1.4 TDI - Problema ao ligar

Olá a todos,

Tenho um Ibiza 1.4TDI com 170000Km, e apareceu-me o 1º problema... :mad:

No final da semana passada começou a pegar mal, e quanto mais tempo fica parado, pior. De um dia para o outro é quando fica pior, mas se tiver parado 1 hora também não trabalha em condições.

Quando dou á chave, o motor fica logo a trabalhar, no entanto fica meio aos soluços e com um trabalhar um irregular e deita um bocado de fumarada cinzenta (nem mto clara nem escura). Após uns 30 segundos a trabalhar e a andar, fica a funcionar bem e nem se nota nada. Pucha bem, anda bem, os consumos andam no mesmo....

Alguem já passou por algo identico ou tem alguma ideia do que possa ser???


Obrigado :ideia:
Luis Miguel
 
Pela descrição deve tar a trabalhar a 3 cilindros...

:D:D:D:D

...é isso faz um diagnostico no vag-com e ja ficas a saber que se passa c a criatura ;)

abraço
 
isso deverá ter algo a ver com o alternador
bateria nas couves ou alternador não está a trab devidamente
 
bateria ou alternador não sei se será... após 30 segundos +- ligado e já anda bem....

Estou a ver se consigo comprar o cabo vag-com 607, mas não encontro sitio perto de Lisboa para o comprar.

Alguma sugestão?


Abraço
 
estive a ler melhor a descrição q deste...

disse alternador/bateria pq tive um peugeot que se estivesse mtas horas sem ligar (tipo de um dia pro outro) era mto lixado pô-lo a trabalhar e era o alternador que nao carregava devidamente a bateria devido ao acumulador de tensão ou qq coisa assim.

ao dar à chave,a potência necessária para o motor de arranque não era suficiente e o carro ligava mas a custo e ficava a deitar fumo e com um trabalhar inconstante... assim q trabalhava uns 20seg regularizava.
mas se mexeste na distribuição recentemente pode ter ficado fora de ponto mas com essa kilometragem nao me parece.. é como te digo aponto para o alternador
 
Finalmente consegui fazer o auto scan com o vag-com e deu 2 erros:

---------------------------------------------------------------------
VAG-COM Version: Release 311.2-N
Chassis Type: 6L - Seat Ibiza
Scan: 01,02,03,08,09,15,17,19,37,44,46,56,69
-------------------------------------------------------
Address 01
Controller: 045 906 019 BG
Component: 1,4l R3 EDC 0000SG 5180
Coding: 00102
Shop #: WSC 06402
1 Fault Found:
16685 - Cylinder 1 Misfire Detected
P0301 - 35-00 - -
Readiness: N/A
-------------------------------------------------------
Address 09
Controller: 6Q1 937 049 D
Component: 0000 BN-SG. 1S34
Coding: 00012
Shop #: WSC 06402
1 Fault Found:
01054 - Power Supply Relay: Terminal 30 (J317)
28-00 - Short to B+
---------------------------------------------------------------------

2ª Feira vou marcar a ida á SEAT.... Vamos ver o que dá. :mad:
 
queixou-se de um cilindro... ve as velas...

e tens um relé marado aparentemente, um electricista ve-te isso td a partida...

depois diz o resultado mas eu mudava as velas, pede a alguem k tenha igual para n comprares antes de teres a certeza ;)
 
boas!ja tive um problema do genero com o meu manco e tinha apenas 50 mil klm !!teve tres dias parado e quando fui para lhe pegar ele pegou todo maluco e foi abaixo depois dei outra vez ao arranque e parecia q o motor estava descomandado sem compressao insisti durante dois minutos mais ou menos sempre a dar-lhe e la pegou todo maluco mas depois estabilizou!!conclusao tuchas descarregadas, mudei oleo meti 10/40 e ate agora nao tive mais stress usava 5/30.nao sei se o teu problema tera alguma coisa a ver com o meu mas ficas com mais uma experiencia !! abraço
 
boas!ja tive um problema do genero com o meu manco e tinha apenas 50 mil klm !!teve tres dias parado e quando fui para lhe pegar ele pegou todo maluco e foi abaixo depois dei outra vez ao arranque e parecia q o motor estava descomandado sem compressao insisti durante dois minutos mais ou menos sempre a dar-lhe e la pegou todo maluco mas depois estabilizou!!conclusao tuchas descarregadas, mudei oleo meti 10/40 e ate agora nao tive mais stress usava 5/30.nao sei se o teu problema tera alguma coisa a ver com o meu mas ficas com mais uma experiencia !! abraço

Que eu saiba...o oleo recomendado para os 1.4 TDi pd75 ...não é esse...
Geralmente costuma-se usar um 5w40 com norma 505.01 ...
 
Bem, neste momento o motor está em reparação. Tinha 2 segmentos marados num cilindro, 1 partido e outro agarrado. Felizmente não é necessário rectificar nada. :D Ainda vou ver também se as tuchas estão ok.
Assim que o manco estiver a rolar, faço aqui o relatório do que se passou, bem como da assistência que tive em duas casas onde fui.

Abraço e obrigado a todos pelas dicas :whistle:
 
não terá sido por causa do óleo que andaste a usar?

se a seat/Vw recomendam o uso de óleo com a norma 505.01 por alguma razão deverá ser!
 
não terá sido por causa do óleo que andaste a usar?

se a seat/Vw recomendam o uso de óleo com a norma 505.01 por alguma razão deverá ser!

Nops, sempre usei óleo com a norma 505.01, tratei de fazer as mudanças nos Kms correctos (de 15000 em 15000Km) e mudei sempre o filtro na mesma altura.
 
Back
Top