Àgua Radiador Suja

PedroSouza

Sócio ibizaClubPT
Sócio ibizaClubPT
Boas pessoal.

È o seguinte.
À cerca de meio ano, reparei que a água do vaso de expansão estava laranja, parecia ferrugem no circuito.
Fiz a lavagem do circuito, e ficou tudo bem. Passado uns 2 meses, estava igual.
Pensei:" Lá tinha uns restos de ferrugem, se fizer lavagem outra vez, ficará bem, lá fiz a lavagem de novo.
Ontem reparo na água, está ainda pior que das outras duas vezes. Já não acredito que seja o circuito sujo.
Devido á pressão exagerada que as tubagens ficam, sempre que puxo pelo carro, leva-me a crer que a junta tem fuga, daí a ferrugem e a pressão nos tubos.
Estarei correcto?

Agradeço desde já a ajuda.

Obrigado
 
Não poderá conter ainda no radiador e radiador de sofagem?é comum..

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Não poderá conter ainda no radiador e radiador de sofagem?é comum..

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

Poderá ser Pedro, vou tentar de novo lavar o circuito.

Desde já agradeço a ajuda.

Mais opiniões pessoal?
 
E nas próprias tubagens de borracha também .se mudares isso é barato

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
no meu Ibiza saquei o radiador de água pois tava cravado de ferrugem , troquei vaso , e consegui por 35 € comprar ostubos todos da agua sem nenhum bocado de ferrugem e meti anticongelante da whurt

ve não tens muita ferrugem no sistema, se não aconselho a trocares o que indiquei

abraço
 
Não percebi essa observação xD

Tás quase a dizer que o anti-congelante tá fora do prazo :p

Já usei 2 diferentes e acabam todos da mesma cor!!!

Anti congelante foleiro,


No outro dia comprei comprei da febibilstin equivalente a g13 a 5euros 1, 5l ou 2l "sem certezas" concentrado
 
verifica se tubos de borracha estao com ferrugem agarrada as paredes. quando limpei o meu circuito ate os tubos de borracha estavam com uma especie de crosta de ferrugem e tambem aproveite e troquei o radiador que tbm tinha ja um ponto de ferrugem(mini fuga).

mas cuidado com as limpezas aos circuitos depois aparecem as fugas... no meu caso no dia seguinte dei logo por elas, foram duas relas e o radiador da sofagem que ficaram "limpos demais" lol. aproveitei e troquei tambem o radiador que tbm tinha ja um ponto de ferrugem(mini fuga).

agora tenho practicamente o liquido sem ferrugem. so tenho é o vaso um pouco sujo.
 
verifica se tubos de borracha estao com ferrugem agarrada as paredes. quando limpei o meu circuito ate os tubos de borracha estavam com uma especie de crosta de ferrugem e tambem aproveite e troquei o radiador que tbm tinha ja um ponto de ferrugem(mini fuga).

mas cuidado com as limpezas aos circuitos depois aparecem as fugas... no meu caso no dia seguinte dei logo por elas, foram duas relas e o radiador da sofagem que ficaram "limpos demais" lol. aproveitei e troquei tambem o radiador que tbm tinha ja um ponto de ferrugem(mini fuga).

agora tenho practicamente o liquido sem ferrugem. so tenho é o vaso um pouco sujo.

Se trocas te isso tudo aconselho A mudar o vaso também!é barato

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
LImpa isso mas nao da forma como fazes ... há um produto especifico para limpar o circuito que se mistura no radiador e depois do processo de limpeza concluido é só meter anticongelante em termos ...

Mas se for a junta não ves agua a desaparecer ou agua no carter pela vareta ou no vaso oleo ???
 
Pedro, para conseguires eliminar totalmente a ferrugem, terás de lavar várias vezes o circuito.

Eu no meu fiz da seguinte forma:

Abri o tubo que referes e meti-lhe àgua com alguma pressão até deixar de sair ferrugem.
Depois enchi o circuito com àgua da torneira.
Liguei o motor até abrir o termostato, deixei circular um bocado a àgua no circuito e esvaziei novamente.
Depois enchi com àgua destilada.
Voltei a Ligar o motor até abrir o termostato, deixei circular um bocado a àgua no circuito e esvaziei novamente.
Só depois enchi o circuito. Como ia lavar novamente meti apenas 1L de anticongelante, aferindo com àgua destilada e deixei andar um mês.

Repeti isto 3 vezes e na última lavagem coloquei a porporção correcta de anticongelante.

Tem o cuidado de ao lavares, colocares a soufagem no máximo de temperatura para a àgua circular também pelo radiador da soufagem. Aconselho-te também a usares o anticongelante da VW, preparado com àgua destilada. Pelo que me informaram é melhor que os anticongelantes de marca branca.
 
Last edited:
Atenção! se querem lavar o circuito nunca coloquem agua normal. nem para limpar nem para nada. Fica sempre nos depósitos e depois é obvio que acontece... Deixar correr com agua destilada e depois anti congelante minimanete bom.. até ficar bom.. depois g12!
 
Agradeço desde já toda a ajuda que me deram.

Com certeza deve ser o radiador que está cheio de ferrugem por dentro, e saco as tubagens todas fora e dou-lhes uma limpeza valente.

Muito obrigado a todos.

Abraço
 
Atenção! se querem lavar o circuito nunca coloquem agua normal. nem para limpar nem para nada. Fica sempre nos depósitos e depois é obvio que acontece... Deixar correr com agua destilada e depois anti congelante minimanete bom.. até ficar bom.. depois g12!

Sim, sem dúvida que se for tudo feito com àgua destilada ainda melhor. Mas a lavagem inicial, tem de ser feita com muita quantidade de àgua para eliminar a ferrugem encrustada.
 
A ferrugem encrustada só irá sair depois de muitas lavagens. tiras a agua, deixas correr agua destilada até sair limpa..
Convem tirares a peça que segura o termostato para limpares do vaso até ao bloco e depois limpares á parte o radiador. sai limpo, ligas os tubos, enches e andas uns tempos... quando tiver suja votlas fazer o mesmo...
 
Back
Top