* Trocar tubo depressão

Aqui vai um procedimento muito simples para substituír o tubo de depressão que liga a bomba de vácuo ao servofreio.

Têm aqui duas fotos do que é frequente acontecer. Normalmente racham nas uniões provocando perda de vácuo e comprometendo o sistema de travagem:
25sbmux.jpg


149145k.jpg



Para retirarem o tubo de depressão basta alargarem a abraçadeira marcada com A, puxar no encaixe do servofreio marcado com B e puxar os dois tubos pequenos que se vê na foto. Saem com relativa facilidade:
2zgt37n.jpg


Nesta foto vê-se onde desligamos:
29ej85k.jpg


Apenas vamos substituir o tubo, As peças encaixe com o servofreio e a válvula que liga à bomba de vácuo são para reaproveitar.

Cortamos um pouco de tubo (pode ser um pouco mais pequeno que o original) e ligamos tal como o original. Ficamos com algo tipo isto:
34f0d9s.jpg


Para montar é só fazer o processo inverso. Aconselho a substituírem a braçadeira que liga à bomba de vácuo para não ficarem com qualquer tipo de fugas:
213nldv.jpg


O tubo deve ser substituído por outro que seja relativamente rígido, para evitar que as paredes colapsem com o vácuo. Eu não consegui arranjar nenhum idêntico ao original. Utilizei um tubo daqueles utilizados nas tubagens dos compressores que tem uma rigidez suficiente. Utilizei um tubo de 8mm. Um de 10mm seria mais fácil de encaixar, mas quanto maior o diâmetro mais flexíveis são e mais tendência terá para colapsar.

Este DIY foi feito num 6K2 SDI, mas deve ser idêntico em qualquer carro.

Espero que isto ajude a solucionar alguns problemas que possam ter na travagem.:D
 
Last edited:
Os sintomas são depois de pisar o travão varias vezes fica duro.
No caso de um tdi, pode acontecer o turbo não ter baixas, por não teres vacuo suficiente para fechar a geo na totalidade.
 
Os sintomas são depois de pisar o travão varias vezes fica duro.
No caso de um tdi, pode acontecer o turbo não ter baixas, por não teres vacuo suficiente para fechar a geo na totalidade.

Sim eu sei. Eram os sintomas que eu tinha. Só perguntei para confirmar se o Martins tinha no carro dele os mesmos sintomas que eu tinha no meu.

Isso não é normal?

Sempre andei assim e até já apanhei uns sustos!

É normal se pisares insistentemente. Agora se pisares apenas duas ou três vezes, não é normal ficar duro.
 
Isso não é normal?

Sempre andei assim e até já apanhei uns sustos!

Não é normal, é normal quando o sistema de vacuo ja apresenta fuga.
Já me aconteceu, e tinha fuga de vacuo, depois da fuga resolvida posso carregar vezes seguidas sem conta que nunca fica duro.
cumps
 
Não é normal, é normal quando o sistema de vacuo ja apresenta fuga.
Já me aconteceu, e tinha fuga de vacuo, depois da fuga resolvida posso carregar vezes seguidas sem conta que nunca fica duro.
cumps

Exactamente.
Se ficar duro, pode ser uma pequena fissura nas paredes do servo-freio.
 
amigo martins antes de mais parabéns por este DIY ..

não leves a mal perguntar-te uma bacurada , no meu carro eu quero tirar os tubos fora e ver o estado dos mesmos ..
isto dá para tirar na boa não há perigo de entrar ar para o circuito ? tem-se depois que sangrar alguma coisa ?

obrigado
 
amigo martins antes de mais parabéns por este DIY ..

não leves a mal perguntar-te uma bacurada , no meu carro eu quero tirar os tubos fora e ver o estado dos mesmos ..
isto dá para tirar na boa não há perigo de entrar ar para o circuito ? tem-se depois que sangrar alguma coisa ?

obrigado

Sim Pereira, podes tirar sem problema. Nesses tubos passa vácuo, não pressão. O vácuo só é activado quando se liga o motor. Podes tirar inclusivé no servofreio e na bomba de vácuo.

Mas isso de ficar duro, vê-se com o carro ligado certo?

Sim Pedro, no meiu caso a fuga era pequena e o pedal começava a ficar esponjoso apenas quando fazia várias travagens seguidas. Deixando de travar por uns segundos o pedal voltava a ficar normal.
 
Last edited:
Meu 6j travo umas 3 a 4 vezes seguidas mas instantaneamente e fica duro o pedal é normal??:
 
Last edited:
Tenho esse tubo uma lástima, espero que isso não me tenha andado a afectar a performance do turbo nestes tempos.
Vou por mãos à obra e comprar o dito tubo e uma braçadeira para a substituição :D

Pensei que tinhas esta info na DB e andava à procura e ao passar aqui verifiquei que afinal tinhas criado tópico para DIY.

Obrigado amigo, espero resolver o problema dos travões inconsistentes e tanto está duro como mole...

Já agora, quem tinha o problema, ao carregar seguido nos travões sem largar(continuo) e com o carro parado por exemplo num semaforo ou descida acontece o pedal estar duro e de repende ficar mole e descer imenso?
Esse é outro dos sintomas que tenho na travagem...
 
Bem, está feito ;)

F6rB7UB.jpg

HzYD6Qg.jpg


Decidi meter mais uma braçadeira numa das pontas do tubo porque não encaixava bem até ao fundo e como precaução.

Mas faz toda a diferença quando o tubo está estragado.
 
Boas malta estou com um problema, que penso ser esse tubo, o meu carro deixou de ter baixas so responde em altas... fui ver e tenho esse tubo de vacuo substituído por um de borracha, mas acontece que ele esta estrangulado uniu uma parede a outra, penso k o problema de potencia em baixas seja dai,e se travar 3 vezes fica duro... que devo fazer por um tubo mais rijo ou comprar um original? o que la esta parece dos da agua do radiador... abraços
 
Back
Top