joão barbosa, é muito grave um cliente gastar 250€ em peças desnecessárias não é? quando o custo das peças correctas são ínfimas... que eu saiba o ricardo santos veio aqui com o seguinte sintoma: "se puxar um bocado pela 5º às vezes a mudança salta fora". Ele não falou em arranhar!
quem entende o funcionamento de uma caixa de velocidades, sabe que a anilha sincronizadora serve apenas para acoplar a manga (que joga no cubo e é puxada pelo garfo) ao carreto conduzido de forma aos entalhes da manga engrenarem nos entalhes do carreto conduzido para a mudança poder ser engrenada suavemente sem arranhar. Logo a única e exclusiva função da anilha sincronizadora é de engrenar uma mudança corretamente sem arranhar! O que faz com que a manga não saia do lugar (e a mudança não salte) são as três chavetas que são montadas entre o cubo e a manga e os aros que são montados de uma certa forma (cuidado ao montar os aros) no interior do cubo para fazer pressão de dentro para fora correctamente às chavetas.
quanto ao caso do ricardo santos, acho lamentável um mecânico que pega no serviço (supostamente quando pega tem de saber o que faz) fazer as seguintes situações num caso de saltar a 5ª mudança num 6k2:
- dizer ao cliente que tem de trocar a anilha sincronizadora quando pelos vistos a 5ª velocidade entra sem arranhar e fazer o cliente gastar 50€ à toa;
- dizer que tem de trocar também o carreto da 5ª (não mencionou qual pois a 5ª tem 2 carretos, um com menos dentes no veio primário e outro com menos dentes no secundário que neste caso é o carreto condutor) obrigando a um gasto suplementar de mais 200€;
Tudo isto demonstrou um grande desconhecimento por parte do mecânico que numa situação destas devia tirar o conjunto carretos/garfo/manga lateralmente, analisar se existe alguma peça partida e se não existir trocar as 3 chavetas que custam menos de 1 euro cada uma (já comprei há algum tempo e na época custavam até menos de 50 cêntimos cada uma) na vw e os aros que são também baratos.
Cuidado também a quem faz estes serviços que a manga da 5ª tem apenas uma posição, marquem sempre isso para nunca se esquecerem do lado correcto. Se a manga for montada ao contrário a 5ª nem entra devido à parte dos entalhes internos da manga da 5ª velocidade estarem apenas virados para um lado e ao contrário não deslizam nas chavetas. Não tirem o veio de alinhamento dos garfos! Esse veio tem de ficar sempre, se o tirarem poderão ter de abrir a caixa para alinhar o veio aos garfos. Nem empurrem o veio para dentro que aquilo tem uma mola na ponta e depois ele salta do lugar!
joão barbosa, quanto ao teu caso tu é que sabes, estás a tratar da tua caixa é da tua responsabilidade. acalma-te que aqui está calmo e sempre teve. até tens muita coisa que eu disse que te pode ajudar. continuo a dizer que o ricardo santos vai ser "roubado"!
cumps