Pernos excêntricos

Boas pessoal,
Preciso de esclarecer umas duvidas.
Basicamente vi umas jantes que me agradam mas nunca encontro na furação 5x100.
Encontrei em 5x112 salvo erro.
Gostava de saber as vossas opiniões para aplicar estas jantes visto terem furação diferente.

Estou fora do assunto e gostava de me aconselhar.
Penso que existem pernos excentricos mas não sei se existe mais do que um tipo destes pernos.
Tb ja falaram de espaçadores com os pernos mas isso não é coisa que me agrade até porque as jantes são de 7,5 polegadas com 30 de ET, ou seja, ja devem ficar "bem" ah face e espaçadores iria dar sarilhos.

Desde ja obrigado pessoal
 
parafusos excentricos é quando a diferença´e muito pouca, tipo 98 para 100, nesse caso é muito não serve, só consegues de 3 maneiras:

- Espaçadores que alteram a furação
- Mandar as jantes abrir nova furação na furação que queres
- Mandar abrir furação nas tuas mangas de eixo ( esta opção no teu caso não deve dar porque a poli onde tem a furação não deve ter espaço suficiente para 5x112
 
Uhm, queria evitar alterar a furaçao das jantes porque sai caro e a ideia destas jantes eh pelo bom preço a que estão.
Os espaçadores acho que iriam meter as jantes muito para fora, será que ficariam ainda dentro dos limites? Isso em ipo e assim da stress não?
Abrir na mangas de eixo ja sei que nao da mesmo.

Sobram poucas hipóteses. Tinha ideia que havia uns pernos que davam para fazer isto. Os excentricos entretanto tb ja li que so da mesmo para pequenas diferenças.

Não sei que decidir neste caso. Qual seria a melhor opção? A mais pratica e barata seria os espaçadores mas serão seguros? Não dará stress na ipo etc... E o receio das rodas ficarem demasiado para fora.
 
Ahah, isso então é que não é opção.
Pessoal que usa os adaptadores, feedback, problemas, riscos, preços, o que usar, etc...

Preciso de saber tudo para fazer ou não negocio das jantes eheh
 
os espaçadores acho que o mínimo é 2cms. sim tem segurança, depende é sempre da qualidade do material.
ipo e operação stop podem te chatear pelos espaçadores, ainda para mais se a jante sair fora do carro.
alterar furação e pintura/calibração de jantes que podem ter empenos ou assim ronda os 150€ que foi quanto paguei por umas já e ao menos andas tranquilo, e um dia para vender, fechas uma porta (5x112) mas abres outra boa (5x100) ou então se der e quizeres mantens as 2 furações
 
Esse valor de 150eur é por jante ou pelas 4?
Pergunto porque me deram o valor de 30eur só para alteraçao da furação por jante.
Pois, 2cm de adaptador deve de ser muito porque as minhas jantes teem 7j de largura e 35 de et, e ficam a meu ver quase no limite do aceitável, e as que estou de olho ja se manda para os 7,5j de largura e 30 de et, ou seja, por si ja vão ficar mais para fora, se levar o adaptador ja deve ficar fora demais.

As jantes não poderam manter 2 furações pelo que vejo mas tens razão, se calhar com as jantes a 5x100, se as quiser vender será mais fácil por ser uma furação mais comum.
Ja agora deixo como referência as jantes que são, sao umas replicas da borbet type A e voltando um bocado atrás, e partindo do principio que com os adaptadores as jantes não saiem para fora, na ipo até pode dar problemas mas nas operaçoes stop não me acredito porque as jantes são muito fechadas e não se iria notar o espaçador, mas sinceramente não é algo que pondere neste momento porque de certeza que fica demasiado para fora.

O ideal seria a furação, só tem o problema que vai encarecerbas jantes.
 
Só a diferença de ET e largura, vão-te fazer as jantes ficar mais saidas aprox. 1,14 cm. Se a isto juntares 2cm do espaçador, dá 3,14cm. É uma questão de medires e ver se cabe.

Uma alteração da furação+pintura na casa das jantes em Braga, são 350€+iva. É também uma questão de veres se compensa.
 
Last edited:
Pois é uma questão de medir, claro que nunca é tão preciso como as por no sitio para ver, mas vai ter de ser assim. Atrás até deve dar, o meu medo é mais ah frente. Mas o melhor vai ser mesmo mudar furação.

Compensar compensa sempre porque é dificil arranjar estas jantes com a furação 5x100 e até 16 polegadas. É raro aparecerem e quando aparecem pedem um valor muito mais alto do que estas custam.

Já temos aqui 3 valores
30eur que me deram só para alterar furaçao
150eur furaçao e pintura (falta saber se é preço por jante)
350eur +iva furação e pintura as 4 jantes

Estou à espera tb de mais valores de furaçao e pintura de um conhecido do vendedor.
Tenho de avaliar bem mas o mais certo é mandar alterar a furaçao e pintar eu as jantes. Logo se vê.

Entretanto vou colocar no meu projecto umas duvidas em relação a este tema.
 
O preço que te dei é da casa das jantes em Braga. Pedi esse orçamento no mês passado porque também tive na mesma dúvida que tu. Para as jantes que eu queria alterar achei que não compensava. No mail disseram-me que esse preço era o valor standard e que pode variar de acordo com o tipo de jante. Também sei que há por aí outras casas que também fazem esse trabalho e o preço é mais acessível.

Se gostas mesmo das jantes e não as encontras na furaçao do teu carro, na minha opinião, das opções que tens esta será a opção mais viável. Os espaçadores trazem muitos inconvenientes.
 
Pois os espaçadores nunca me agradaram muito mas tb não estou dentro do assunto então ponderei mas está fora de questão. O que me chamou mais a atenção foram os pernos excentricos mas para este caso está visto que não é opção. Se bem que pensei que havia outras variantes destes pernos que fossem viáveis.
A solução passa mesmo pela alteração de furação.
Eu nem sei se vão ficar bem no carro mas gostava de ver e gosto da jante em si, depois posso sempre vender e valoriza porque ja vai pintadinha de novo.

Agora é mesmo ver valores, tb pedi na casa das jantes mas ainda não responderam, costumal demorar muito a responder pois mandei um mail e foram quase 15 dias lol agora perguntaram que jante era para darem valores, mas só pedi para a furação.
O vendedor das jantes diz que arranja na ordem dos 30eur cada jante, agora pedi para ver com furação e pintura.
Mas para o negocio compensar o mais certo é fazer só a furação e ser eu a pintar.
 
eu no porto paguei 150€ para alteração de furação de 4 jantes..
mesmo que tenhas de pintar, as ultimas pintar e desempenar as 4 foram 100€.
mas um colega meu alterou a furação e mandou pintar e não chegou a 200€ salvo erro..

mas essas jantes como tem uma tampa não precisas de as pintar porque fica sempre tapado e a partida consegues ter 2 furações
 
Uhm ok,
Eu como disse, só furação o vendedor arranja por 120eur as 4, com pintura ainda não sei mas se for td 200eur avanço.
Elas pelo que me disse nao teem empenos mas o pintar nao seria por causa da furação mas sim por estarem com alguns riscos.

Será que dá para manter as duas furações? É que um dos espaços livres temna rosca da tampa.
 
isso tem de ser eles a te dizer amigo...
quanto a pintura, como elas tem uma tampa que tapa os buracos dos parafusos a partida não precisas de as pintar novamente ;)

as minhas arranjei na rucodel em alfena
 
Já vi no teu projecto as jantes que são. O facto de terem os parafusos tapados, vai-te facilitar bastante a alteração da furação. Provavelmente até será mais barato que os preços que coloquei acima.
 
Sim, ah partida são jantes simples de fazer a alteraçao porque não mexe em nada no design da jante. Tudo se concentra ali dentro da cavidade.
Vamos ver, hoje vou insistir com o vendedor (que me parece ser uma loja de pneus) a ver se ja tem valores para o que pedi.
 
Back
Top