[Solved] Vibração a arrancar - 6J 1.9TDI 105cv BLS

Boa tarde pessoal.

O meu 6J começou a fazer há uns tempos uma vibração ocasional ao iniciar marcha. Essa vibração sentia-se nos pedais (dá muito a ilusão de ser no pedal do acelerador mas na verdade deve ser aquela zona toda que vibra por estar mais próximo do motor). No entanto com o passar dos meses essa vibração ocasional passou a ser uma constante e aumentou de intensidade. Sempre a arrancar (mesmo depois de largar totalmente a embraiagem) enquanto for a passar daquele regime de baixa rotação lá está a vibração. Agora nota-se já ao engrenar a segunda e até terceira embora seja já muito pouco perceptível. Quando fui resolver outro problema recentemente à Seat falei disto a um dos mecânicos e este disse-me que devia ser a embraiagem. Disse-me que seria normal tendo o carro cerca de 67000 Km e que lá para os 80 mil deveria (muito provavelmente) chegar a altura de pensar em trocar a dita.

O que vos parece? Alguém se identifica com o problema?

Cumprimentos
 
Last edited:
Arrisco a apontar, para problemas com BI-massas.

Muito conhecidos nesse motor 1900 105cv. Os 1600 nem se fala.
 
Boas
Antes de mais obrigado a todos pelas respostas.

Fiquei baralhado.. afinal o meu 6J tem mono-massa ou bi-massa? Até agora estava com a ideia de que teria bi-massa..
 
Boas, o meu também acontece isso se arrancar com mais rotação ou numa subida. Quanto ficará a despesa?
 
Boas pessoal, posso estar mt enganado mas a vibração que sentes e um prob original na fixação da caixa do filtro de ar apenas.
Não sou nenhum entendido nem sei que tipo de vibrações sentes claro mas no meu caso aconteceu a situação semelhante a que descreves. Quando arrancava com o carro sentia vibrações e até algum barulho sonoro nos pedais.
Se tiver enganado peço desculpa apenas uma ideia
 
Last edited:
Boas pessoal, posso estar mt enganado mas a vibração que sentes e um prob original na fixação da caixa do filtro de ar apenas.
Não sou nenhum entendido nem sei que tipo de vibrações sentes claro mas no meu caso aconteceu a situação semelhante a que descreves. Quando arrancava com o carro sentia vibrações e até algum barulho sonoro nos pedais.
Se tiver enganado peço desculpa apenas uma ideia

Obrigado Movitec. Como é algo que dá para verificar em casa vou faze-lo e depois venho cá dar novidades.

A pensar que o problema poderia ser da embraiagem fui à Seat pedir preços e.. não foi bonito.

Obrigado a todos pelas respostas.
 
Boas,
o meu tinha esse mesmo problema, ao arrancar sem dar gás ele soluçava,
deixava logo de fazer isso quando metia o pé na embraiagem e dava uma
gazada no acelerador..
Curiosamente, depois de fazer repro, simplesmente deixou de o fazer..
 
Obrigado a todos pelas respostas mais uma vez.

Tenho boas notícias..! E os créditos vão para o Movitec.

Fui de férias e numas horas mortas com o carro à sombra decidi dar uma espreitadela para ver se via alguma coisa de errado em algum lado (como já havia feito tantas vezes) e dei com o problema! Era de facto um dos parafusos que seguram o filtro de ar que não estava lá a fazer nada! Há uma espécie de anilha de borracha que tem uma aba que prende a caixa do filtro e esta estava (e está) rasgada ficando assim esse lado da caixa completamente solto. Fui pedir uma anilha "emprestada" à malta da manutenção do parque de campismo onde me encontrava e o problema ficou resolvido.

Movitec, you're the man! =D>

O rasgão no componente em causa:


O local do problema:


Cumpts a todos!
 
Obrigado a todos pelas respostas mais uma vez.

Tenho boas notícias..! E os créditos vão para o Movitec.

Fui de férias e numas horas mortas com o carro à sombra decidi dar uma espreitadela para ver se via alguma coisa de errado em algum lado (como já havia feito tantas vezes) e dei com o problema! Era de facto um dos parafusos que seguram o filtro de ar que não estava lá a fazer nada! Há uma espécie de anilha de borracha que tem uma aba que prende a caixa do filtro e esta estava (e está) rasgada ficando assim esse lado da caixa completamente solto. Fui pedir uma anilha "emprestada" à malta da manutenção do parque de campismo onde me encontrava e o problema ficou resolvido.

Movitec, you're the man! =D>

O rasgão no componente em causa:


O local do problema:


Cumpts a todos!

Boas amigo,

Ainda bem que resolves-te o problema e que foi apenas isso.

Gande abraço
 
Back
Top