Ajuda urgente sff

Tópico em 'Dúvidas, problemas e soluções' iniciado por GeoForce, 6 Jun 2009.

  1. GeoForce

    GeoForce

    Desde:
    1 Jun 2009
    Mensagens:
    8
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa noite,

    Preciso da vossa ajuda pois meti-me numa embrulhada e quase ia pegando fogo ao carro :S
    Hoje estive a limpar uma parte do compartimento do motor e para tal, desmontei o reservatório de água, bobine e desliguei também os fios da ignição que ligam às velas para limpá-los. Depois de fietas as limpezas voltei a ligar tudo, mas o carro não pegou... insisti mais uma ou 2 vezes mas o carro parecia engasgado. Quando insisti a 3ª vez, desatou a sair uma fumarada branca do compartimento do motor. Desliguei imediatamente o carro e os cabos da bateria e quando fui ver o que originou o fumo, vi que um fio pequeno tinha derretido completamente ficando apenas o "cobre".
    A bobine que tenho tem a ficha central que liga ao distribuidor com um cabo "idêntico" ao que liga o distribuidor às velas. Depois tem 2 bornes, em que um diz 15 + e o outro 1 -. O 1- tenho ligado ao distribuidor e o 15+ está ligado a um fio castanho que penso eu deve vir da chave de ignição. Tenho ainda um outro fio (o que derreteu) que está a fazer "terra" na base da bobine (está entre a base da bobine e o chassis).A minha dúvida é: será que liguei mal os fios á bobine? Eu tenho quase a certeza que quando desliguei os fios, tinha o fio castanho ligado ao polo 15+ e o preto à terra". Será que fiz confusão e liguei os fios ao contrário fazendo com que a corrente fosse para "terra" e o cabo de terra tivesse ligado à bobine, originando um curto circuito? Alguém que perceba do assunto me consegue ajudar?
    É que por azar tenho o carro enfiado na garagem no piso -2 e não há reboque que lá entre :s E segunda-feira preciso do carro para ir trabalhar...

    Fotos da bobine:
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Agradeço desde já a vossa ajuda e fico a aguardar uma resposta

    Cumps Nuno
     
  2. julinho

    julinho

    Desde:
    10 Fev 2009
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    0

    boas!!!!!
    devias começar por pegar num busca polos e veres qual o fio qye traz corrente para a bobine,assim ja nao te enganas a ligar....
    mas pelos sintomas que acabaste de referir,pensso que ja queimaste essa bobine......
     
  3. GeoForce

    GeoForce

    Desde:
    1 Jun 2009
    Mensagens:
    8
    Gostos Recebidos:
    0
    Obrigado pela dica.
    Hoje de manhã fiz o teste com o multímetro primeiro com a bateria desligada para verificar se estava tudo bem com a bateria. Registou 12,6V o que é bom sinal. Depois liguei o cabo da bateria e sem meter a chave na ignição verifiquei qual dos 2 cabos que ligam à bobine é que passava a corrente, e foi aí que verifiquei o meu erro. O cabo que derreteu é o cabo que passava corrente e que eu liguei à terra :S Enquanto o cabo de terra foi ligado à bobine. Já com os cabos ligados no sítio certo rodei a chave na ignição para ver a reacção. As luzes do painel acendem todas bem, mas quando dou à chave, o carro não pega... parece que está engasgado.
    Será que a bobine queimou, ou será o cabo que por ter derretido, está a fazer massa noutro lado qualquer?

    Agradeço desde já a vossa ajuda
    Cumps Nuno
     
  4. GeoForce

    GeoForce

    Desde:
    1 Jun 2009
    Mensagens:
    8
    Gostos Recebidos:
    0
    Ao fim de 1 dia em coma o Ibiza voltou a renascer :)
    Arranjei através da net um contacto de um mecânico/electricista que fazia desenrascanços aos fds.
    Só tenho uma coisa a dizer do rapaz: 6 estrelas. Ligámos ao rapaz, 20minutos depois tava ele no Cacém para ver o problema do Ibiza. Detectou o problema, basicamente era o fio que liga a ignição à bobine que tava completamente queimado e derretido, mas por sorte não derreteu outros fios. Passou um fio novo, meteu novos terminais e depois foi só pegar com ajuda de cabos pois a bateria descarregou. Depois de terminado o trabalho eléctrico, ainda me deu um toque no carburador e meteu o carro a trabalhar como eu nunca tinha ouvido, com um trabalhar regular e suave. Por fim ainda me arranjou um tubo de refugo de combustível que estava a vazar bastante. Ficou ainda de me afinar os platinados noutro dia. Tudo isto e pediu-me um preço que até fiquei 0.o. Posso dizer que por 3 horas de trabalho, e mesmo eu tendo-lhe pago o dobro do que ele pedia, não gastei 40 euros.

    Se alguém estiver a necessitar de um mecânico/electricista aconselho vivamente, e qq coisa é só mandarem-me PM que eu dou o contacto dele.

    Cumps Nuno
     

Partilhar esta página