Volante treme ao travar - ajuda!

Boas pessoal!
Desde há algum tempo tenho vindo a notar um aumento da vibração do volante ao travar. Acontece quer os travões estejam frios ou quentes e apenas noto quando tenho de dar um bocado mais de pressão no pedal do travão.
Claro que pensei que devem ser os discos empenados (mas eu nem travo em cima de buracos ou lombas e nunca os molhei mais a quente ](*,)](*,)) mas fiquei na duvida pois não noto qualquer tipo de vibração no pedal do travão.
Será que os discos ligeiramente empenados não causariam uma vibração também no pedal do travão (é que não sinto mesmo nada)??
Será que alguém me podia dar umas opiniões??
Abraços
 
resp

boas
olha esse problema que tens pode ter origem diferente ao que eu vou dizer mas é sempreuma opiniao...

se fossem discos empenados, tal como tu dizes e bem, terias que sentir vibraçoes no pedal...

penso entao que..

má calibraçao das rodas
direçao com folga (msmo que muito minima pode ser suficiente)

penso que mais do que isto é estranho...

ja agora...

ao curvar ouves algum tipo de estalinhos???

abraço
 
Boas Bizy.
Pois, eu não tenho mais nenhum sintoma além da vibração ao travar mais a fundo.., por isso é que não sei bem para onde me virar.
É que de resto está tudo perfeitinho, não ouço qualquer tipo de estalido ou reação anormal na direção, tanto a deixa-lo andar como a puxar o carro vai sempre direitinho, calibração em principio penso n ser visto que o carro não vibra nada quer seja a 20Km´s como a 180...
Direção com folga????? Não sei bem quais os sintomas mas a verdade é que a unica coisa anormal que tenho vindo a notar é mesmo o aumento de vibração no volante quando travo exerço mais força no pedal de travão:confused:
Abraço e obrigado pela resposta;)
 
Boas,

Pela descrição parecem discos empenados....
Com os discos empenados não sentes quealquer vibração no pedal, apenas no volante.

Se os discos ainda estiverem como uma boa espessura vai a uma oficina boa e pede para tos rectificarem montados na viatura. Fica excelente e evita qualquer tipo de vibrações provenientes dos travões....

Abc
FS
 
Jante empenada...

certifica-te que não bateste em algum passeio ou buraco com mais força.

Se o volante treme, sem qualquer efeito no pedal do travão, e se efectivamente deixa de tremer a uma certa velocidade, então é mesmo jante empenada!

Se tiveres jantes em aluminio é bastante facil empenar (mesmo com 5 braços). Toma atenção a isso porque podes criar folgas na caixa de direcção e é uma coisa ainda mais dispendiosa!
 
Boas pessoal!
Desde há algum tempo tenho vindo a notar um aumento da vibração do volante ao travar. Acontece quer os travões estejam frios ou quentes e apenas noto quando tenho de dar um bocado mais de pressão no pedal do travão.
Claro que pensei que devem ser os discos empenados (mas eu nem travo em cima de buracos ou lombas e nunca os molhei mais a quente ](*,)](*,)) mas fiquei na duvida pois não noto qualquer tipo de vibração no pedal do travão.
Será que os discos ligeiramente empenados não causariam uma vibração também no pedal do travão (é que não sinto mesmo nada)??
Será que alguém me podia dar umas opiniões??
Abraços

boas
isso pode ser:
-disco empenados
- jantes danificadas
-pneus estragados

no meu caso eu tinha as jantes e os pneus tive de comprar td novo.
fikou td bom.
 
Bem pessoal, obrigado a todos pelas opiniões;)
Jantes empenadas n são pois nunca toquei no que quer que seja com elas ou sequer andei a fazer "TT" com o ibiza:D, até porque é o q digo, só sinto ligeira vibração na direção ao clicar mais a fundo no travão, em tudo o resto está perfeito..., e sendo assim devem ser mesmo os discos empenados.:(

FTSA, obrigado pela ajuda, por acaso nunca tinha ouvido falar em tal e vou procurar alguém que saiba ou tenha experiencia para mo fazer (se souberes de algum sitio onde saibas que o trabalho é bem feito por favor diz-me, ou aqui no topico ou por pm);):respect:

Obrigadão!
 
Rectificar montados? Ele para o rectifiarem no torno mecanico ou no cnc tem de os tirar fora.
Cumps

pois mas isso é o método básico....:D
existe um aparelho que fixa o cubo da roda e que faz girar os discos. Essa máquina possui um sistema que permite efectuar uma rectificação lenta do disco...
Algumas oficinas possuem esta máquina. Conheço muitas mas acho que na SEAT não têm.
A rectificação, com esta máquina, deve ser feita em várias passagens, o mais leve possiveis, até apanhar a 100% a área do disco.
 
Bem pessoal, obrigado a todos pelas opiniões;)
Jantes empenadas n são pois nunca toquei no que quer que seja com elas ou sequer andei a fazer "TT" com o ibiza:D, até porque é o q digo, só sinto ligeira vibração na direção ao clicar mais a fundo no travão, em tudo o resto está perfeito..., e sendo assim devem ser mesmo os discos empenados.:(

FTSA, obrigado pela ajuda, por acaso nunca tinha ouvido falar em tal e vou procurar alguém que saiba ou tenha experiencia para mo fazer (se souberes de algum sitio onde saibas que o trabalho é bem feito por favor diz-me, ou aqui no topico ou por pm);):respect:

Obrigadão!

Não sei se têm essa maquina na SEAT. Liga para lá e pergunta ao chefe de oficina... pode ser que ele saiba o que isso é :rir::rir:

Atenção que isto só é possivel se os discos ainda estiverem com uma boa espessura. Como isto dá trabalho e demora algum tempo, eles tentam logo vender discos novos....
 
Bem pessoal, obrigado a todos pelas opiniões;)
Jantes empenadas n são pois nunca toquei no que quer que seja com elas ou sequer andei a fazer "TT" com o ibiza:D, até porque é o q digo, só sinto ligeira vibração na direção ao clicar mais a fundo no travão, em tudo o resto está perfeito..., e sendo assim devem ser mesmo os discos empenados.:(

FTSA, obrigado pela ajuda, por acaso nunca tinha ouvido falar em tal e vou procurar alguém que saiba ou tenha experiencia para mo fazer (se souberes de algum sitio onde saibas que o trabalho é bem feito por favor diz-me, ou aqui no topico ou por pm);):respect:

Obrigadão!


tens em amarante tal...MCoutinho
eles la retificam discos...
e fica-t perto
mas aviso-t ja, que da ultima vez...
isso dava tanto trabalho q eles preferiram meter uns novos :rir:


mas se fores la...
deixa uns recubados da regua la... ao meu cuidado , que eu depois vou buscar :rir:
 
Esse é que é o problema é que por vezes como aquilo demora muito tempo (é preciso dar várias passagens) fica mais barato meter discos novos....
Mas tens de falar com o Chefe de oficina, porque enquanto a maquina trabalha o mecânico não precisa de estar lá meia hora a ver o disco a girar!!!! :D

Uma coisa te garanto, fica melhor que novo.


PS: http://equipamentos.lusilectra.com/PDF/DA 9000.pdf
Neste pdf dá para quem nao conhece ver em que é que consiste a maquina.... sorry mas a unica que arranjei é de pesados. ponham o zoom a 10% e já fica parecida com a dos ligeiros :)


Abc
FS
 
Last edited:
Back
Top