(Cá está) Eskema de vácuo 110 - bola de vácuo

Boas.
Tou com as "mãos na massa". Estava neste momento a trocar os tubos de vácuo todos, pq o motor tá com falta de "pujança".
Optei pelo mais simples 1º, trocar os tubos.

Os tubos todos foram ligados à "pressão" na oficina pq eu tinha de sair com o carro nakela altura. Ouve coisas q não ficaram bem ligadas.

Já reparei q há coisas q não tao bem ligadas. Nomeadamente tb a bola preta, q não está ligada à N75 (penso q seja a tal válvula com a cabeça branca). Está com um T ligado a outra válvula q n sei o q é. Q fica mmo por baixo do depósito do líquido de refrigeração, q tem 2 tubos fininhos de plástico brancos.

Tb não tenho uma válvulazita de sentido único do Ar, q fica ligada entre a N75 e a outra do lado esq., q penso q é a da EGR.

Por favor, alguém me pode ajudar urgentemente?

Thanks
Abraço
 
Last edited:
Obrigado aki ao amigo DP :kiss: que veio a minha casa com um amigalhaço q tem uma GT-TDi de onde pude fazer o eskema de ligações de vácuo. ;)
Depois faço um eskema todo pipi e posto aki. :D

Tb testei a N75 e tá fdd. De onde saiu já me tinham dito q tava meia marada, mas esta tarde, finou-se de vez... :(

Só me escapou mmo confirmar (pela ref.) se a MAF do 90 e 110 são iguais. :cryy:

Resultado para já:
Mmo com a N75 marada, mas já com os vácuos direitos, depois das 3000rpm, dá um coice geitoso :D Só é pena n ser sempre assim no regime todo :cryy:

Qd tiver tudo impec, digo se tava mais alguma coisa mal.
 
Como prometido aki está o eskema :D

http://melovti.planetaclix.pt/files/vacuo_afn.bmp ( 901kb )

vacuo_afn.bmp
 
és todo xeio de merdas... tas c um moral k exa ***** va andar mto mas enganas-te... deixa a mnha vir p estrada... LOL

esta msmo impec... mto profissionalismo na materia informatica ja pareces eu c os acabamentos, do tipo "...faz-se ou nao se faz, kdo é...é msmo..." LOL
 
Boas!

Alguém sabe se a N80 e a N75 se podem trocar uma pela outra?
Cheira-me que a minha N75 tá a pifar e se desse pra trocar pela outra sempre eram 20 contitos que ficavam na carteira...

Abraços
 
Alguém me tira umas fotozitas para me dizer onde está a N75?
è que eu quero fazer o mesmo, substituir os tubinhos todos, a carrinha está a entrar-me em safemode:(
 
Penso k esta a faltar ai o circuito k vái á ecu....mais um pouco e estas lá
O que vai á Ecu sai do tubo que liga ao IC, e o IC nao está lá representado :D

yamen, tal como disse o Camaleão, o tubo q liga à ECU não tem nada a ver com o sistema vácuo q controla as válvulas, q era do q eu estava a falar.

O sensor MAP (Manifold Absolute Pressure) da ECU (Electronic Control Unit) está ligado directamente à tubagem de admissão, imediactamente antes do colector de admissão (depois do ar passar pelo InterCooler).
Isso é um conceito básico de controlo electrónico do motor.
A medição da pressão absoluta tem de ser feita num local, o mais perto possível dos cilindros, para q esta medição seja o mais próximo posssível, da pressão real que se encontra na câmara de combustão.

Se ouver mais dúvidas postem, tamos todos a aprender. :)
Eu qd colokei o 1º post, não sabia nada deste sistema de vácuo. Nem sabia q existia a N80 :whistle:, nem sabia como tudo isso trabalhava. ](*,) Mas agora sei qq coisa, e quase q sei o eskema de cor :D

Abraço a todos e excelente 2007!!! :weedman:
 
Last edited:
ja tas desenrascado... kem é amigo kem é??

anda la c isso p frt, k atras vem (gente) a DP!... :););)

Bem, se n tivesses trazido o teu colega, eu tava bem fdd...
Obrigadão aos dois :respect:


és todo xeio de merdas... tas c um moral k exa ***** va andar mto mas enganas-te... deixa a mnha vir p estrada... LOL

esta msmo impec... mto profissionalismo na materia informatica ja pareces eu c os acabamentos, do tipo "...faz-se ou nao se faz, kdo é...é msmo..." LOL
Põe-te com m3rdas com os acabamentos, q olha q ainda te ponho a inventar mas é no meu xaruto :D

Obrigado tb a todos pelo apoio :)
 
Last edited:
Alguém me tira umas fotozitas para me dizer onde está a N75?
è que eu quero fazer o mesmo, substituir os tubinhos todos, a carrinha está a entrar-me em safemode:(

Neste tópico, tem uma foto com uma coisa assinalada a vermelho. Um pouco acima, e por cima do servo-freio, tem um suporte dourado com 2 válvulas.
A da eskerda, com fixa azul, é a N80.
A da direita, com fixa preta (q n se vê bem na pic) é a N75.
Essa pic é de um motor de turbo de geometria fixa (talvez 90cv). Se tiveres geometria variàvel, a valvula N75 deve ser semelhante à N80, mas uma das diferenças a olho, é q a "cabeça" da válvua é branca e não preta como a da N80.
Não consegues ver isso nessa foto.

Se realmente ainda precisares da foto q pediste, avisa (por PM se preferires) e diz qual é o teu e-mail q eu tiro uma e mando-te por e-mail.

Abraço
 
Tens toda a razão melovti

O esquema era apenas o k esta lá vacuo

,Mas mete ao menos um manometro pressão turbo no circuito lololol:D

Existe muito pessoal com duvidas e para esclarecimentos:cool:
 
é pá, cum catano, vai com calma :D
tenho mais do q fazer :brilho:

No cafézito até explico, mas n passo a vida a explicar sempre a mma coisa.
De serteza q já alguem aki disse como se faz isso. Kem kiser, q dê uso ao "search".

+/- off topic: :)
O meu verdadeiro projecto nao é a ibiza, este é o carro de trabalho.
Uma vez há uns anos, num forum, dos USA penso eu, um man viu-me a fazer perguntas de mais, e básicas.
Então ele respondeu-me +/- assim (mas em inglês):

Antes de andares a chatear os outros com o q se aprende na escola, se n sabes, aprende 1º o básico, de onde poderás desenvolver, e concluir mt coisa por ti mmo. Perde umas semanas ou uns meses a ler todos os artigos sobre mecânica automóvel e vais ver q no fim o teu conhecimento aumentou significativamente.
Dedica-te a ler o site www.howstuffworks.com
Boa sorte.

Lembro-me de ler isso como se fosse hoje. Pq fikei tão f*** pq na altura levei akilo como se ele me tivesse a xamar de burro.
O q é certo é q fui ao tal site. No meu caso, com cerca de 3 ou 4h de leitura atenta por dia, levei praí 3 meses a ler tudo sobre carros.
Qd começei a ler akilo nem sabia o q eram tempos do motor, nem sabia o q era um pistão.
Agora pronto, pelo menos sei comandar motor do meu pópó :D

N me levem a mal. Mas prefiro e acho mais util ensinar a plantar para poderem cultivar a vss própria comida, do q tar a dar de comer a vida toda. :ideia:

No caso do manómetro é mt simples. Procurar uma entrada onde se possa montar o sensor (ou tubo) do manómetro, o mais perto possivel do colector de admissão.

Abraço
 
Back
Top