* Substituir filtro de habitáculo

Boas a todos

Este fim de semana, como tive algum tempo livre, dediquei-me a mudar o filtro de habitáculo do meu Ibiza 6K2 de 1999 motor ALD 1.0 MPI.

Curioso que numa pesquisa feita, alguns users dizem ou que o carro deles não têm filtro de habitáculo, outros dizem que se encontra por baixo do porta-luvas ou na parte lateral deste junto à consola central. No meu carro encontra-se no compartimento do motor, do lado do pendura como mostra esta foto –Seta vermelha

Foto 1
foto01.jpg


Para chegarmos ao filtro temos de retirar uma borracha (não tirei foto) que corre a toda a largura do compartimento do motor, para podermos retirar estas duas peças plásticas:


Peça do lado direito

Foto 2
foto02.jpg



Peça do lado esquerdo que tapa o filtro de habitáculo

Foto 3
foto03.jpg



Aqui esta o motivo pelo qual praticamente não tinha ventilação no interior do carro, principalmente para desembaciar os vidros.

Foto 4
foto04.jpg


Está assinalado com seta verde a peça a desencaixar primeiro, e a seguir desencaixar a peça assinalada com seta branca

Peça da seta verde

Foto 5
foto05.jpg



Peça da seta branca

Foto 6
foto06.jpg


Aqui está o filtro com a sujidade de cerca de 130.000 km!!! Pois é nunca tinha substituído pois a ventilação sempre esteve óptima.

Foto 7
foto07.jpg


Aqui está o bocal onde vai encaixar o novo filtro (estava completamente limpo, o que significa em termos práticos que o filtro faz bem a sua função) que levou lá para dentro um spray de cheirinho aromático anti-tabaco.

Foto 8
foto08.jpg


Atenção ao montar as partes plásticas novamente nestes encaixes assinalados a vermelho, pois podem partir os encaixes da peça plástica...

Foto 9
foto09.jpg


Aqui lado a lado filtro 0 km e o 130.000 km

Foto 10
foto10.jpg


Este filtro na concorrência custou 12 euros, coisa que na Seat custa perto de 30 euros.

Para terminar basta encaixar o novo filtro, colocar o aro plastico (foto 6), encaixar a peça da foto 5, colocar a peça plástica da protecção da zona do filtro (foto 3), colocar a peça da foto 2, e colocar a tal borracha que inicialmente tinha retirado.

Tempo total para substituir o filtro – 5 minutos.

Espero que este DIY ajude os users a poupar algum t€mpo nas idas às oficinas.
 
Last edited:
Sabes se é igual em 6k?

Não sei se é igual, mas basta veres no compartimento do motor, lado do pendura.

Depois de ter feito esta substituição, dei-me ao trabalho de ver no manual do carro, e consta lá a localização exacta do filtro de habitáculo.

Vê se no manual do teu carro tb consta.
 
Tenho que tirar entao aquela cena plastico? Como é ke aquilo se tira sem partir?

klaro k tens d tirar akela cena d plastico... já la vai kuase um ano k mudei na minha carrinha, a ver s não m eskeço de nda...
vou utilizar a seguinte imagem modificada
dsc00178ll6r.jpg

1º as setas amarelas apontam para uma borracha k começas a tira-la de uma ponta e acabas na outra (é só puxar com jeito)
2º nas rodas verdes tao parafusos, tens de os tirar tdos, há mais do k akeles a vista na figura, tens de os procurar
3º ja nao m lembro s foi necessario tirar as hastes das escovas do parabrisas neste carro (axo k não é necessario, mas se for fica já aki cmo se faz senao eskece este passo): as setas vermelhas tão a apontar para as hastes das escovas, para as tirar é facil, na parte de baixo da haste deve ter uma tampa d plastico preta, tiras e vês em cada haste uma femea (porca), sacas fora com um roquete. dpois é so puxar com um bocado de jeito p tirar a haste da estria (antes de tirares cada haste convem marcares com um marcador de tinta correctora branca a posição relativa à estria para dpois na montagem entrar e ficar lgo certinho).
4º tiras fora os plasticos
5º na montagem utilizas o processo inverso.
 
Boas. o meu ñ traz esse filtro. quando desmontei vinha assim u buraco como mostra na foto 8. alguem encontrou assim como u meu??

Foto 8
foto08.jpg
 
Boas. o meu ñ traz esse filtro. quando desmontei vinha assim u buraco como mostra na foto 8. alguem encontrou assim como u meu??

Foto 8
foto08.jpg

:eek: mete mas é um filtro nisso para não te entrar a porcaria toda para o habitáculo. f0d@sse:eek::eek: isso ate faz mal à tua saúde e de todos os k circulam dentro do carro...
 
Bom diy :clap: agora falta limparem/desninfectarem o ventilador para eliminar os detritos lá acumulados, no meu é melhor por causa da renite :oops:
 
ya xD.. Brigado pela dica..
onde s pode comrpar filtro i caixa! na Seat?

Ha mas qndo ligo ñ s nota poeiras nem nda, sai normal.. noutro dia ék desmontei isto i reparei qñ tinha filtro..
 
ya xD.. Brigado pela dica..
onde s pode comrpar filtro i caixa! na Seat?

Ha mas qndo ligo ñ s nota poeiras nem nda, sai normal.. noutro dia ék desmontei isto i reparei qñ tinha filtro..

no meu tinha rede, retirei a rede e cortei um filtro de habitaculo dum GM e colei á caixinha e voilá.

spa0347.jpg



spa0349t.jpg
 
Last edited:
ya xD.. Brigado pela dica..
onde s pode comrpar filtro i caixa! na Seat?

Ha mas qndo ligo ñ s nota poeiras nem nda, sai normal.. noutro dia ék desmontei isto i reparei qñ tinha filtro..

Boas!

O meu Ibiza 6K2 de 2001 também não trás filtro de habitáculo... está lá o buraco a ver-se o ventilador... é normal virem assim de origem ?!?
Penso que seja por ser o modelo mais simples sem grandes extras???
É só ir a Seat e pedir a caixa? e depois o filtro compra-se na concorrência :) ou já alguem já adaptou só o filtro da concorrência? É que só o filtro sem a caixa não se "aguenta" lá no buraco pois não?

foto08.jpg


Abraço
 
Last edited:
Boas :) acabei por conseguir as três peças necessárias na VW originais por 28€ (mostro na imagem a cinzento 17, 18, 20), ao lado vem a peça em rede (22) que trazia que não trás filtro de habitáculo, que vinha com o carro que tive de a desaparafusar.

O filtro como na marca era 30,60€ (nº. 19) adquiri-o na concorrência por 10,60€ :p


ibizafiltrohabitaculo.jpg



Um abraço.
 
Last edited:
Boas :) acabei por conseguir as três peças necessárias na VW originais por 28€ (mostro na imagem a cinzento 17, 18, 20), ao lado vem a peça em rede (22) que trazia que não trás filtro de habitáculo, que vinha com o carro que tive de a desaparafusar.

O filtro como na marca era 30,60€ (nº. 19) adquiri-o na concorrência por 10,60€ :p


ibizafiltrohabitaculo.jpg



Um abraço.

quais são as referencias dessas peças??
é que eu tb tnh só a rede e queria por o filtro...mas não consigo achar as referencias dessas peças....
se pudesses dispensar era do melhor mesmo...

abraço
 
Boas!

O meu Ibiza 6K2 de 2001 também não trás filtro de habitáculo... está lá o buraco a ver-se o ventilador... é normal virem assim de origem ?!?
Penso que seja por ser o modelo mais simples sem grandes extras???
É só ir a Seat e pedir a caixa? e depois o filtro compra-se na concorrência :) ou já alguem já adaptou só o filtro da concorrência? É que só o filtro sem a caixa não se "aguenta" lá no buraco pois não?

foto08.jpg


Abraço

claro que nao é normal, foram teus "amigos" quem te vendeu o carro...
 
Boas noites, ora aqui tens: (Mas se ligares para a seat eles tb te dizem isso) São as peças nº: 17, 18, 19 e 20.

partnumbersfiltroibiza.jpg


Abraço

quais são as referencias dessas peças??
é que eu tb tnh só a rede e queria por o filtro...mas não consigo achar as referencias dessas peças....
se pudesses dispensar era do melhor mesmo...

abraço
 
Back
Top