temperatura nao estabeliza nos 90º - Que fazer???

Boas pessoal, sou novo no forum vamos la ver se me podem ajudar.

Carro- Ibiza 6k 1y 1.9d
Problema- Aquece por cima dos 90 chegando aos 100º

ha 2 semanas mandei mudar a distribuição mais Bomba de Agua mas nesta altura o problema ja la estava, entao comprei e pedi para mudarem tm bem o termostato(conco) valvula de radiador(origem) sensor po quadrante(origem) e mandei fazer uma limpeza ao radiador....resultado.

Continuo a aquecer, entao o mec aconcelhoume a por uma valvula para disparar a ventuinha mais cedo...puz... continuou igual, mas a temperatura andava a dançar entre os 92º e os 97º SEMPRE...

Descobri que a ventuinha de 2 velocidades so tava a trabalhar com uma( a alta) problema corrigido, mas continuava a aquecer...

Ontem puz raidador novo... Primeiros 30min aqueceu aos 100º depois baixou um poucou e na vinda de Faro p casa ele parece que estabelizou nos 93 e por vezes sobe aos 95...
Nao andei mais com o carro... Amanha vou de volta dele...pa ver como ta...

Nao Bebe Oleo nem liquido de refrigiração, nem mistura liquido com o Oleo.

uma pequena duvida tambem... A ventuinha do radiador empurra ou chupa o ar? loll

Desculpem la o discurso... Mas como podem ver ja vai aki uma boa guerra! Aceito toda a ajuda! Obrigado e boa noite p tds...


Krt.
 
O sistema de refrigeração foi purgado? A ventoinha empurra o ar contra o motor. Faz pressão negativa atraz do radiador forçando o ar a passar neste, em consequência ao passar na ventoinha bate no motor...
 
Como posso saber se a bomba de agua ta a correr bem? Tenho confiança no mecanico mas nunca se sabe... Ante de mudar a distribuição e a bomba ele ja akecia...
 
Yap... fiz a pouko tempo a muda, vou fazer uns kilometros para ver se continua normal... Ele nao bebia nada d nada...
 
Por acaso o meu 1.9d estabiliza a temperatura a 90°, ande devagar ou depressa.. Ja o cordoba de um familiar meu, 1.4 gasolina, costuma oscilar bastante..

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
 
Boas amigo.

talvez te esteja a aparecer sintomas de uma picadela na junta de cabeça.
segundo sei, acontecem casos em que a junta se deteriora com os anos.
 
rc_racing... so faltava essa, mas como o carro teve na oficina, axo k s houvese isso o mecaniko teria esfregado as maos e teria dado logo esse diagnostico....

Aconcelhas entao a abrir o motor para ver a junta??
 
Eu antes de abrir o motor veria também o circuito (termostato -> quadrante) para ver se não há por ai algum fio descarnado ou queimado que esteja a fazer alguma massa ou algo de parecido. Ve fusiveis, reles, ve se algum esta calcinado etc etc.... Depois ligava um multímetro aos fios antes do termostato (com o carro frio) via os valores, deixava aqueçer e via os valores, tentava encontrar algum ibiza do mesmo modelo e fazia o mesmo... Outra coisa, as ventoinhas disparam aos (90º oscilantes)?
 
a ventuinha estao a disparar fixe... SO tem uma mas com 2 velocidades...

que temperatura deveria por norma abrir o Termostato? podera o termostado que comprei tar a abrir tarde?
Ha termostatos com Valores de abertura diferentes? ( varios tipos de termostatos)


Outra Coisa em relaçao a todos os carros........ Se a ventuinha dispara é porque ja nao ta nos 90graus! Certo? mas a maioria dos carros estabeliza nos 90º Graus e a ventuinha vai sempre disparando... havera aqui valores que noo quadrante nao se mexe fazendo kom fike estabilizado??? Tipo, dos 85 aos 95 marca como 90º Graus???? é isto possivel?
 
a ventuinha estao a disparar fixe... SO tem uma mas com 2 velocidades...

que temperatura deveria por norma abrir o Termostato? podera o termostado que comprei tar a abrir tarde?
Ha termostatos com Valores de abertura diferentes? ( varios tipos de termostatos)


Outra Coisa em relaçao a todos os carros........ Se a ventuinha dispara é porque ja nao ta nos 90graus! Certo? mas a maioria dos carros estabeliza nos 90º Graus e a ventuinha vai sempre disparando... havera aqui valores que noo quadrante nao se mexe fazendo kom fike estabilizado??? Tipo, dos 85 aos 95 marca como 90º Graus???? é isto possivel?

Acho que isso é possível. Já li algures aqui no fórum, que os quandrantes deste modelo fazem arredondamento para 90º.
 
Boa tarde a todos tambem tenho um problema semelhante ,é o seguinte o radiador a bomba de agua , a valvula que faz de disparar a
ventoinha o sensor de temperatura para o quadrante é tudo novo, as tubagens tão desentupidas , quando meto o carro a trabalhar a temperatura chega aos 90 e a ventoinha
dispara e faz isto 1,2 ,3 ,4 etc.. até aqui tudo bem, depois se fizer uma viagem grande e se não apanhar transito corre tudo as mil maravilhas
quando apanho transito começa a subir a temperatura e a ventoinha não dispara e as tubagens nota-se que está com muita pressao ate ja chegou a raxar
uma daquelas falanges junto ao motor a que leva um tubo ao radiador e um tubo mais pequeno ao reservatório da agua , no meio disto tudo
a minha safa foi que montei um botão dentro do carro para ligar a ventoinha quando começa a temperatura a subir muito. o que penso é que seja a valvula do termostato que umas vezes abre e faz a circulaçao de agua e outrasvezes não abre .Mas gostava de saber a opiniao da malta pois quantas mais opinioes melhor, o carro em questão é
um 6k 1.9d .
 
Last edited:
Back
Top