6K2 - Ajudem lá o novato

Boa tarde pessoal.
Sou o novo proprietário de um Ibiza 6K2 ASV 110cv 2 lugares... É o meu primeiro carro e tenho andado sempre em cima do bicho, vou encontrando aqui um defeito ou outro, mas pronto... Não é um carro novo, comprei com 280.000Km, que pelo menos parecem ser reais(nacional e histórico de revisões), então venho à procura da vossa ajuda para entender se os defeitos que eu encontro são defeitos, ou feitio e se já vos aconteceu o mesmo, como resolveram...
Bem, a primeira coisa que fiz quando comprei o carro(sem garantia, sem revisão) foi fazer uma revisão a fundo por descargo de consciência, ou seja - Óleo motor, filtro ar, habitáculo, óleo e gasóleo, fluído do radiador, correia de distribuição e alternador...

- Desde essa revisão por vezes vem uma chiadeira da correia(suponho que do alternador). É de ser nova? É que levou tensor e correia.

- A trepidação do carro ao relanti... Nada do outro mundo mas é incómodo. Já ouvi dizer que pode ser da bomba ou dos apoios do motor, sugestões?

- Borrachas do para-brisas(que vedam as portas do carro e vão até ao fundo do vidro para-brisas) ressequidas e partidas... Isto é reparável? Sai cara a brincadeira? :/ Mais a borracha que fica no fundo do para brisas(que devia escoar a água para aquelas calhas no compartimento do motor) está descolada do vidro na parte por cima da centralina e do lado do passageiro, é grave?

- Hoje encontrei umas pingas dentro do carro(lado do passageiro), tirei a tampa por baixo do porta-luvas e só encontrei umas pingas pequenas... Já vos aconteceu parecido? Eu já lavei o carro e não aconteceu nada disso... Ontem choveu torrencialmente e apareceram aquelas pingas(nada de especial que nem deu para humedecer o tapete, foram só mesmo pingas).

- Duas fichas por baixo dos bancos desligadas. Que raio?

- Quando estou a fazer uma manobra e rodo o volante ao máximo para a esquerda(acho) dá um estalo algures na direção... Isto acho que é feitio mesmo, mas fica aqui no ar a pergunta.

- Os bancos também sofrem de um feitio estranho(é o 3º ibiza seguido onde entro e isto me acontece), é dificílimo ajustar os bancos e tem de se andar com toques para ele ficar preso no sítio, além de que os bancos abanam um pouco.

- E o que mais me incomoda... Se andar com o carro em velocidade baixa, nota-se que o carro "salta" de um dos lados... Como se um dos pneus tivesse um "papo". Mas só noto em 1ª ou mesmo em velocidades tipo abaixo de 10km/h.

É pá, desculpem lá a parede de texto, até posso estar a exagerar e tudo, mas dêem um desconto, é o meu primeiro carro, saiu-me caro e fico preocupado com tudo.
Abraços
 
boas amigo.. eu nao tenho nenhum 6k2 mas tive 6k e tenho 6l e pelos meus conhecimentos vou tentar ajudar-te...

1º a chiadeira pode ser apenas a correia que esteja larga nos tensores, e necessite de ser esticada.. se tiver esticada algo ai estará mal montado e pode ter danificado a correia.

2º a tremedeira pode ser realmente os apoios do motor. tenta verificar o estado dos mesmo e se sao originais.. pois senao forem podes por... pois a pessoal que compra apoios na concorrencia e depois como sao mais rijos e isso fica com essa tremedeira estupida e incomoda...

3º as borrachas do tejadilho que falas tem reparaçao mas pelo que ouvi ja dizer sao carotas.. mas reparavel.. ja a do fundo do para-brisas tambem é reparavel basta apenas tirar e comprar as molas novas caso nao tenha nenhum suporte partido.. senao podes tentar procurar um numa sucata ou mesmo novo que nao custumam ser caros.

4º os bancos isso e devido as calhas terem umas borrachas no sitio onde faz encaixar nos buracos da calha e muita das vezes essas borrachas tao velhas e ressequidas e acabam mesmo por partir criando essas folgas e custar por vezes a correr.

5º tentar realmente verificar se nao tens nenhum pneu ovalizado ou isso pois os sintomas que descreves é isso..

espero ter-te ajudado ;)
 
O Red Desire já te respondeu práticamente a tudo de forma correcta.

Respondo-te apenas à questão dos estalos da direcção. Notas esse estalo a fazer manobras com a direcção toda virada? Isso são os rolamentos da roda que deslizam ligeiramente na manga de eixo. É um defeito comum nos carros do grupo VAG da época do 6K e 6K2. Se trocares os rolamentos vai-te deixar de fazer esse estalo durante algum tempo, mas depois de alguns km vai-te voltar ao mesmo. Contudo, aconselho-te a verificar se existe folga no rolamento, e se existir, aí sim, troca-los.
 
boas amigo.. eu nao tenho nenhum 6k2 mas tive 6k e tenho 6l e pelos meus conhecimentos vou tentar ajudar-te...

1º a chiadeira pode ser apenas a correia que esteja larga nos tensores, e necessite de ser esticada.. se tiver esticada algo ai estará mal montado e pode ter danificado a correia.

2º a tremedeira pode ser realmente os apoios do motor. tenta verificar o estado dos mesmo e se sao originais.. pois senao forem podes por... pois a pessoal que compra apoios na concorrencia e depois como sao mais rijos e isso fica com essa tremedeira estupida e incomoda...

3º as borrachas do tejadilho que falas tem reparaçao mas pelo que ouvi ja dizer sao carotas.. mas reparavel.. ja a do fundo do para-brisas tambem é reparavel basta apenas tirar e comprar as molas novas caso nao tenha nenhum suporte partido.. senao podes tentar procurar um numa sucata ou mesmo novo que nao custumam ser caros.

4º os bancos isso e devido as calhas terem umas borrachas no sitio onde faz encaixar nos buracos da calha e muita das vezes essas borrachas tao velhas e ressequidas e acabam mesmo por partir criando essas folgas e custar por vezes a correr.

5º tentar realmente verificar se nao tens nenhum pneu ovalizado ou isso pois os sintomas que descreves é isso..

espero ter-te ajudado ;)
Obrigado amigo, ajudou bastante :D

O Red Desire já te respondeu práticamente a tudo de forma correcta.

Respondo-te apenas à questão dos estalos da direcção. Notas esse estalo a fazer manobras com a direcção toda virada? Isso são os rolamentos da roda que deslizam ligeiramente na manga de eixo. É um defeito comum nos carros do grupo VAG da época do 6K e 6K2. Se trocares os rolamentos vai-te deixar de fazer esse estalo durante algum tempo, mas depois de alguns km vai-te voltar ao mesmo. Contudo, aconselho-te a verificar se existe folga no rolamento, e se existir, aí sim, troca-los.
Obrigado pela resposta, de facto já o Golf IV faz a mesma coisa... Aquilo é mesmo feitio :/

Bem, obrigado aos dois, ajudaram bastante!
Já agora, deixo-vos aqui o ponto de situação.
- A chiadeira vinha da Polia do alternador, já está tudo fino :D
- O carro levou pintura cinza por cima da amarela original... Só que foi trabalho feito pelo Zé da esquina.
- As borrachas partidas/ressequidas do para-brisas queria mudar antes do Inverno, não vá o diabo tecê-las...

- Quanto à trepidação dentro do habitáculo vs apoios do motor, os apoios são os de origem da Seat, provavelmente estão a dar o berro. Eu queria MESMO meter os de origem porque realmente toda a gente se queixa dos da concorrência... Mas ainda assim alguém já exprimentou os da Billstein?
- Ontem na AE ia a 100km/h em 4ª, puxei um bocado(anda sempre em cidade, até foi para abrir um bocado as goelas e limpar o carvão), e às 3000 o carro "cortou", parece que morreu completamente durante 1 segundo e voltou logo a puxar, mas acho que foi em safe mode até casa(a trabalhar em seco, sem turbo). Já li por ai válvula N75, MAF...
 
Também pode ser geometria do turbo presa por andar sempre em cidade . Vai insistindo mais com ele a ver se algo muda.
 
Pois, os estalos penso que não seja normal.
E se puxares mais as rotações nas velocidades anteriores? Tenta dar 100kmh em 3@.
 
Faz em quarta porque demora mais tempo a subir a rpm e dá erro, provalvemente tens erros de desvios de pressão, ( podem ser positivo ou negativo ). Pode ser n75, ou mesmo geo presa por carvão, mas tb pode ser outras causas.
Eu tenho um 6k, uso apoios de motor da swag e fazem o serviço perfeitamente.
 
Boas pessoal.
Chegou o cabo e fiz o diag com o VCDS Lite, dei umas voltas pela estrada para forçar o safe mode também.
Com o carro parado tive logo um erro:
P1155 - Manifold Pressure Sensor (G71): Short to Plus (Sensor MAP nas couves? Não faço a mínima)

E o erro do safe mode:
P1150 - Charge Pressure - Control Deviation (N75?)

Por incrível que pareça foram os únicos erros acusados. E agora, por onde começo a procurar?
 
Boas. Quantos aos erros nao sei. Mas em questao das borrachas se forem igual as da 6k tenho a solução pra ti. Envia pm. Abraço
 
Back
Top