como afinar geometria do 1749vb

alguem sabe como afinar o actuador da geometria do vb para fazer menos pressao? é afinar de maneira a aumentar ou a diminuir o cumprimento do parafuso do actuador?
 
Last edited:
amigo.. não há vnt1749vb.. deves estar a falar do GT1749vb..

ontopic: não faço ideia, mas vamos ver se alguém que saiba passa por aqui..
 
alguem sabe como afinar o actuador da geometria do vb para fazer menos pressao? é afinar de maneira a aumentar ou a diminuir o cumprimento do parafuso do actuador?

isso mais vale entregares numa casa que perceba.. isso basta um fio de rosca a mais ou a menos para não fazeres a pressão pedida pela eletronica
 
isso mais vale entregares numa casa que perceba.. isso basta um fio de rosca a mais ou a menos para não fazeres a pressão pedida pela eletronica

pois eu quero afinar ligeiramente para fazer ver se consigo po-lo a fazer a pressao pedida, porque está a fazer a mais. Só queria saber para que lado tenho de rodar o afinador :p
 
Isso é feito com uma pistola de vácuo para ficar certinho. A olho é um bocado complicado.
 
A electronica foi afinada para esse turbo ?

sim foi e na altura ficou a fazer a pressao correcta, mas agora passado alguns anos está a fazer mais pressao e como eu tenho o turbo fora porque foi para retificar os colectores, queria aproveitar para abrir um pouco a geometria para baixar 0.1 ou 0.2 bars
 
Se estava a funcionar bem e começou a desviar passado muito tempo é porque de facto algo se passou com a mecânica, mas se retiraste para rectificar os colectores deduzo que tinhas fuga logo esse problema deve ficar resolvido. caso não fique é porque já podes ter algum desequilibrio no veio do turbo e isso não vai lá com afinação da haste de abertura do turbo, só vais andar a estragar o que está bem que é a afinação do turbo.
 
Boas, isso e um enorme erro mexer na tige do turbo porque nao te vai fazer aumentar ou deminuir a pressao do turbo em si mas sim fazer com que tenha mais ou menos lag, esse tipo de regulaçao deve ser sempre feita por uma casa de turbos e nao mexer na tige, caso contrario arriscaste a ter safes pq nao vai mais corresponder ao que e pedido pela electronica

Como disse o F@st pode ser derivado a fuga pelo colector, mas se queres ter a certeza que o teu turbo esta bom ou nao quando mandares rectificar o colector faz o mesmo para o turbo assim nao tens mais duvidas
 
Segui o vosso conselho e levei o turbo a quem sabe e foi afinado la com a pistola de vácuo. Realmente mexer naquilo ia ser mesmo as cegas.
Depois de eliminada a fuga nos colectores e afinado o batente e o tige do turbo fiz o logo das pressões e continua a desviar um pouco, mas nada de especial. A partir das 2200 rpms vai a fazer a mais 0.15 bars até por volta das 3500 que acerta com a pressão pedida. Nada de grave pois nao?

Obrigado pelas vossas ajudas
 
Segui o vosso conselho e levei o turbo a quem sabe e foi afinado la com a pistola de vácuo. Realmente mexer naquilo ia ser mesmo as cegas.
Depois de eliminada a fuga nos colectores e afinado o batente e o tige do turbo fiz o logo das pressões e continua a desviar um pouco, mas nada de especial. A partir das 2200 rpms vai a fazer a mais 0.15 bars até por volta das 3500 que acerta com a pressão pedida. Nada de grave pois nao?

Obrigado pelas vossas ajudas

Perfeitamente normal, até porque tendo andado com fuga já terá um ligeiro desequlibrio, se fosse com desvio a partir das 3800/4000 rpm é que poderia ser mais arriscado, assim tá bom, fizeste bem em afinar isso como manda a lei, possivelmente só c a retificação da fuga já estava corrigido mas assim ao menos ficaste com a certeza.
 
E normal haver sempre devios do que pedes e do que tens, para nao teres esse devio e preciso muitas horas de logs e afinaçoes e claro que existem mais factores que influenciao, mas como dizes nao precisas de te preocupar
 
Back
Top