Apple - Os recém convertidos

Não há nada pior do que um recém convertido. Desde os zelotas sicários até aos fanáticos religiosos dos nossos dias, foram sempre os recém convertidos que tiveram as atitudes mais extremistas e fanáticas.

ipad2stevejobsapple-c2b3.jpg


Não há nada pior do que um recém convertido à religião da Apple e do seu Deus, Steve Jobs.

Não tenho rigorosamente nada contra o Steve Jobs. É um génio de marketing (mais do que tecnológico) que há muito tempo admiro. Tirando o ZX81, o ZX Spectrum, o Commodore 64 e um PC Amstrad 1512, os primeiros computadores que usei na Faculdade foram Macs (o Classic). Na altura fiz alguns trabalhos numa NeXT workstation (a melhor coisa que o Steve Jobs alguma vez fez e que 20 anos depois continua a ter coisas melhores do que os MacOSX e os Windows que por aí andam). Tenho uma NeXT em casa. Acho que isso diz tudo.

Não tenho rigorosamente nada contra a Apple. É uma empresa fantástica que faz sair produtos de excelência. Uma das empresas de que sou sócio, envolvida no negócio do design e comunicação gráfica, trabalha desde 1996 com Macintosh, desde o tempo dos Quadras e dos Power Macintosh, e correu os modelos todos até aos mais recentes.

O que me chateia são os recém convertidos à "religião" do Macintosh.

Durante anos não se via um Mac numa faculdade. "Por questões de compatibilidade", diziam. "Ao fim e ao cabo, depois nas empresas, é o que se usa". Isto foi a tanga que foram dando. Eram zelotas dos Windows e da Microsoft. Até que o Mac se tornou moda. A partir do momento que se tornou moda "apreciar" o design e a facilidade de uso, que já eram um facto desde a década de 80, começaram os ratos a saltar do barco Microsoft. E agora é ver a proliferação de Macs nas Universidades. E a forma sobranceira como passaram a tratar os colegas que têm um PC com Windows. São uns info-excluídos coitados.

Depois há os convertidos tecnológicos. Sabem alguma coisa mais sobre computadores do que o utilizador normal. E também entraram na moda. Diz-me um no outro dia: "não sabes o que é bom". Um palhaço a ensinar o Padre Nosso ao vigário... E para esses não há mais nada. Só existe a Apple. Durante anos tiraram MCSEs e foram para a fila nas FNAC quando saía a nova versão do Windows. Agora vão para a fila quando sai a última novidade da Apple. Mesmo que seja igual à anterior mas com mais cores.

Ainda piores são os convertidos tecnológicos que sabem bastante mais do que os utilizadores normais. Programadores, administradores de sistemas, etc. Durante anos fizeram cruzadas contra a Microsoft. "Bandidos!". O software era proprietário, as aplicações uma porcaria, eram monopolistas e abusadores. Bom era o Linux, isso sim. Podia ter-se controle total sobre o sistema operativo e sobre o hardware. Mas agora que usam Macs o problema já não existe. A Apple é ainda mais proprietária, mais abusadora e os Macs computadores mais fechados. Mas está tudo bem. Ainda têm a lata de dizer que "não se querem preocupar com o computador, só querem que funcione". Incoerência e falta de moral. Durante anos, o Mac era para os designers, para as meninas e para os básicos. Mas agora já serve. Está na moda. Dá status...

Eu desfiz-me dos dois, dos Windows e dos Macs. Passei a usar Linux em todos os meus computadores (o telemóvel é Android, claro). O que teve uma grande vantagem: quando vêm a família e os amigos pedir suporte técnico à borla posso dizer "Não uso - uso Linux, já não sei como isso funciona". Temos pena.



Sobre o autor

Mário Valente podia ter sido apenas mais um licenciado de informática, mas o seu currículo diz-nos que foi também líder do primeiro ISP privado português (Esotérica), que se dedicou a algumas piratarias (Transpac/PCPursuit) e a algumas passagens por cargos de chefia (ITIJ, no Ministério da Justiça, e Personalis). Pelo meio ainda arranjou tempo para servir ao balcão e tocar guitarra em bares. Entrado na ternura dos 40, cortou o cabelo e começou a dar aulas na Universidade. Em paralelo, criou a empresa Maverick e passou a dedicar-se ao investimento em novas ideias de negócio no setor das tecnologias.
 
Na faculdade da minha namorada, juntam-se grupos dos mac ... e têm a mania que são mais que os outros... que cambada de otários :mad:
 
E tenho um Mac book Pro, é melhor que um PC com Windows? Sim é, para trabalho de edição, video, fotos, musica etc, mas nunca substitui o PC por completo.
E isso que esse senhor diz, nao liguem que é dor de coto :rolleyes::rir:
BTW, Linux é grande SO!
 
Falo por mim e nc experimentei Linux...
sempre tive pc e entrei no mundo do trabalho á 4 anos e para o meu oficio(arte finalista/ilustrador/designer gráfico) o mac é uma excelente maquina de trabalho!
1º tive um imac, agora onde trabalho existe 3 imacs,3 g5 e 1 g4...
em casa tenho pc mas quando puder terei um mac book pro ou um imac mas apenas pela minha profissão!
mas não digo mal de sistemas operativos...apenas que o mac como ferramenta de trabalho supreendeu-me!
 
Eu tenho linux, e umas virtualizações dos Sistemas Operativos mais comuns... Windows e Mac. Assim não sou excluído, tão depressa tou a usar Mac, como tou a usar o Windows como derrepente passo pó Linux.

Mas tenho que reconhecer, que os Macs são bonitos...
 
Dou razão ao desabafo do Sr Mário Valente, muitos aderem às soluções Apple porque tá na moda.....
É preciso é entender bem esse desabafo, pois é dirigido a quem apenas usa essas soluções e não aproveita nem metade das suas capacidades, e apenas compram para ter o tal "status", para mostrarem ao resto do povo e apesar de apenas usarem um mac para navegar na net, já apregoam que não existe nada melhor que um mac.....
Mas meus amigos......isso está em todo o lado e acontece em qualquer tipo de bens e material de consumo...
O mesmo não se passa com os automóveis??? casas?? vestuário??? até animais de estimação??? Quanta gente tem carros, casas etc. e nem sequer aproveitam o potencial máximos desses bens? compram porque está na moda.....dá status.....gajos que compram Range Rover, Cayenne que se desviam dos buraquinhos e nem sequer pisam uma estrada de terra??...é po status....

Agora vem a real situação....incomoda-me que esses gajos apenas o façam po satus??? Não......não me incomoda minimamente.....gostaria de os ter óbviamente e até seria marcado de um gajo que apenas tem po satus....Mas fod*sse...não me incomoda que os outros tenham melhor que eu, quando se cagarem para a vidinha e as posses dos outros serão certamente mais felizes......vão pensar nas formas de realmente conseguirem atingir uma vida material melhor.
Um Fiat Punto levava-nos ao destino na mesma......mas não é a mesma coisa ir de Seat Ibiza FR... Vou agora abrir tópicos a falar do pessoal que acaba de tirar a carta e tem logo um Ibiza FR, um Audi, Vw novo para desbundar??? Não.....porque não me incomoda....e quando essas situações nos incomodam corremos o risco de ser e ficar frustrados....
Vou ficar incomodado por eu ter tido o meu Ibiza Fr aos 26 e o meu vizinho ter um Audi TT mal tirou a carta?? não....apenas fico incomodado a preocupar-me com formas de chegar a esse patamar.....

Se calhar vou chegar aos 40 como o senhor Mario Valente, e elaboro um texto a demosnstrar a minha insatisfação com o mundo e como as coisas rolaram....pois como o senhor Mario Valente, secalhar não aproveitei as minhas aptidões......em vez de andar atráz de gajas, tocar Rock n Roll, bebedeiras e muitos enrolados, poderia ter ido à busca, seguido as minhas aptidões, seguramente lutar por implementar as minhas capacidades e aí sim realmente fazer a diferença, inovar....talvez o Mario seria hoje em dia um Steve Jobs, um Bill Gates, um Larry Page ou um Sergey Brin...

Não deixo de dar razão ao seu texto......mas já que esta consciência social de status material, capitalismo, anti-monopolio, pelo Mario Valente, veio ao de cima, ficava-lhe muito melhor, pelo seu curriculum fenomenal e inovador em Portugal, elaborar textos sobre soluções de Investigação e Desenvolvimento,
debates sobre criação de soluções informáticas/tecnológicas que o nosso país bem precisa.
 
Ricardo, esperando que não interpretes mal o facto de EU ter colocado aqui o texto, eu concordo plenamente contigo..

eu não tenho, porque não me enche as expectativas a nível técnico. E como nao trabalho com edições de vídeo/som não preciso.. alias, ofereci um iPhone 4 a minha namorada e ando de HTC Hero da "pré-historia" lolol já não e topo de gama nem nada que se pareça mas continua a fazer muito mais, tecnicamente, que um iPhone 4..

Agora, eu sou o primeiro a dizer que, se teem dinheiro e gostam pelo aspecto, acho muito bem que comprem! so estão a gerar negocio e ainda bem que não gostamos todos do mesmo! comprando estão a pagar empregos, etc..

So critico e o facto de muitos fazerem créditos para comprarem um telemóvel quando não teem qualquer necessidade em te-los e comprarem APENAS para dizerem que teem.. e a realidade e´ que com esta "realidade", pelo menos os iPhones já perderam completamente o seu sinal de status.. pelo menos na minha opinião estão extremamente vulgarizados.. mas se gostam, por mim tudo bem :)
 
Dou razão ao desabafo do Sr Mário Valente, muitos aderem às soluções Apple porque tá na moda.....
É preciso é entender bem esse desabafo, pois é dirigido a quem apenas usa essas soluções e não aproveita nem metade das suas capacidades, e apenas compram para ter o tal "status", para mostrarem ao resto do povo e apesar de apenas usarem um mac para navegar na net, já apregoam que não existe nada melhor que um mac.....
Mas meus amigos......isso está em todo o lado e acontece em qualquer tipo de bens e material de consumo...
O mesmo não se passa com os automóveis??? casas?? vestuário??? até animais de estimação??? Quanta gente tem carros, casas etc. e nem sequer aproveitam o potencial máximos desses bens? compram porque está na moda.....dá status.....gajos que compram Range Rover, Cayenne que se desviam dos buraquinhos e nem sequer pisam uma estrada de terra??...é po status....

Agora vem a real situação....incomoda-me que esses gajos apenas o façam po satus??? Não......não me incomoda minimamente.....gostaria de os ter óbviamente e até seria marcado de um gajo que apenas tem po satus....Mas fod*sse...não me incomoda que os outros tenham melhor que eu, quando se cagarem para a vidinha e as posses dos outros serão certamente mais felizes......vão pensar nas formas de realmente conseguirem atingir uma vida material melhor.
Um Fiat Punto levava-nos ao destino na mesma......mas não é a mesma coisa ir de Seat Ibiza FR... Vou agora abrir tópicos a falar do pessoal que acaba de tirar a carta e tem logo um Ibiza FR, um Audi, Vw novo para desbundar??? Não.....porque não me incomoda....e quando essas situações nos incomodam corremos o risco de ser e ficar frustrados....
Vou ficar incomodado por eu ter tido o meu Ibiza Fr aos 26 e o meu vizinho ter um Audi TT mal tirou a carta?? não....apenas fico incomodado a preocupar-me com formas de chegar a esse patamar.....

Se calhar vou chegar aos 40 como o senhor Mario Valente, e elaboro um texto a demosnstrar a minha insatisfação com o mundo e como as coisas rolaram....pois como o senhor Mario Valente, secalhar não aproveitei as minhas aptidões......em vez de andar atráz de gajas, tocar Rock n Roll, bebedeiras e muitos enrolados, poderia ter ido à busca, seguido as minhas aptidões, seguramente lutar por implementar as minhas capacidades e aí sim realmente fazer a diferença, inovar....talvez o Mario seria hoje em dia um Steve Jobs, um Bill Gates, um Larry Page ou um Sergey Brin...

Não deixo de dar razão ao seu texto......mas já que esta consciência social de status material, capitalismo, anti-monopolio, pelo Mario Valente, veio ao de cima, ficava-lhe muito melhor, pelo seu curriculum fenomenal e inovador em Portugal, elaborar textos sobre soluções de Investigação e Desenvolvimento,
debates sobre criação de soluções informáticas/tecnológicas que o nosso país bem precisa.

Muito bem dito!!!
 
E só te das com malta que tem mac? e dizes mal dos que tem outro sistema operativo?
se não, o meu comentario não era pra ti :lol:

Claro que não! Dou-me com toda a gente e também tenho um PC Windows em casa para alguns programas (poucos e de rara utilização) que não tem compatibilidade em Mac.

Mas só tenho bem a dizer do Mac! :p Não dá para jogar grandes jogos, mas isso também é coisa que não costumo fazer (jogar). Não dá problemas nenhuns (virus e coisas assim), é super rápido (tanto a ligar como a "navegar" por pastas), tem o essencial... E os programas da Adobe (Photoshop, etc) funcionam melhor aqui :b
 
Ricardo, esperando que não interpretes mal o facto de EU ter colocado aqui o texto, eu concordo plenamente contigo..

eu não tenho, porque não me enche as expectativas a nível técnico. E como nao trabalho com edições de vídeo/som não preciso.. alias, ofereci um iPhone 4 a minha namorada e ando de HTC Hero da "pré-historia" lolol já não e topo de gama nem nada que se pareça mas continua a fazer muito mais, tecnicamente, que um iPhone 4..

Agora, eu sou o primeiro a dizer que, se teem dinheiro e gostam pelo aspecto, acho muito bem que comprem! so estão a gerar negocio e ainda bem que não gostamos todos do mesmo! comprando estão a pagar empregos, etc..

So critico e o facto de muitos fazerem créditos para comprarem um telemóvel quando não teem qualquer necessidade em te-los e comprarem APENAS para dizerem que teem.. e a realidade e´ que com esta "realidade", pelo menos os iPhones já perderam completamente o seu sinal de status.. pelo menos na minha opinião estão extremamente vulgarizados.. mas se gostam, por mim tudo bem :)

Não, tranquilo...não me estava a referir na cena de "abrir este tipo de tópicos", ao teu tópico....mas sim ao tópico/artigo de opinião criado pelo Mario Valente, que deveria ter um pouco mais de auto-controlo e não publicar um pouco dessas opiniões. E atenção que apenas o condeno no sentido que
pela posição que tem, tanto de empreendedor como professor, este desabafo dele deveria ser mais informal/pessoal, não uma afirmação declarada.


Cumps
 
pra que um mac??? Eu instalei o Sistema operativo do mac no meu laptop normal :p e faz o mesmo que os macs fazem, a diferença é... a paleta :D
 
Back
Top