anilhas sincro. da caixa ibiza 6k2/opiniao caixa

bom dia o meu problema é o seguinte, adquiri um ibiza 6k2 á pouco tempo e á uma semana para cá se puxar um bocado pela 5º ás vezes a mudança salta fora. em conversa com o pessoal disseram que deve ser a anilha sincronizadora que fica entre a 4º e a 5º. uma vez vi uma conversa que ao tirar a roda do lado do condutor fica-se a ver o "cu" da caixa e atraz dessa tampa encontra-se o carreto da 5º. a minha duvida é se dá para trocar a tal anilha sem ter de tirar a caixa fora ou se dá para o fazer atraves dessa tampa? agradeço uma ajuda sábia, obrigado

Last edited:
boas, axas que se afinar o selector pode resolver? aquilo desafina assim com o tempo? é que ao inicio não fazia e agora faz mais frequentemente. já agora qual a maneira de afinar esse selector?

Leva isso a auma oficina que fazem-te isso n demora mt, é simples, pode ser n custa nada tentar ...

podem me dizer se para trocar a caixa de um ASV por uma tdi 90 é so tirar uma e montar a outra ou é preciso alterar mais alguma coisa? ja agora qual o motor que traz a melhor caixa?

falei agora com o mecanico e ele disse que podia dar pra trocar sem tirar a caixa fora e mandou me encomendar uma anilha sincronizadora e o carreto da 5º só que o preço do carreto e da anilha fica ao preço de uma caixa em 2º mão. carreto quase 200€ e anilha 50. que sorte do *****

boas, estou com um problema identico tambem fui saber preços e realmente não compensa arranjar a caixa actual. ja tive a ver caixas usadas na sucata mas vejo o pessoal a falar em caixas DUK e ASD mas não encontro essas referencias. vi uma caixa de um AFN mas a parte dos tirantes dos cabos e o contra-peso são muito diferentes a unica igual á minha era uma de um bloco AGR 90cv mas unica ref que encontrei foi isto:EKU 15050 64 0474?? na minha caixa so encontro isto: EKW 18 129 37 1060.

boas , ja resolves-te o problema? eu ja andei a investigar e a desmontar como não tenho paciencia para esperar pela disponibilidade do mecanico resolvi por mãos á obra. a tua 1º duvida confirmo, dá para ter acesso ao carreto e anilha sincronizadora atraves da tampa lateral da caixa. dá uma olhadela nisto:
m8kb.jpg

o que está a vermelho é tudo o que se consegue ver tirando essa tampa. no meu caso tinha a peça 11(carreto da 5º), 12(anilha sincronizadora) e 15 (sincronizador) danificadas agora só me falta arranjar o material e por maos á obra.

lol, isso quando a mudança salta fora em andamento não são as anilhas sincronizadoras mas sim as chavetas que já estão gastas. o sintoma de quando o problema é das anilhas sincronizadoras é de arranhar quando se metem as mudanças. e trocar o carreto completo para quê? lol. além disso num 6k2 nem é preciso tirar a caixa de velocidades fora para fazer isso, basta abrir a tampa lateral do lado esquerdo e está lá o carreto da 5ª à vista... relativamente à figura anterior basta trocar as peças 13 e 14, são duas 13 e três 14 que resolve esse problema. mas se quiserem gastar dinheiro à toa comprem os carretos e as anilhas sincronizadoras!!! isto anda bom para gastar dinheiro!!! toca a encher que o estado apoia!!!

eu to a falar daquilo que desmontei á 2h atras e antes de saltar ficava tipo a arranhar e saltava o caso dele ate pode ser mais simples e ninguem disse que ia comprar tudo novo á marca. ve la se te acalmas senhor gozão

joão barbosa, é muito grave um cliente gastar 250€ em peças desnecessárias não é? quando o custo das peças correctas são ínfimas... que eu saiba o ricardo santos veio aqui com o seguinte sintoma: "se puxar um bocado pela 5º às vezes a mudança salta fora". Ele não falou em arranhar!
quem entende o funcionamento de uma caixa de velocidades, sabe que a anilha sincronizadora serve apenas para acoplar a manga (que joga no cubo e é puxada pelo garfo) ao carreto conduzido de forma aos entalhes da manga engrenarem nos entalhes do carreto conduzido para a mudança poder ser engrenada suavemente sem arranhar. Logo a única e exclusiva função da anilha sincronizadora é de engrenar uma mudança corretamente sem arranhar! O que faz com que a manga não saia do lugar (e a mudança não salte) são as três chavetas que são montadas entre o cubo e a manga e os aros que são montados de uma certa forma (cuidado ao montar os aros) no interior do cubo para fazer pressão de dentro para fora correctamente às chavetas.
quanto ao caso do ricardo santos, acho lamentável um mecânico que pega no serviço (supostamente quando pega tem de saber o que faz) fazer as seguintes situações num caso de saltar a 5ª mudança num 6k2:
- dizer ao cliente que tem de trocar a anilha sincronizadora quando pelos vistos a 5ª velocidade entra sem arranhar e fazer o cliente gastar 50€ à toa;
- dizer que tem de trocar também o carreto da 5ª (não mencionou qual pois a 5ª tem 2 carretos, um com menos dentes no veio primário e outro com menos dentes no secundário que neste caso é o carreto condutor) obrigando a um gasto suplementar de mais 200€;
Tudo isto demonstrou um grande desconhecimento por parte do mecânico que numa situação destas devia tirar o conjunto carretos/garfo/manga lateralmente, analisar se existe alguma peça partida e se não existir trocar as 3 chavetas que custam menos de 1 euro cada uma (já comprei há algum tempo e na época custavam até menos de 50 cêntimos cada uma) na vw e os aros que são também baratos.
Cuidado também a quem faz estes serviços que a manga da 5ª tem apenas uma posição, marquem sempre isso para nunca se esquecerem do lado correcto. Se a manga for montada ao contrário a 5ª nem entra devido à parte dos entalhes internos da manga da 5ª velocidade estarem apenas virados para um lado e ao contrário não deslizam nas chavetas. Não tirem o veio de alinhamento dos garfos! Esse veio tem de ficar sempre, se o tirarem poderão ter de abrir a caixa para alinhar o veio aos garfos. Nem empurrem o veio para dentro que aquilo tem uma mola na ponta e depois ele salta do lugar!
joão barbosa, quanto ao teu caso tu é que sabes, estás a tratar da tua caixa é da tua responsabilidade. acalma-te que aqui está calmo e sempre teve. até tens muita coisa que eu disse que te pode ajudar. continuo a dizer que o ricardo santos vai ser "roubado"!
cumps

Last edited:
Back