Será isto verdade ...

Forum americano de TDI's:

Post sobre limite de rotação ...


"A TDI can safely rev in excess of 8,000 rpm without throwing a rod, pump or anything else based on physical limits of piston speed etc etc.

The TDI is RPM limited not by a "Governor" but the smoke map. To prevent smoke due to the very small injection window required to meet emissions fueling is restricted and limited so as not to allow rpm's in excess of 5100.

At or around 4200 rpm fueling begins to be reduced. At 4600 there is a rapid reduction in permissable Injection Quantity that limits any further increase in RPM at 5100. This can be interpretted as a "Governor" but in fact its the emissions controls kicking in to prevent excess smoke.

Due to the high rpm range of the TDI motor injection and combustion must occur in some instances within 3 miliseconds, in comparison an F1 race engine running at 17,500 rpm has up to 5 miliseconds to accomplish the same thing! The TDI in order to meet emissions must reduce the maximum fuel injected per stroke since there is no longer sufficient time to inject fuel nor is there enough advance range remaining within the Injection pumps range of adjustment.

The PD motors since they are not mechanicaly limited like the VE pumps can offer more range of adjustment but you find yourself limited by peak cylinder pressure to to the extreme range of advance needed to make the motor work at much more than 5100 rpm.

When you look at a modified TDI's performance chart you can see that there are ways to trick the ECU into allowing higher fueling longer in the rpm range. I have personally gotten 5300 rpm from a TDI with reasonable smoke output and power bands continuing into the 4600 rpm range (11mm & .216 injector combinations which trick the ECU into thinking there is lower IQ values than actual).

Bottom line, RPM's are limited by the Smoke map rather than actual rpm inputs.
"
 
...Limite de rpm's....Apenas para reduzir a emissao de fumo em demasia...
Da k pensar....... :roll: :roll: :roll:
 
Penso que o que ele queria dizer ...
é que um diesel não tem mais RPM, pk não tem tempo suficiente para injectar combustivel e conseguir queima-lo, sem se tornar enificiente ... dai o fumo preto em carros extra tunados.
 
Mas isso não deve ser possivel contornar a partir dum limite né? Fazer o gasoleo queimar mais rapido como?
 
TDISport disse:
Mas isso não deve ser possivel contornar a partir dum limite né? Fazer o gasoleo queimar mais rapido como?

Isso com um bocadinho de benzina queima que é uma maravilha :twisted:
 
gafrancisco disse:
yah tb gostava de saber o que acontece , se misturarmos 4 ou 5 litros de gasolina a um deposito de gasoleo?!!?!

Nao t acontece nada de especial....aumentas e o teor da inflamacao...
Nos zagolina e k nao s deve por gasoleo ai sim das cabo deles queimam abaixo do esperado ,provocando maior desgaste........ :roll:
 
Eu nem sabia que havia TDIs na america!

Uma vez mostrei fotos do meu carro a um amigo meu americano e o gajo fartou-se de rir com o tamanho do carro e quando lhe disse que era 1.9 TDI

lol
 
gafrancisco disse:
yah tb gostava de saber o que acontece , se misturarmos 4 ou 5 litros de gasolina a um deposito de gasoleo?!!?!
antigamente fazia-se isso em frança pra evitar que o diesel congelasse ou ficasse grosso demais, já não sei, durante o inverno.
 
TDISport disse:
Eu nem sabia que havia TDIs na america!

Uma vez mostrei fotos do meu carro a um amigo meu americano e o gajo fartou-se de rir com o tamanho do carro e quando lhe disse que era 1.9 TDI

lol

Ele devia era chorar, por o país dele ser tão "avançado" e ter carros que em termos de eficiência são um zero à esquerda...
 
marmanjo disse:
TDISport disse:
Eu nem sabia que havia TDIs na america!

Uma vez mostrei fotos do meu carro a um amigo meu americano e o gajo fartou-se de rir com o tamanho do carro e quando lhe disse que era 1.9 TDI

lol

Ele devia era chorar, por o país dele ser tão "avançado" e ter carros que em termos de eficiência são um zero à esquerda...

pra que querem eles eficiencia ....

gasolina a $1.20 o galão (3,8 litros)!

pk achas que eles nao querem o tratado de kioto (diminuir a poluicao)
 
gafrancisco disse:
Penso que o que ele queria dizer ...
é que um diesel não tem mais RPM, pk não tem tempo suficiente para injectar combustivel e conseguir queima-lo, sem se tornar enificiente ... dai o fumo preto em carros extra tunados.

Exacto, mas isso já se sabe há muito. O segredo para fazer mais rotação é muito ar, em volume - air flow - com IAT o mais baixo possivel (daí turbos grandes) mas temos sempre o limite quimico da combustão do gasóleo... Não sei qual o limite, mas não deve ser por acaso que as VPs são limitadas às 5800rpms.

Como não sou engenheiro, nem mecânico, espero não estar para aqui a dizer baboseiras. :lol:
 
1 gal - 3.9 lt
podes sempre aumentar o indice de cetano no diesel... torna a keima mais efeciente e dá te powa... :wink:
 
gafrancisco disse:
marmanjo disse:
TDISport disse:
Eu nem sabia que havia TDIs na america!

Uma vez mostrei fotos do meu carro a um amigo meu americano e o gajo fartou-se de rir com o tamanho do carro e quando lhe disse que era 1.9 TDI

lol

Ele devia era chorar, por o país dele ser tão "avançado" e ter carros que em termos de eficiência são um zero à esquerda...

pra que querem eles eficiencia ....

gasolina a $1.20 o galão (3,8 litros)!

pk achas que eles nao querem o tratado de kioto (diminuir a poluicao)

Ao tratado de Kioto, acrescentam-se as guerras que eles arranjam para sustentarem os mamões que usam para passear.
 
Eles pagam caro por não entrarem no tratado de Kioto!
O Edna, Camille, Hugo e David gostam de poluição e quando fazem uma visita aos EUA deixam akilo um bocado de pernas po ar :roll:

:arrow: Edna, Camille, Hugo e David: furacões amigos.
 
[FCS disse:
alfamax]Eles pagam caro por não entrarem no tratado de Kioto!
O Edna, Camille, Hugo e David gostam de poluição e quando fazem uma visita aos EUA deixam akilo um bocado de pernas po ar :roll:

:arrow: Edna, Camille, Hugo e David: furacões amigos.

E o Ivan, e o Denis... fdps... Deviam passar pela casa branca e deixar aquilo tudo a "arder"... :evil:

Temos de reduzir a nossa dependencia do petroleo! É por isso que eu digo que já à muito que deviamos começar a pensar numa central nuclear pra Portugal. :OFFTOPIC: sorry
 
Back
Top