das luzes (ficha T17)

23 -
27yzkf7.jpg


1-Sinalização do comando ao colocar a chave (D75) 2,5mm
2-Alimentação dos faróis nevoeiro (SB38-15Amp.) 2,5mm
3-Normalmente fechado (N/A) usado em DRL de série 0,5mm
4-
5-N/A
6-Normalmente fechado (N/A) usado em DRL de série 0,5mm
7-Conecção positiva (56b) maço de cabos do painel de instrumentos 1,5mm
8-Farois nevoeiro dianteiros 1,5mm
9-Farol nevoeiro traseiro 1mm
10-Negativo/massa 0,5mm
11-Info farois nevoeiro dianteiros e farol nevoeiro traseiro 0,5mm
12-N/A
13-Alimentação da luz de posição/diurna lado esquerdo (SB7-5Amp.) 0,5mm
14-Alimentação da luz de posição/diurna lado direito (SB6-5Amp.) 0,5mm

15-Borne 30+ (Distribuidor de potência TV2 conecção 3) 1,5mm
16-
17-Sinal para o regulador da iluminação (58b) 0,5mm
 
João mateus só por curiosidade , esses 3 e 6 (normalmente fechados) serve para quê? Qual a função na manete?

E já agora , esse indice de descrição está na própria peça ou foste buscar a algum manual?
 
O pins 3 e 6, servem para ligar as luzes diurnas, função que não se aplica ao nosso país. Têm 12V quando o comutador está na posição "0" e a chave na ignição. Ao rodar o comutador para a posição de mínimos ou medios, deixam de ter corrente.
 
Oportista, se o teu problema está apenas nos mínimos, eu apontava para o comutador e não para a manete. Contudo, verifica com um multimetro se ao rodares o comutador, se tens corrente nos pontos que o João te disse. Se não tiveres corrente tudo aponta que seja disso.

Outra coisa, tenho ideia que para experimentares podes usar kker comutador de outro carro do grupo vag, desde que a ficha tenha 17 pinos. (são os chamados euroswitchs). Mas aguarda pelo Joao Mateus, ele deve saber confirmar isto melhor que eu.
 
Last edited:
João mateus só por curiosidade , esses 3 e 6 (normalmente fechados) serve para quê? Qual a função na manete?

E já agora , esse indice de descrição está na própria peça ou foste buscar a algum manual?

o pin 3 é usado para as luzes diurnas
o pin 6 em outros paises é usado para ligar os médios e estes funcionam como luzes diurnas, ou seja assim que ligas a ignição os médios acendem logo.
tens aqui a ligação para luzes diurnas

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/101003-DRL-luzes-diurnas?highlight=

a descrição na ficha do comutador é apenas a numeração dos pins
a descrição no próprio comutador é a numeração e algumas letras como no caso do pin 3 que na ficha diz pin 3 e no comutador diz TFL
está neste meu topico de infos que arranjei pela net

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/99032-Ibiza-6L-de-A-a-Z?highlight=

em relação ao oportista já falamos por telefone
 
Bem, isto ta engraçado, eu tive a medir a corrente, e estava tudo direito, retirei o botão todo com o comutador, e com as peças fora (usando outra peça para mexer no comutador) ao ligar as luzes já todas funcionavam direito...voltei a tentar com o próprio botão das luzes e já esta a dar outra vez tudo...Não sei se era alguma peça que tivesse suja ou qualquer coisa, mas para já tudo funciona...Fiquei sem saber qual era o problema, mas voltando a acontecer ou mudo logo o comutador ou volto a desmontar aquilo tudo..

Joao Mateus, aqui ta a foto da tal peça que te falei..mas pelos vistos é mesmo assim (é a peça mais a direito em baixo):

 
a falta do arredondado não me parece que causa-se algum tipo de problema
o arame que passa lá em cima faria contacto na mesma
alguma coisa se passou aí no comutador e agora voltou ao normal, menos mal que assim para já se não voltar a acontecer escusas de comprar um
 
Obrigado pelas respostas e desculpem mais um pouco de off-topic , mas gostava de perceber a lógica toda.

Se o pin 3 é então usado para luzes diurnas e ao ligarmos os minimos ou médios esse pin passa a "aberto" e deixa de dar corrente para as luzes diurnas , sendo que as luzes diurnas apagam quando se liga os minimos ou médios. É isso ?

Tinha ideia que as luzes diurnas estavam sempre ligadas hehe.

Mas assim tem mais lógica dado o nome Luzes diurnas :D
 
Obrigado pelas respostas e desculpem mais um pouco de off-topic , mas gostava de perceber a lógica toda.

Se o pin 3 é então usado para luzes diurnas e ao ligarmos os minimos ou médios esse pin passa a "aberto" e deixa de dar corrente para as luzes diurnas , sendo que as luzes diurnas apagam quando se liga os minimos ou médios. É isso ?

Tinha ideia que as luzes diurnas estavam sempre ligadas hehe.

Mas assim tem mais lógica dado o nome Luzes diurnas :D

sim, assim que ligas os minimos elas apagam
quando ligas os médios mantém-se apagado
 
Obrigado pelas respostas e desculpem mais um pouco de off-topic , mas gostava de perceber a lógica toda.

Se o pin 3 é então usado para luzes diurnas e ao ligarmos os minimos ou médios esse pin passa a "aberto" e deixa de dar corrente para as luzes diurnas , sendo que as luzes diurnas apagam quando se liga os minimos ou médios. É isso ?

Tinha ideia que as luzes diurnas estavam sempre ligadas hehe.

Mas assim tem mais lógica dado o nome Luzes diurnas :D

Dou-te o exemplo do 6k2 que é o que conheço melhor. No 6k2 as luzes diurnas são ligadas aos médios. Só têm corrente com o comutador no 0. Ao rodares o comutador para os minimos, deixam de ter corrente, o que faz algum sentido. Se não fosse assim, nunca conseguirias ter apenas os minimos ligados. Isto serve para que nos paises onde há poucas horas de dia, nunca te esqueças de ligares as luzes.
 
boas tardes pessoal. o meu problema é identico, mas com uma 6j. descartei os fusiveis porque testei um a um, isto porque pelo livro não conseguir perceber qual seria pos mínimos. Será mesmo o comutador das luzes?
se alguem me poder ajudar. abraço
 
Bom dia.

Eu estou na misma situação com o mínimo direito que não funciona, não é a lâmpada mas como tem dito nesta publicação pode ser qualquer coisa, alguém pode indicar-me alguém ou alguma oficina onde possa levar o carro sem ter de deixar o fígado por um diagnóstico?
Estou em Lisboa.

Muito obrigada
 
Back
Top