[ajuda] Ressonância às 2000RPM.

Boas pessoal, venho mais uma vez pedir a vossa ajuda.

O meu carro faz uma pequena ressonância e uma leve vibração na faixa das 2000 RPM em todas as velocidades. Essa ressonância traduz-se num barulho idêntico a um barulho de escape furado. Só se ouve este barulho quando o motor está em esforço, ou seja, ao acelerar. Acima das 2100 RPM e abaixo das 1900RPM deixa de se ouvir.

Já andei a ver se teria algo solto ou algumas peças de metal a bater, mas aparentemente não.

O que poderá originar esta ressonância? Embraiagem?

Durante algum tempo andei com uma transmissão esquerda com uma homocinética lixada e que transmitia bastante vibração ao carro. Terá danificado algum rolamento da caixa enquanto andou assim?

O carro é um Ibiza 6K2 SDI. A embraiagem é monomassa.

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.
 
Last edited:
Só fazia barulho creio eram 60km/h e outra 80km/h(este foi o mais forte), estava em rotações baixas e nem me lembro das RPMs mas fazia rotações exatas e fazem essa ressonância.

Para não estar enganado que não seja igual o meu, estar parado e na faixa 2000RPM faz-se essa ressonância?
 
Não amigo. Parado e acelerando não faz nada. Só com o carro em andamento e em esforço. Em desaceleração, por exemplo ao descer também não faz.
 
Não tinha associado a isso. Amanhã vou testar isso. Se for dos rolamentos à partida, terei folga e barulho ao rodar a roda, certo?

Diz-me só uma coisa, o barulho dos rolamentos não deveria aumentar com a velocidade e fazer ressonância também com o carro desengatado?
 
Sim tens que rodar a roda e tambem tentar abanar dos 4 lados(esq.,dirt.,cima e baixo) na roda.
O barulho aumenta em certas velocidades, o meu fazia aos 60km/h, desaparece mais de 60km/h e voltou fazer mais barulho aos 80kmh e mais de 80kmh desaparece.
E estar desengatado, não consegui manter a velocidade pois a estrada é mais plana e com curvas.
 
Boas Bruno, hoje levantei o meu carro e os rolamentos das rodas não aparentam ter folgas. Parece-me no entanto haver uma pequena folga no diferencial... Há uma folga que me parece excessiva ao andar com a roda para trás e para a frente. Se forçar a transmissão esquerda para cima e para baixo junto à caixa, ela anda para cima e para baixo cerca de 0,5mm. Não sei se isto é normal:confused:. Alguém me sabe confirmar?

Desconfio que por ter andado algum tempo com a transmissão esquerda a fazer vibração, possa ter danificado os rolamentos das luvas da caixa.
 
Last edited:
Mexeste aonde, nos braços ou na ponteira mesmo ao pé da caixa? Se for na ponteira de ter folga na caixa não é normal tem que ser mesmo á justa.
E só é normal a ponteira de ter pequena folga para sair ou entrar na caixa pois tem anilha á volta da ponteira que ja está dentro do diferencial.
 
Mexi na transmissão mesmo encostada à caixa. Puxei para cima e para baixo e tem uma pequena folga. Cerca de 0,5mm. A folga parece-me estar no rolamento do diferencial.
 
Lá vai ter que ser. Como está a chegar a revisão. Vou aproveitar e pedir para me verem isso.

Obrigado pela ajuda Bruno.

Um abraço.
 
Back
Top