Trocar quadrante

Boas ppl o meu quadrante esta estragado e preciso troca-lo será que posso ir a seat comprar um novo montar e programa-lo com o vag-com?? Alguem ja fez isso??? Como se faz? Abraço a todos ;)
 
porque dizes que tens o quadrante estragado? que sintomas dá?

o meu como muitos, nao marcava gasóleo e apitava a luz da temperatura de água entre outras cenas..

levei a um homem, soldou novamente todos os pontos solda no "interface" e ficou 5 estrelas! :D

tenho um suplente vou arranja-lo também, testar e vender a quem precisar, só tem é um contratempo, tem que eliminar o imobilizador na electrónica, mas qualquer reprogramador o faz ;)
 
lool era mesmo esse o problema e como trabalho na aera tratei de fazer aquilo que disses-te refiz as soldaduras todas mas so das fixe e tenho a dizer impecavel ;) ficou a 100% agora sol falta a ***** da solfagem :S abraço e obrigado
 
immo

boas ppl,

Aproveitando o tópico o meu anda meio marado e a cena que dá constantemente erro é a m**** do imobilizador, o que me aconselham a fazer?? o mesmo que vocês e ficará resolvido? ou o problema será outro?

Obrigado e cump,
 
Boas companheiros Ibizianos com os imobilizadores marados!

Sai mais um 6L tdi 130 de 2002 com imobilizador + indicador de combustivel + autonomia no computador de bordo marados.
Só por este forum posso concluir que é a mato!!
Seat: Substituir Quadrante, tá claro! É a multa do costume.
Isto não é uma avaria, é um defeito do carro, meus amigos. Proponho um abaixo assinado /petição a enviar para a seat em Barcelona e à comissão de defesa do consumidor europeia.

Já foi à "máquina", e os erros são:
-Unidade de controlo bloqueada (na centralina)
-Fraco sinal de chave (no painel de instrumentos)

Reparei que me acontece mais durante o dia com o calor e/ou motor quente. Mas até agora esperando um pouco (de 30 a 60 min) a luz do imo desaparece e o motor pega. Até agora...

Estou-me a preparar para uma abordagem "Torriana" (se me permites...) do problema.
Alguns dos Ibizas dos nossos companheiros Bifes padecem da mesma maleita e só com a abordagem torriana é que alguns se curaram. Ora leiam as duas páginas deste post: http://www.seatcupra.net/forums/showthread.php?t=199145.

Já agora... Para despistar possiveis problemas na boia de combustivel resolvi meter as mão na massa e sacar a dita para fora. Só que agora não a consigo voltar a por lá dentro...faz uma resistencia dos diabos e tenho medo de partir alguma coisa.
Não que conseguisse concluir alguma coisa por tirá-la, mas estava farto de olhar para ao carro a piscar a luzita e ver o indicador a dançar.
Alguém sabe como se faz este serviço? De preferência sem deixar mazelas no Ibiza...

Ao Companheiro Torres e Companheiro meninuuuuu: Podem-me dizer se o que soldaram foram os contactos do interface na placa do painel (sendo necessário para isso abri-lo) ou na ficha verde que se encaixa? Continuam livres de problemas os vossos ibizas?

Saudações Ibizianas!
 
Acabei de ler o link que deste mas sinceramente tenho um certo receio de mexer nessas coisas :rolleyes:

O meu imobilizador também está com problemas, pd130 de 2002...

Estou à espera de uma bobine da seat que me disseram que seria o problema pelo sinal estar fraco ou algo do género... 100e... Vamos lá ver se depois disto fica igual.

Se o problema continuar acho que me aventuro nessa história de soldar os pinos.
 
lool era mesmo esse o problema e como trabalho na aera tratei de fazer aquilo que disses-te refiz as soldaduras todas mas so das fixe e tenho a dizer impecavel ;) ficou a 100% agora sol falta a ***** da solfagem :S abraço e obrigado

Boas amigo...
Uma pergunta amigo...
Mas soldaste as fixas onde ligam os fios que veêm dos outros sitios do carro e que ligam ao painel de instrumentos?
Ou soldaste tipo no manometro da temperatura o fio mesmo lá?

Abraço

;)
 
não me referia ás fichas de ligação dos manómetros..

refiro á PLACA interior onde estão cravados os condensadores resistências etc...

esta tudo pingado claro mas de origem aquilo ao fim de um tempo a solda parte ou não faz contacto, entao remédio pingar tudo... leva isso aberto logo a um gajo que solde isso com paciência que quase de certeza fica bom..

o meu tinha o ponteiro do combustível também marado , mas nao era da boia, mas si do quadrante!


para confirmar o que disse aqui está a resolução de um gajo desse forum:

Resolution at last
After many an hour with my fluke, tracing wires and stripping the dash. The fault seemed to be pointing at a dodgey connection or a break in one of the wires as the instruments would work one minute and not the next. I finally removed the instrument panel "again", and stripped it down to have a good look. Being a computer techy helped. I found a few pins dry jointed on the connector socket. I reflowed the solder and all's working fine again.

I'm glad I was persistent and didn't rush off to the stealers, as they probably would have just replaced the instrument panel.

espero ter ajudado. ;) pelo menos a poupar €

depois quero uma mini a cada um que conseguir resolver isto como disse...


já estou a ver a bubadeira LOLOLL :D
 
Last edited:
mas isso evita que torne a acontecer o problema?

de qq modo não tenho tempo nem paciência para isso e acho que vou mandar vir um quadrante recondicionado de quatro manómetros, que é caro mas não é abusivo...
 
Companheiro Ibiziano Torres, ainda não me debrucei sobre a soldadura. Mas quer dizer que temos que pingar tudo na placa além do contacto da ficha verde?? E não é necessário mexer nos ponteiros para isso?
Eu já saquei o bicho, voltei a introzir as fichas e os relés a que os fios vão dar e posso afirmar com muita certeza que a avaria continua.
Acredita que se conseguir resolver o problema com a soldadura do painel combinamos beber umas fresquinhas à minha conta. Se não der envio-te de um pack de minis!

Também adianto que não confirmo a relação que estabeleci entre a avaria e a temperatura exterior e/ou do motor. Ontem deixei o bicho ao sol (e estava bem quentinho...) a trabalhar durante algum tempo, andei uns 20km em cidade e depois de o desligar não deu sinal de chavee pegou na boa. Mais à noite peguei nele e deu apareceu umas vezes a sacana da luzita. É dificil relacionar a intermitência da avaria com alguma coisa, o que reforça a teoria "Torreana". :)

Antes de avançar com a soldadura gostava de saber se o companheiro ThinG resolveu a questão com a troca do relé, pois conheço o caso de um A4 com os mesmos sintomas que foi "tratado" com a mudança de um relé. Mas o relé que eu vejo onde vão dar os fios do quadrante e de que se fala aqui no forum é o 109 e não o 100e. Podes confirmar isso ThinG?

tmgp, perdido por 500...perdido por 530€! A meu ver vale a pena tentar a soldadura do painel/trocar relés pois além dos 400 e tal € (não achas abusivo??) que os "stealers" - alcunha carinhosamente conferida aos agentes Seat pelos companheiros bifes - pedem, perde-se um dos pormenores que caracteriza os nosso Ibizas de 2002 que é o voltimetro e o man. da temp. do óleo. E o voltímetro a mim pelo menos já me deu jeito qd o alternador andava marado... Uma das avarias que já teve o meu ibiza, além de embreagem nova aos 100000, sinoblocos, bóia depósito quase à nascença, agora o quadrante... E a minha carroça está toda de origem tirando os sinoblocos que coloquei do cupra(aconselho!!), nem o motor nem o resto do chassis foram alterados. E eu sou cuidadoso com o carro...se não fosse...

Os tipos das sucatas pedem entre 150 a 250 € por um quadrante usado que não se sabe se está ou não marado! Além de que...JÁ FOI USADO!! Mas está tudo doido? Um quadrante na seat custa 287€ mais IVA, mais M.O. mais a codificação das chaves. Perto de 500€. Um de sucata pelo preço que pedem de certeza que não compensa, pois temos de o montar e pagar o reboque para a levar o carro à Seat para o codificar. Poupa-se 50€, se tanto...
(E na volta o quadrante comprado a uma sucata é de alguém que o trocou na seat... eheheh)

Continuo a afirmar que deviamos apresentar uma queixa em conjunto à seat e da seat, isto é um defeito do carro. E que acontece a mato!! Além das consequências que existem pelo facto de poder acontecer sem aviso e o carro ficar imobilizado. Qd tiver mais um tempinho faço uma petição e coloco o link num tópico. Neste forum e no inglês. :)

Abraços, e mtos km sem avarias!!

Ps: Dêem noticias dos vossos imobilizadores/quADRANTES
 
Ah, e os que leram o forum inglês onde se diz que a ficha verde tem acesso do portaluvas pequeno, em baixo e ao lado DTO do volante, não se esqueçam que eles conduzem à direita e a ficha a verde está do lado direito do quadrante...
Também não se lembrem, como eu, de procurar um quadrante em inglaterra. Eu consegui um arranjado por 39libras mas só depois me lembrei que eles usam outro sistema de medidas. O sistema inglês.... Milhas, polegadas, milhas por hora(mph), etc... :)
 
É mesmo caso para dizer f**** se

Vamos tentar soldar aquilo tudo. . . ou arranjar quem solde...

Obrigadao e abraços
 
OK. no meu caso e no caso de um amigo meu, foi o suficiente, com um ferrinho soldar ir pingando onde se via k ja tinha falta solda ou estava partida, isto na placa.

porém, pode haver um ou outro problema diferente e logo a resolução para o arranjo também o ser... mas para o € que dei (25€) ao homem compensou! nao perdem nada em tentar, sempre é melhor que gastar logo 300€ + trocos :)

Proper:

a reclamação era muito bem feita... mas infelizmente fui informado na altura que a empresa responsável já não fabrica estes quadrantes e nem tem em stock tanto seat espanha como empresa ( TRW) salvo erro,

os que sairam depois 2003 ou 2004 ja vinham com quadrantes da Valeo.. só de 4 manometros

e a mim o manómetro do Óleo dá.me bastante jeito.... inclusivé no verão ;)

Boa sorte com isso! qualquer coisa só dizer :)
 
Last edited:
Em relação ao meu problema ainda não foi feito nada. Deixei o carro na seat uns dias para arranjar esse e outros problemas que tinha. Quando o fui buscar disseram-me que durante todo o tempo que ele lá esteve nunca deu o erro do imobilizador. Dado que é um problema que só aparece quando lhe apetece, eu acreditei.

Quando peguei no carro para me ir embora, logo à 1ª tentativa surge a luz do imobilizador. Veio logo um mecânico com o tablet PC e a equipamento odbc para verificar os erros. Ao fim de 5 minutos apareceu um erro que o sinal do receptor estava muito fraco, daí que me aconselharam a troca da bobine do canhão.

Havia duas hipóteses, 110€ com uma chave, que neste caso ficaria com uma chave para a ignição e as minhas para o resto, ou 101€ mas que leva entre 2 a 3 semanas a chegar. Como já tenho 3 chaves, e não me agradou a hipótese de ficar com uma chave para a ignição e as outras para o resto, decidi esperar as 3 semanas.

Isto aconteceu esta 3ª feira portanto ainda me faltam alguns dias de espera. Assim que a peça chegar e for montada, venho aqui dizer se o problema ficou resolvido ou não.
 
Ok, então depois diz qq coisa Thing. Desculpa lá a confusão com o número do relé e o preço da bobine. :) É que existe um relé de onde vêm as ligações do quadrante, o 109, e que também já houve quem mudou e resolveu o problema, além do A4 que falei.

Torres, foi isso que me disseram na Seat, e esse é uns dos problemas da substituição do quadrante, perde-se dois manómetros que a meu ver fazem tanta falta como os outros... Espero não chegar a esse ponto. Vai de solda!

Posso também dizer que desde que andei a mexer no quadrante e relés a frequência da luzita(com consequente "chocapic", como diz o CT130) é muito menor. Cada vez mais convencido da falta de solda/relé marado.

Abraços
 
OK. no meu caso e no caso de um amigo meu, foi o suficiente, com um ferrinho soldar ir pingando onde se via k ja tinha falta solda ou estava partida, isto na placa.

porém, pode haver um ou outro problema diferente e logo a resolução para o arranjo também o ser... mas para o € que dei (25€) ao homem compensou! nao perdem nada em tentar, sempre é melhor que gastar logo 300€ + trocos :)

Proper:

a reclamação era muito bem feita... mas infelizmente fui informado na altura que a empresa responsável já não fabrica estes quadrantes e nem tem em stock tanto seat espanha como empresa ( TRW) salvo erro,

os que sairam depois 2003 ou 2004 ja vinham com quadrantes da Valeo.. só de 4 manometros

e a mim o manómetro do Óleo dá.me bastante jeito.... inclusivé no verão ;)

Boa sorte com isso! qualquer coisa só dizer :)

Amigo mais uma pergunta...
O homem que te pingou as soldaduras usou uma estação de soldadura de estanhar, ou usou um ferro de estanhar normal?

Abraço

;)
 
Amigo mais uma pergunta...
O homem que te pingou as soldaduras usou uma estação de soldadura de estanhar, ou usou um ferro de estanhar normal?

Abraço

;)

Muitoo boa pergunta lool, não faço ideia... apenas levei o quadrante ja desmontado, disse o que se passava, que alguns manómetros umas vezes davam outras nao... ele deu uma olhadela e mandou-me la ir 2 dias depois, disse-me para experimentar, que havia solda que ja não estava boa..
 
Back
Top