[Resolvido] Problemas/Dúvidas no 6k

Tópico em 'Dúvidas, problemas e soluções' iniciado por SergioJDM, 19 Nov 2012.

  1. SergioJDM

    SergioJDM

    Desde:
    10 Jun 2012
    Mensagens:
    42
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa noite.
    Ao fim de uns meses a andar no meu novo 6k começo a notar algumas coisas e gostava departilhar com voçês a fim de saber se o problema tem solução.

    Ora bem, começo pela consola, não tenho luzes nenhumas na sofagem ou qualquer outro botão à excepção do botão que se refere ao vidro do lado do pendura, o do condutor não tem luz e até está de pernas po ar pois segundo o mecanico que montou, o botão era do lado do pendura mas só cabia lá nesta posição...
    Será mesmo assim, o botão do lado do pendura não é igual ao outro e tem mesmo de ficar ao contrário? E quanto a luzes, é normal só os vidros terem luzes, é que ligar a sofagem há noite ao escuro é complicado, se der para arranjar isto gostava.

    Outra questão é o aquecimento da sofagem, todos os dias faço viagens de casa para a minha faculdade e vice versa e são cerca de 13km para cada lado, quando inicio a viagem ligo a sofagem para desembaciar os vidros, e está um frio louco que não dá nada jeito neste inverno, o problema é que demora muito a aquecer, ou seja nestas viagens só ao fim ai de uns 10Km é que se começa a notar o ar quente e ainda assim não é bem quente, é vá lá menos frio...

    O ulimo problema e algo que me anda a preocupar e muito, é a vibração que o carro faz, não só a arrancar que treme o tablier todo, como a andar normalmente passa sempre uma vibração pelo pedal e pelas mudanças. Já sei que nos carros a gasoleo antigos há sempre esta tendencia para ter esta vibração, mas será derivado a que?

    P.S: Já no fim de postar lembrei-me de outra. O ponteiro da temperatura não sobre, no dia a dia fica sempre encostado em baixo, se fizer uma viagem grande ele sobe um pouco mas não sai daquela primeira zona cinzenta, penso que não seja normal, será o termoestato avariado?

    Cumprimentos e obrigado a todos os que me souberem ajudar.
     
    Last edited: 14 Ago 2013
  2. Manu_tdi

    Manu_tdi

    Desde:
    30 Jun 2011
    Mensagens:
    3 635
    Gostos Recebidos:
    0
    Que 6k é ?

    Eu tenho um 6k TDi sport e vou-te dar o meu feedback.

    Em relaçao as luzes da sofagem havia de ter. o meu tem mas um ja nao da....

    Em relaçao ao ar quente, tambem tenho o mesmo problema.

    a tal vibraçao do carro nao sera normal, pelo menos eu nao tenho esse problema.

    Isso do ponteiro nao subir é so trocar o sensor do termoestato que fica bom, pelo menos eu ja tive assim.
     
  3. SergioJDM

    SergioJDM

    Desde:
    10 Jun 2012
    Mensagens:
    42
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas Emanuel Guapo, obrigado pelo teu feedback. O meu 6k é um 1.9 Clx.

    As luzes achei estranho só ter a de um vidro, visto que se era para ter ou tinha todas ou não tinha nenhuma.
    Sabes se é muito complicado sacar a consola fora para ver o estado das lampadas?

    Quanto ao sensor do termoestato, é coisa cara?

    Cumprimentos
     
  4. black_ride

    black_ride

    Desde:
    18 Jul 2011
    Mensagens:
    1 636
    Gostos Recebidos:
    0
  5. LiMIANO_89

    LiMIANO_89

    Desde:
    10 Ago 2009
    Mensagens:
    8 381
    Gostos Recebidos:
    2
  6. AMD_KiD

    AMD_KiD

    Desde:
    16 Set 2010
    Mensagens:
    363
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas amigo SergioJDM,
    Pareces eu há dois anos quando comprei o meu 6k, era só descobrir maleitas xD
    Vou tentar ajudar, até senti alguma empatia com o teu caso ;)

    Bom, em relação às luzes da consola não é normal não teres nenhuma. Os 6k trazem pouca iluminação nessa zona, mas não "nenhuma". Por trás da roda da temperatura tens uma lâmpada de 2W se não me engano, é a única a iluminar essa zona de origem. Podes desmontar isso e colocar uma nova. Em relação ao botão do vidro acho estranho, porque devia dar para o rodar e ficar na posição certa, eles são todos iguais. E sim o botão tem luz, deve estar é fundida.

    A sofagem toda a gente com 6k se queixa do mesmo, devo ser o único sem esse problema lol Têm estado noites frias e eu só ando com o carro á noite. Ponho a trabalhar, sigo caminho com a temperatura no máximo de quente e ao fim de 3/4 minutos começo logo a sentir quente, depois é só ir regulando a temperatura para mais frio e normalmente deixo um pouco antes do meio quando o carro já está quente. Para desembaciares o vidro, o melhor que te posso aconselhar é ligares o ar condicionado com o quente ao máximo, pois ajuda a tirar a humidade. Parece estúpido e eu também não acreditava, até experimentar lol

    A vibração do carro, epah sinceramente nunca a vais eliminar toda... São carros com tendência a fazer isso. Mas posso dizer-te que o meu tremia muito, especialmente a frio e desde que a bomba injectora foi reparada (porque andava a babar gasóleo) ficou muito melhor! O serviço foi feito num agente Bosch e ficou impecável! Parecia outro carro! Cerca de 300€.

    Em relação ao ponteiro da temperatura o meu fazia o mesmo, nunca passava do primeiro traço. Comprei um termostato original da Seat com o respectivo o-ring por 30€ e nunca mais tive problemas! Mas pode ser também o sensor de temperatura. São carros que demoram sempre um pouco a aquecer, especialmente porque não puxo nada enquanto o ponteiro não estiver ao meio... Mas passados no máximo uns 10 minutos a andar ele chega lá e permanece o resto da viagem um pouco antes do traço do meio ;)

    Espero ter ajudado! Alguma dúvida dispõe!
    Abraço ;)
     
    Last edited: 19 Nov 2012
  7. LéniaCX

    LéniaCX

    Desde:
    5 Jan 2008
    Mensagens:
    1 956
    Gostos Recebidos:
    14
    Relativamente à tremideira, eu no meu comecei a sentir alguma no pedal do acelerador quando dei avanço à bomba.. Poderá ter a ver com isso..

    Agora em ralação à temperatura.. Normalmente o ponteiro deve andar onde? O meu só quando está bastante calor e em filas de trânsito é que salta para o meio (90 graus) de resto costuma andar nos 45.. Sempre foi assim.. Não devia? (1.9D)
     
  8. AMD_KiD

    AMD_KiD

    Desde:
    16 Set 2010
    Mensagens:
    363
    Gostos Recebidos:
    0
    Não lol
    Deve andar sempre um pouco antes do traço do meio (90 graus), vá lá entre os 80 e os 90.
    Isso de só subir em filas de trânsito (que era o que me acontecia também) é claramente sinal de termostato ou sensor de temperatura avariados. A temperatura deve subir até cerca dos 90 com o carro a funcionar normalmente e deve depois manter-se aí durante o resto da viagem, esteja frio ou calor, no fundo é para isso que serve um termostato, para regular a passagem de água conforme a temperatura. Obviamente que pode subir um pouco caso esteja mesmo muito calor...
     
  9. LéniaCX

    LéniaCX

    Desde:
    5 Jan 2008
    Mensagens:
    1 956
    Gostos Recebidos:
    14
    Nos TDis sei que é normal andar sempre nos 90, mas como não é o primeiro D que vejo a andar assim pensava que era normal, até porque ao passar um pouco os 90 ele dispara a ventoinha..
    Então é o próprio carro que está a aquecer pouco ou o ponteiro que está a marcar mal?
     
  10. AMD_KiD

    AMD_KiD

    Desde:
    16 Set 2010
    Mensagens:
    363
    Gostos Recebidos:
    0
    Nestes carros o mais provável é mesmo ser o carro a aquecer pouco... Problema no ponteiro nunca vi, mas há sempre uma primeira vez :p
    Mas à partida como dizes que sobe a temperatura em filas então é o sintoma clássico que já falei ;)
     
  11. SergioJDM

    SergioJDM

    Desde:
    10 Jun 2012
    Mensagens:
    42
    Gostos Recebidos:
    0
    Obrigado a todos pelas respostas, vou ver o que consigo ir fazendo para melhorar isto.

    AMD_KiD agora é só descubri-las, o carro veio para as minhas mãos um gajo dá desconto por ser velho mas depois de começar a sentir os problemas quer sempre dar um jeito nas coisas.
     
  12. AMD_KiD

    AMD_KiD

    Desde:
    16 Set 2010
    Mensagens:
    363
    Gostos Recebidos:
    0
    Bem sei o que sentes... O meu desde que o comprei há dois anos já vai com 3000€ gastos (fora o valor de compra), quando se começa nem sabes o que vais descobrir lol Agora está novo é um facto, e não o troco porque sei o que ali tenho! Mas acho que nunca mais compro carros com 15 anos xD
     
  13. Diogo S

    Diogo S

    Desde:
    24 Ago 2007
    Mensagens:
    267
    Gostos Recebidos:
    0
    Ora vamos lá deixar a minha colherada :p

    - Consola central: o facto do botão do vidro do pendura não se iluminar deve-se à sua luz interna que fundiu; quase de certeza, e essa de não dar no condutor sem ser ao contrário foi um grande barrete que te enfiaram. Quer o comando do condutor quer o do pendura são absoluta e exactamente iguais, podendo ser trocados de lado.

    - Luz chauffage: o eterno cancro do 6K; quanto a isso é seguir os DIY's que existem por aqui.

    - Vibração: quanto a isso não posso ajudar porque o meu é gasolinas e, como tal, não sabe o que é vibrações.

    - Ponteiro temperatura e consequente não-aquecimento do motor: já faz tempo que o meu tinha exactamente esses sintomas. Trocou-se termostato e sensor; ficou como novo. Foram os dois trocados ao mesmo tempo, há 4 meses. Desde o início de Outubro noto que o motor aquece menos, voltando a apresentar os sintomas de termostato aberto. Curiosamente, houve um dia que aqueceu com deve ser, mas foi só um, e isto agora no início de Novembro. quer dizer, não estou disposto a acreditar que um termostato de origem dá o berro com 4 meses de vida. Hoje fui espreitar e reparo que a falange dele está mal apertada no parafuso de baixo, apresentando uma pequena folga. Não vaza líquido, pelo contrário, mas o facto de estar mal apertada pode impedir o completo fecho do termostato. Naquele dia que aqueceu o gajo deve ter apanhado o jeito e fechou. Tenho de rectificar. Mas sim, no teu caso, em princípio, será termostato nas couves. Experimenta trocar primeiro o sensor (pode ser só daí); se não der, então avança para o termostato.

    Enfim, carros velhos são sempre uma caixinha de surpresas. Tanto se pode ter uma sorte dos diabos, como sermos apanhados.
     
  14. LéniaCX

    LéniaCX

    Desde:
    5 Jan 2008
    Mensagens:
    1 956
    Gostos Recebidos:
    14
    Então não é defeito, é feitio.. :lol:
     
  15. 2JB_Race

    2JB_Race

    Desde:
    4 Mar 2010
    Mensagens:
    785
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas Sergio,

    Diz ao mecanico para ir dar banho ao cao.

    :arrow: Consola - Como ja te foi dito isso è cronico, segue os DIY, porque mesmo a trocares a lampada, normal so ficas com iluminacao no botao do meio, porque o acrilico que faz a difusao da luz, ou parte ou nao faz a sua funcao

    :arrow: Botao dos vidros - È completamente igual

    :arrow: A falta de acecimento - da soufagem pode deversse ao facto do termostato, visto o mesmo nao tar a funcionar correctamente, ou algum cabo dos comandos dos botoes ter saltado e nao estar a funcionar correctamente

    :arrow: Vibracao - Troca os apoios do motor, è normal acontecer isso quando os apoios ja foram à vida, mas coloca apoios de origem e tambem nao os vas colocar ao mesmo mecanico que te trocou o interruptor dos vidros:D

    :arrow: Ponteiro da temperatura - Ja te respondi em cima, tem a ver com o termostato

    Um Abraco
     
  16. 2JB_Race

    2JB_Race

    Desde:
    4 Mar 2010
    Mensagens:
    785
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas Diogo,

    Sendo o teu a gasolina, e informacao è escaca.

    O que acontece, è que mesmo trocando o termostato que de origem custa 24€, nem sempre fica bom. Porque o problema nao esta no termostato mas sim na caixa do mesmo, solucao, trocar o conjunto completo, custa cerca de 99€ na origem e ja vem tudo montado, è so trocar 1 por 1.

    Tenho tambem uma Caddy 1.4 e nao aquecia, ok, trocasse o termostato, comprei um novo e vou para trocar, qual o meu espanto que nem o termostato là estava, apertaran tanto para vedar que nao deu mais aperto, resolvi o problema com Nural 27, consegui montar tudo em ordem, meto a trabalhar e espero que aqueca, nada, espero mais um pouco e nada, estranhei, pois no VAG ja dava quase 100 graus e o ponteiro cerca de 70, vou "apalpar" os tubos para ver o aquecimento, e o de cima a escaldar e o de baixo morno, a tal ponto que o de cima literalmente explodiu quando la estava com o braco, ficou assim:
    [​IMG]
    Fez este domingo oito dias.

    Atencao com os liquidos quentes, nada me fazia prever isto, nem depois de trocar um termostato, mas como jà referi o problema nao era do mesmo das do resto do conjunto, num Forum Alemao, fiquei a saber que ja muita gente teve o mesmo problema e sempre da caixa e nao do termostato.

    Opta por trocar a caixa que na origem custa o que te disse, porque da concorrencia, ou nao sao completas ou veem desmontadas.


    Um Abraco
     
  17. 2JB_Race

    2JB_Race

    Desde:
    4 Mar 2010
    Mensagens:
    785
    Gostos Recebidos:
    0
    Ò Jagoza:D

    Se nao aquece è defeito, normal deve de andar perto dos 90 graus, e nao subir e descer caso estejas parada no transito ou em andamento respctivamente.

    Troca isso:p

    Porta-te
     
  18. tiaguituhh

    tiaguituhh

    Desde:
    17 Out 2012
    Mensagens:
    101
    Gostos Recebidos:
    0
    amigos eu vou aproveitar este post pa retirar uma duvida tb.

    eu knd comprei o meu carro notei k n tinha sofagem kente e knd liguei os tubos bem dps de andar um bocado com o carro notei ke me andava a entornar agua po chao do carro no lado do pendura e juntamente com ela vinha bocados de esponja..

    terei a tubajem rota?

    para ver isso precisarei de retirar o tablier ou basta so retirar a consola?
    cumprimentos..
     
  19. 2JB_Race

    2JB_Race

    Desde:
    4 Mar 2010
    Mensagens:
    785
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas,

    Se ligas-te a tubagem, è porque a mesma estava desligada, à entrada para dentro do carro (dentro do cofre do motor), certo?

    Assim sendo, desligaram a tubagem porque o radiador da soufagem estava roto e perdia agua, A questao da esponja, è que è estranho, pois dentro do circuito da agua nao tens esponja, pode ser sujidade que te pareca esponja ou por onde a agua tenha passado e arrastou alguma (è uma ideia).

    Sinceramente, nao tenho ideia se para trocares o radiador da soufagem tens que tirar o tablier, mas normalmente nao è preciso, a ver se te confirmo isso, pois tenho um conjunto de soufagem no armazem e posso ver por onde sai o radiador.

    Um Abraco
     
  20. tiaguituhh

    tiaguituhh

    Desde:
    17 Out 2012
    Mensagens:
    101
    Gostos Recebidos:
    0
    sim estava desligada amigo..
    os buracos do tubos da sofagem ke se liga do motor la pa dentro n tinham tubos e knd fui a ver tinha os dois tubos ligados directamente e os buracos onde eles deviar tar tavam sem nada..

    agradeço a tua ajuda cumprimentos.
     
    Last edited: 19 Nov 2012

Partilhar esta página