Ajuda - Duvida Bateria, Alternador???!!!

Boa dia a todos...
O Meu Seat Ibiza 6j de Janeiro de 2009 com 170000Km, na passada semana, não pegava, já esperava q isso fosse acontecer mais cedo ou mais tarde, porque para além de ainda ser a de origem, ao ligar o carro, a luz da Bateria ja ficava 1/2seg ligada depois de o carro estar a trabalhar e ao pegar já se notava alguma preguiça em arrancar.
Liguei uns cabos para ele trabalhar e desloquei-me a uma oficina para colocar uma Nova. Na Oficina disseram-me que a bateria ainda deveria estar boa, porque naquela "bolinha"/Mostrador na própria bateria ela ainda estava verde. Então fui embora e depois de parar o carro quando fui para o ligar novamente ja não havia carga suficiente para arrancar. Voltei a ligar o carro com os cabos e desta vez coloquei uma nova. A antiga era de 65 Amperes e lá na oficina como não havia igual colocaram de 75. A partir dai, o carro pega muito bem sem problemas, mas apareceram outros problemas como ao virar a direcção, ao ligar algum mecanismo como o desembaciador ou outro botão qualquer os faróis piscam imenso, as luzes do habitáculo também piscam, ate com o acelerar do carro em relentim elas mudam a intensidade. Outro problema verificado é que de vez em quando o relentim do carro fica acelerado, ou seja, ele normalmente trabalha abaixo das 10mil rotações e de repente passa para as 10mil e fica assim a trabalhar acelerado.
A duvida é a seguinte: Será que é da bateria ser de amperagem diferente? será que o alternador ta fanado e não regula a intensidade da Bateria?, até porque como disse no inicio a bateria antiga tinha indicação verde que significa que ainda estava boa...

Alguém me pode Ajudar??

Obrigado a todos...

João
 
visto que ja mudas-te a bateria, deves ter algum problema no alternador ou entao num cabo de massa... verifica o aperto dos cabos da bateria e o de massa junto a chapa...

depois tens algures por aqui um topico para fazeres uns testes com um voltimetro....
basicamente com o carro desligado deves ter a volta de 12.4 - 12.6V na bateria, e depois de o meter a trabalhar deve estar a 14V
 
Aposto mais no alternador não ter o regular de tensão bom. A outra bateria descarregou porque o alternador não a estava a carregar. Experimenta o que o Striker disse. Mede a tensão na bateria com o carro desligado e depois vê se o valor aumenta com ele ligado.
Ao contrário do que muita gente pensa, a "luz da bateria" diz respeito ao alternador e não à bateria :)
 
Last edited:
Deve ser o regulador de tensão do Alternador... esse topico que o striker falou onde ta n encontro :/
Alguém sabe preços do regulador de tensão do alternador?

Obrigado
 
Troquei o regulador do meu 6k há coisa de 1 mês. custou à volta de 15€. Com mão de obra ficou em 75€ :(
 
O alternador todo acho que é coisa para entre 300 a 500, dependendo do carro. Pois 1,5 horas de mão de obra + IVA é caro :(
 
O alternador todo acho que é coisa para entre 300 a 500, dependendo do carro. Pois 1,5 horas de mão de obra + IVA é caro :(

Possa, até estou com medo de ir a Seat Sexta Feira...
Quais os riscos de andar assim com o carro? o que me mete mais confusão é o facto de ele andar acelerado, com o relentim sempre nas 10mil rotações excessivamente acelerado...
 
O maior risco de andar assim é ficares outra vez apeado por descarregares a bateria novamente :p
o ralenti estar acelerado pode ou não ser por causa disso. Se estiveres com uma tensão por exemplo de 10V por causa disso podes ter sensores a ler mal, como o da temperatura, o que faz com que o carro fique acelerado. Podes ir à seat à vontade, desde que não mandes trocar o alternador todo :p
 
O maior risco de andar assim é ficares outra vez apeado por descarregares a bateria novamente :p
o ralenti estar acelerado pode ou não ser por causa disso. Se estiveres com uma tensão por exemplo de 10V por causa disso podes ter sensores a ler mal, como o da temperatura, o que faz com que o carro fique acelerado. Podes ir à seat à vontade, desde que não mandes trocar o alternador todo :p

Sexta Feira já dou novidades do tamanho do €strago lol
 
Segundo o ETKA não há placa de diodos de substituição. Por isso, na SEAT mudam-te o alternador todo!
Vai a um bom electricista auto que fica mais barato e ficas melhor servido! E se for a placa de diodos, ele substitui.

Sent from my ST25i using Tapatalk
 
Back
Top