Tdi AHF caixa / embraiagem

Sou proprietário de um Toledo Sport de 2000, tem neste momento cerca de 315.000km, 110cv AHF

O carro foi reprogramado aos ~230.000km (~ 140cv e 350nm).

Neste momento, tenho a 1ª velocidade com alguma dificuldade em engrenar a frio e a 'uivar' enquanto acelero. No fim do ano passado procedi à troca do óleo e foi acrescentado anti-fricção mas o problema tem agravado e penso que, a qualquer momento, vai acabar por rebentar.

A minha dúvida está no que fazer, passo a explicar: caso pretenda reparar ou trocar a caixa, provavelmente terei de substituir o kit completo da embraiagem + bimassa pois nunca foram mudados (por vezes patina 4 ou 5º quando faço viagens maiores, mas nada de alarmante).

O que aconselham, para começar, a nível de caixa? Uma usada? coloco uma igual ou, por exemplo, uma com a 5ª mais longa? É plug&play?

Se proceder à substituição da embraiagem + volante, o que devo fazer? Monomassa? Bimassa + embraiagem originais? Uma embraiagem diferente ou reforçada?

Que valores devo estar à espera de despender em cada um dos casos?

Agradeço desde já.

Cumprimentos
 
Boas, eu aconselho a ires vendo preços dos kit de embraiagem completos. Uma vez a trocar, eu pessoalmente optava por monomassa! Não sei se fazes muito para arrancar mas a minha monomassa é super leve. Em relação à caixa, optava por uma de 90cv que tem a 5 mais longa! (2000mil rpm +/- 105km/h) Também não sei se caixa traz o teu Leon mas uma 90cv sempre te baixa pelo menos os consumos em auto estrada. Se calhar em cidade, depende do uso, pode aumentar ligeiramente mas mesmo assim acho que compensa.
Um kit monomassa completo fica prai por 300€ já com volante do motor (preço do autopecas e marca Valeo)
Caixas compras uma usada tdi 90cv por 200€ +/-.

Abraço

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk
 
Boas, eu aconselho a ires vendo preços dos kit de embraiagem completos. Uma vez a trocar, eu pessoalmente optava por monomassa! Não sei se fazes muito para arrancar mas a minha monomassa é super leve. Em relação à caixa, optava por uma de 90cv que tem a 5 mais longa! (2000mil rpm +/- 105km/h) Também não sei se caixa traz o teu Leon mas uma 90cv sempre te baixa pelo menos os consumos em auto estrada. Se calhar em cidade, depende do uso, pode aumentar ligeiramente mas mesmo assim acho que compensa.
Um kit monomassa completo fica prai por 300€ já com volante do motor (preço do autopecas e marca Valeo)
Caixas compras uma usada tdi 90cv por 200€ +/-.

Abraço

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk
Caro Marco,

O meu mecânico falou me efetivamente no kit monomassa valeo, mas indicou que a diferença de preço nao seria exagerada em relaçao ao kit bimassa da sachs ou luk. Disse me também que a qualidade do kit valeo nao seria a melhor.

Por outro lado, é normal uma caixa 'só' durar 310.000km?

Posso tambem vender o carro no estado em que se encontra, até porque andava à procura de algo apimentado (208 gti ou semelhante) mas tenho alguma pena de deixar ir o carro por meia duzia de trocos, já que foi comprado novo (1 registo) e está em muito bom estado...
 
sinceramente venderes o carro assim vais perder bastante dinheiro mas a opção é sempre tua. Não é suposto so durar isso, mas por exemplo... tens trocado a valvulina da caixa? sao coisas que muita gente nao liga mas convem ir trocando ao longo dos anos! Eu tento trocar de 2 em 2 anos e meto tambem um produto com tratamento para ajudar a valvulina. Mas pode ter sido ate um problema mecanico ou ate mesmo a embraiagem a danificar a caixa!
pessoalmente acho que devias arranjar isso e so depois vender o carro, eu sei que estas a gastar € num carro que queres vender, mas sem isso entao vai ser ao desbarato mesmo
 
Bem, aconteceu...

À partida foi catastrófico, caixa, embraiagem e até o bi-massa provavelmente colapsaram, óleo e detritos por todo o lado...

O meu mecânico diz-me que caso queira reparar, não aconselha mono-massa e que um kit completo LUK, semelhante ao original, com volante do motor, andará à volta dos 400€ (+ iva?).

A minha ideia era vender o carro, até porque já tenho um negócio em andamento... O que devo fazer? Não há maneira de fazer a festa com menos €€?
 
Back
Top