[expert] Alteração motor PD150. :)

Boa noite pessoal.

Pois é venho aqui abrir um tópico para começar o meu pequeno "Projecto" ainda em fase de pré-projecto mas com calma tudo se faz pelo menos tenho aprendido muito e atingido muitos objectivos com a dita calma e paciencia ;-).

Tudo irá ser feito com a condiçao de ser modificações "caseiras" a base é um pd150 todo original.

Objectivo: 280/300cv fiáveis.

Turbo

d2af1ccd2a3edf86a8755d9b6e702f6e-1-3-turbo-mercedes-320-cdi-w210-2359v.jpg


Preciso de aconselhamento neste campo, a pressão desejada será os 2bar estáveis com picos de 2.4 (penso que seja o normal)

Agora temos muita oferta de turbos chamados á "home"

2256v\vk- Vou ter boas baixas correcto? e uma saida agradável em altas.

2260vk audi- Vi algures que era maior a parte quente em relaçao aos provenientes de outras marcas verdade? A linearidade deste turbo é boa? ou vai pecar em baixas?

2359v ou Gt23AMG- Bem este é o turbo para mim de eleição, altas fortissimas correcto? baixas fracas? mas vou conseguir compensar com a arvore de cames alterada certo?


Arvore de Cams

bc_cams.jpg


Ui pois nesta área poucos sei muito menos nos PD sei como funciona qual a função. Nao sei modificar, Mas é igual em todos os motor pd pelo que vi nao há diferenças.

Agora comprar uma arvore de cams ja trabalhada? Vi um no site da prorace alguem me pode dar specs?

Turbo grande sinonimo de poucas baixas, compensa-se com as "cames" tendo um perfil mais virado para a baixa rotação correcto?

O relanti vai ficar muito alterado com esta modificação podem-me indicar?

Injecção

annonce_76262photo1.jpg


Bem temos uma gama disponivel no mercado de bicos muito ampla com varios niveis de performance,

O objectivo nao irá ser gasoleo á toa la para dentro, sabemos bem que até aos 250cv os de origem conseguem fazer.

Mas mais uma vez digo que a fiabilidade tambem é um ponto-chave neste projecto!



Bosio Race 783

Vi que para mais de 250hp os Race783 são mais fiaveis isto em sites estrangeiros é um facto real?

Claro que os mesmos aquando a sua montagem irão ser calibrados e testados para as pressões ideais de funcionamento dos mesmo(queremos que pulverize e não que mije gasóleo claro :p)


Embreagem


clutch_kit_600x570_cv_sachs.jpg


Tenho visto aqui no forum pessoal que faz o reforço da embreagem, mas qual a melhor solução? kevlar, misturas com cobre? Nao sou muito expert em embreagens peço ajuda aos mais afortunados nessa campo.

Volante mono ou bi-massa?


Refrigeradores

intercooler_piping_kit_for_nissan_skyline.jpg


Intercooler-

Eficiencia- 75% ou mais de preferencia.

CFm( air flow) - pois bem o turbo 23amg de origem recomendam 297CFM bom flow com pressões originais, mas ja que estamos numa de aumentar performances, com 310/320CFM.

Bocais- 2inches ou seja 50.8mm medida correta ( para tubagem de 50mm) falamos de um motor 1.9 e queremos o minimo de percas possiveis e nao tubos grandes para o cenário hehe :lol:.

Medidas do intercooler- Espessura 70mm\ Comprimento 500mm \ altura 250mm

Isto são medidas em teoria o flow será o pretendido Nao pode ser menos do que 297CFM se for mais tudo ok.

Mas como digo isto é Teoria!

Radiador de Gasóleo-

7 linhas com um comprimento de 235mm com uma altura de 55mm com uma litragem de 0.14L.

Penso que para gasóleo chega muito bem visto a não querer-mos que a temperatura baixe demasiado :lol:

Radiador de òleo-

Aplicado com termostato para as temperaturas andarem sempre certas 8)

Pensei em pôr de 16 linhas com uma litragem de 0.32L. As alteraçôes iram provocar um sobreaquecimento dos materiais logo o oleo irá sofrer e temos de o ajudar a dissipar calor para manter as suas propriedades de lubrificação.

Radiador de oleo de caixa-

Pois bem alguem ja aplicou? Sabe se dá para aplicar na caixa do pd150? se sim como e feedback sff.

Tubagens

tubos_aco_inox.jpg


Tubagens iram ser feitas em inox ou em aluminio visto nao haver grandes diferenças em relação a dissipação de calor ( Isto na pratica meus caros claro :) ).

Junções em silicone de alta qualidade de preferencia vou optar por uma marca bem conhecida existem uns com tripla camada algo do género que parecem ser muito bons.


O objectivo erá ser manter as tubagens o mais simples possivel para optimizar o fluxo.

Claro que EGR salta fora logo de imediato :clap: tanto a nivel de hardware como software.

Para o bypass do respiro de oleo pensei em por um oil catch can discreta mas isso no momento logo se vê é apenas um promenor.

Escape


how-exhausts-work_large.jpg


Pensei numa linha de 63mm mas como tudo temos um Senão, e aqui a maria ja anda a meter o dedo :twisted:, não gosta de carros barulhentos tambem nao me agrada muito portanto no final irá ter um silenciador oem para manter as coisas menos ruidosas.
E assim temos mais diversão dentro do carro :D hehehehe!

Electrónica

1314175018_65883625_1-Fotos-de--Centralina-Seat-Leon-Toledo-Cordoba-TDI-110-cv.jpg


Vou deixar isso para um expert na matéria :twisted:.

Abraço pessoal vai demorar alguns meses talvez até um ano a realizar tudo isto, mas vai ser muito giro desenvolver tudo isto.

Que haja saúde €uros e vontade e tudo se há-de fazer.:twisted:

Abraço pessoal
 
Last edited:
Esta complicado e de opiniões em relaçao ao material.

Mas é possivel este tipo de potencias com fiabilidade, respeitando os periodos de manutençao com rigor obviamente.

Sim aço no ctx hehe não a muito aqui mas para o ano que vem espero que já haja maquinas jeitosas na zona :)
 
Convém é trocares de caixa,de preferência para a caixa longa da sport.
E acho que so vais ter 'mais' carro para auto-estrada,pois em localidades com curva-contra-curva,penso que os mais pequenos vão te apanhar bem :p
 
mas é isso que estou a tentar idealizar para nao acontecer compreendes?

mas isso temos de magicar na electronica! Vamos ver com calma :).

Caixa nao vai ser problema.

A carroçaria nao vai ser de um ibiza em principio claro :D
 
Com um 2260 ou 23 nunca vais ter umas baixas assim tão boas... o binário máximo desse turbos é só la para as 3000rpm.
Enquanto por exemplo um 17vb é às 2000rpm :)
 
eu acho é que estas a meter a carroça á frente dos bois, arranja primeiro o material todo, começando pelo dito carro ou motor + carroçaria
 
eu acho é que estas a meter a carroça á frente dos bois, arranja primeiro o material todo, começando pelo dito carro ou motor + carroçaria

Não estou, não te preocupes :D

Antes de arranjar o material a que definir qual o melhor conjunto para depois comprar, nao é comprar e depois vender como ja vi muitos.

Por isso e que digo com calma, a pressa é enimiga da perfeição.

Isto é como fazer amor pela primeira vez tem de ser com calma :).

Enquanto isto espero por opiniões do setup parece-me que é mais chat que outra coisa e opinar sobre o setup nada :(.

Abraço
 
Leva o carro a uma empresa muito conhecida(não vou estar a dizer nomes) e eles ate te trabalham o turbo e afins.
Não precisas comprar nada,mas no final tens de pagar e não bufar :)
Assim ate passas os 280/300cv.

Mas haja dinheiro!
 
Back
Top