Ventoinha sempre a disparar

Boas pessoal,

Tenho um Ibiza 6J e gostaria de vos expor um problema que tem sido recorrente há já algum tempo. É o seguinte: ultimamente, cada vez que ligo o carro e faço uns 10 Km, a ventoinha dispara. Não é sempre mas sim uma a grande maioria das vezes. Ora isto não é o arrefecimento normal do carro pois este fenómeno (à falta de melhor palavra) pode também acontecer ao fim de 100 metros, pelo que o carro ainda não teve tempo de aquecer. Outra coisa que também é estranha e está sempre relacionada com esta coisa da ventoinha, é o assistente de mudanças (aquelas setas que aparecem no computador de bordo a indicarem se devemos subir ou descer a mudança). Quando este problema acontece, o assistente pede sempre para reduzir a mudança quando, em condições normais, não o faria.

Não sei como é com os vossos (creio que deve ser igual) mas, ao relanti (completamente parado em ponto-morto), o carro costuma fazer cerca de 700 RPM. Contudo, quando lhe dá este atrofio, começa faz cerca de 1000 RPM e, lá está, com a ventoinha sempre a trabalhar.

Alguém já passou por situação semelhante ou poderá, por experiência, saber do que se trata?

Obrigado desde já.

Abraços!

Gustavo
 
isso acontecia igual a um amigo meu com um A3 2.0tdi. quando a rotação subia ao relantim as ventoinhas disparavam logo. desde que ele mudou a bateria esse problema desapareceu o que foi estranho..
 
Não será a regeneração da FAP? É que isso é sintomas claros de regeneração.

Deixa isso ao relantim durante um tempo para fazer a regeneração do inicio até ao fim. Caso torne a acontecer, novamente, então deve de ser necessário fazer a manutenção da FAP. ;)
 
Não será a regeneração da FAP? É que isso é sintomas claros de regeneração.

Deixa isso ao relantim durante um tempo para fazer a regeneração do inicio até ao fim. Caso torne a acontecer, novamente, então deve de ser necessário fazer a manutenção da FAP. ;)

Olha, na volta tens mesmo razão. Vou experimentar fazer isso. Por acaso tens ideia de quanto tempo mais ou menos devo deixar o gajo ao ralenti?
 
isso acontecia igual a um amigo meu com um A3 2.0tdi. quando a rotação subia ao relantim as ventoinhas disparavam logo. desde que ele mudou a bateria esse problema desapareceu o que foi estranho..

Pois, são esses os sintomas. A bateria não sei se é... por motivos profissionais sou obrigado a deixar o carro parado durante 3-4 semanas e quando lhe dou à chave, pega logo. Luzes de bateria também nunca se acenderam... Vou experiementar a sugestão do ankjay
 
Eu apontaria para a regeneração do FAP, alguns carros até têm no manual uma indicação para fazeres "x"KM a "x"rotação" para que ele termine a regeneração com sucesso.
 
Num 1.3ddis que tive (não deve de ser muito diferente), demorava uns 15 min. Se demorasse mais que esse tempo ia dar uma volta com ele assim devagar e a rotação constante (1.500/2000rpms). Quando voltava ao spot já estava tranquilo e nas rotações que é suposto estar. :)

Caso volte a acontecer novamente faz a mesma coisa, pois pode não ter regenerado na totalidade. Se voltar a acontecer passado logo pouco tempo, aconselho a fazeres manutenção a isso (normalmente adicionam liquido de regeneração na FAP). :)

Se queres acabar com isso, supressor de FAP e desligar isso eletronicamente. Hehe
 
Num 1.3ddis que tive (não deve de ser muito diferente), demorava uns 15 min. Se demorasse mais que esse tempo ia dar uma volta com ele assim devagar e a rotação constante (1.500/2000rpms). Quando voltava ao spot já estava tranquilo e nas rotações que é suposto estar. :)

Caso volte a acontecer novamente faz a mesma coisa, pois pode não ter regenerado na totalidade. Se voltar a acontecer passado logo pouco tempo, aconselho a fazeres manutenção a isso (normalmente adicionam liquido de regeneração na FAP). :)

Se queres acabar com isso, supressor de FAP e desligar isso eletronicamente. Hehe

Não está mal pensado :D
 
Eu apontaria para a regeneração do FAP, alguns carros até têm no manual uma indicação para fazeres "x"KM a "x"rotação" para que ele termine a regeneração com sucesso.

Ontem fui dar fazer uns 100Km de AE e hoje parece que está bacano. Estava mesmo a precisar de umas gazadas :D Mas sim, no manual diz para fazer 10 min a cerca de 2000RPM constante.
 
Só para dizer que era mesmo a história da FAP. Desde a esticada na AE, o gajo começou a andar certinho. É certo que mais dia menos dia volta ao mesmo pois eu faço muita cidade mas agora já sei do que é e não me vou preocupar tanto.

Desculpem lá a minha ignorância :p

Abraços e obrigado a todos os que ajudaram (um especial obrigado ao ankjay por ter acertado na mouche).
 
Back
Top