[Ajuda] Manete Ibiza 6L

Boas Pessoal, secalhar não será este o melhor sitio para eu postar a minha dúvida, mas será possivel alguem me dizer como fazer para trocar uma manete de velocidades de um Ibiza 6L?

Obrigado e cumprimentos para todos.
 
Boas, ;)
tiras a base do fole, essa base esta fixa por encaixe, em cima tem dois encaixes moveis, se colocares as maos por cima no fole vais ver que sentes umas cenas quadradas puxas para cima!
dps é so levantar o fole até chegares á bracadeira que segura a manete!

Tenho a impressao que havia um tutorial aki algures no forum!
faz um search;)

um abraço[[]]
 
era mesmo isto k eu keria saber...
a explicação nao ta má, mas diz me so, tens k tirar entao antes da manete, akela parte toda em "pele" !!!
keria saber ao certo como se monta antes de dar cabo de algo :ideia:
kem ja montou manete num 6L, eu tenho um sport, comprei a um user aki do forum uma manete cupra, keria montar...kem ja tiver a experiencia é melhor...
no entanto ando a procura no forum tambem por algum topico k diga como é ;)
abraços
 
Boas,
ja fiz essa operação, é simples, secalhar a explicação em cima não esta muito perceptivel...

faz assim, puxa para cima os plasticos do FOLE, ele desencaixa.
dps sobes o fole até chegares a onde a manete esta fixa.
e é so sacares a braçadeira da manete e colocares a nova e fazer o inverso!

mas olha que ha ai uma braçadeira de plastico que prende o fole em cima para fica junto á manete, essa braçadeirazeca por vezes custa a meter de novo, mas com paciencia vai lá!!!

abc[[]]
 
Boas,
ja fiz essa operação, é simples, secalhar a explicação em cima não esta muito perceptivel...

faz assim, puxa para cima os plasticos do FOLE, ele desencaixa.
dps sobes o fole até chegares a onde a manete esta fixa.
e é so sacares a braçadeira da manete e colocares a nova e fazer o inverso!

mas olha que ha ai uma braçadeira de plastico que prende o fole em cima para fica junto á manete, essa braçadeirazeca por vezes custa a meter de novo, mas com paciencia vai lá!!!

abc[[]]

aaah.........
é isso... :clap:
muito bem, era o k pensava entao...nao tem nada k saber, é so jeito!
ja tive a ver umas fotos aki dum topico k mostra essa tal abraçadeira k prende a manete...desde k nao dê cabo de nenhuns encaixes, quando puder trato disso :D
e obrigado, ajudou muito :respect:
abraço :cool:
 
ja montei a minha...bruuutal... :drool:
ficou mesmo muito bem...
user tavares 5* k ma vendeu :clap:

ja foi aki dito, mas é mais um exemplo de kem a montou para os k ainda nao montaram e terem o meu feedback da troca e do processo:

1º - retirar o fole, constituido pos 2 partes plasticas, uma junto ao cinzeiro mais a frente e outro mais perto do punho do travao de mao, k tudo, vem junto com a "pele" k faz parte do fole. a frente, tem uns encaixes faceis de retirar, apenas é preciso geito e força sem exagerar ate ceder (pa um gajo como eu k tem sempre um grande coeficiente de cagasso pra nao dar cabo de nada, foi facil, sai bem ;); o pedaço de plastico de traz, antes de se puxar o fole todo fora, empurra-se um pouco pra frente no sentido do cinzeiro, pra k estes tais encaixes saiam, e ta o fole ca fora )

2º - puxar pele do fole e fole pra cima, com a manete ainda encaixada.

3º - tamos perante o ferro k liga o selector da caixa, à manete e 2 anilhas: uma liga a manete em si ao ferro, e outra segura a pele a manete.

4º - a anilha metalica nao abre, so esgaçando, e nao é facil, vi-me negro pra tirar akilo (pk nao keria estragar nada mais uma vez e tava ali xeio de cuidados, depois vi k so ia la com meios mais arrojados :D), ou seja, tem uma saliência onde se mete uma xave de fenda, ou um alicate de pontas, ou kk coisa k entre por ali e ir abrindo a anilha ate ficar folgada, se a partirem (como me aconteceu) nao ha crise pk na nova manete tem uma nova, em principio.

5º - anilha fora, manete solta, é so puxar pra cima, rodando ligeiramente, ela vai saindo na boa.

6º - trocar a 2ª anilha de plastico da manete antiga pra nova, e junto disso a pele e o fole, como estava antes cuidado pra manete ficar virada po sitio certo.

7º - voltar a meter, apertando a anilha com um alicate de azulejos, nao sei se se xama torquês, mas é o melhor pro efeito.
faz muita força, tambem nao é facil apertar anilha, mas vai la...nao ando no ginasio e apertei :rir:
depois encaixar o fole, 1º a parte de traz k encaixa no sentido do travao de mao, e depois a parte da frente, pousam no local onde fica fixa, e carregam nos encaixes debaixo da pele do fole, por cima da pele, claro, sao uns quadrados k se apercebem logo, é so carregar k eles fixam.

8º - ta pronto e fica muito cenario... :respect:

espero k tenha sido esclarecedor...muito paleio, mas paciencia...:D
abraços
 
Back
Top