TCS/ESP ? - Ibiza 6L 2004 - 1.4tdi 75cv.

Boa noite a todos.

Adquiri um Ibiza 6L de 2004 1.4tdi 75cv recentemente. Como ainda sou novo neste tipo de carro, há muita coisa que ainda tenho a aprender. Alguém me sabe dizer se o TCS/ESP eram opcionais naquela altura e apenas alguns carros têm ?
PS: Não tenho nenhum botão ao pé do travão de mão.

Para além disso, para azar o meu, entrou-me duas vezes em safe mode na transação de 3ª para 4ª velocidade mais ou menos. Após a primeira vez, foi para a oficina e quando voltei a pegar, aconteceu o mesmo. Voltou e o alternador foi retificado e ainda não aconteceu nada (andei dois dias com o carro até agora), mas pelo que estive a pesquisar aqui pelo fórum, deve estar relacionado com MAF, geometria do turbo, algum tubo com fuga ou a válvula N18, correto ?

Obrigado desde já a quem puder ajudar !
 
Penso que os últimos 1.4 TDI já traziam o ESP.
Em relação ao safe pode ser bastantes coisas, basta uma fuga numa tubagem.
 
Nos 1.4 tdi isso era opcional. Apenas os que escolheram essa opção aquando da sua compra/encomenda o têm.

Liga vagcom e depois diz qual o código de erro para se ajudar melhor.
 
Boa tarde.
Desde que o fui buscar que ainda não me aconteceu nada, embora tenha ficado a fazer um barulhinho tipo assobio, que tenho de ver de onde vem. O senhor na oficina depois da segunda vez que me aconteceu disse que o aparelho só apresentava erro do alternador. Só que claro, como não vi, não faço ideia se era só isso ou outra coisa.
Depois de reparado o alternador e dado uma limpeza muito muito superficial na egr, ainda parado simplesmente a subir as rotações do carro parado, deu o erro: P3130 (Sistema de retorno de gases de escape. limite de regulação não atingido), mas julgo que apagou o erro o mecânico. A única coisa que acontece é acender a luz do motor. Existe algum tópico aqui no forum relativamente à utilização do vag-com, uma vez que nunca utilizei isso ?
E obrigado pela disponibilidade em ajudar !
 
Há vários tópicos dedicados ao vag-com.
Tenta procurar nesta nesta secção, vai ter tudo o que possas procurar:
https://www.ibizaclubpt.com/forums/electronica-vag-com.68/

Esse erro em principio tem apenas a ver com a egr. A mesma já estava a babar? As egr costumam dar chatice. Se a mesma estiver já avariada ou tentas procurar outra ou colocas supressor/juntas cegas e anulas na eletrónica para nunca mais te dar chatice disso mesmo.
 
Back
Top