[Resolvido] Pressão a mais

Boas malta,

Estou com um problema estranho. De um momento para o outro o meu carro começou a fazer pressão a mais, o que resultou num turbo partido na semana passada. Troquei o turbo, foi tudo limpo e o carro continua com excesso de pressão. A N75 esta a fazer os tais -0,6 bar que se fala por aqui... O carro trata-se de um Ibiza 6k GT TDI com material stock e repro. O carro faz 2 bar de pico e so por volta das 3 mil quebra para 1,5 bar.
Eu fiz o log de pressão que se segue para ver se alguem me pode ajudar.
A eletronica pede 1,3 bar portanto de lá não deve ser.

Já levei a Bosch e os gajos não sabem o que deve ser.... Eu noto que o carro agora não tem aquele ronco de abrir a geometria... parece que está sempre em esforço...

Quando a eletronica pede a 1000 mbar (pressão barométrica) o carro faz 1100 mbar isto as 903 rpm.

Se desligar o actuador da geometria o carro faz em carga 1,5 bar e depois quebra para 1,3.
Com a maf desligada faz 0,5 bar.

Desengatado o carro faz mais de 1 bar de pressão quando acelero a fundo, depois começa a mancar todo e a fazer fumo branco, depois tenho de desligar o actuador para o carro ficar direito.

O carro assobia tipo maluco ao relanti xD... Parece um jacto....

Alguma ideia do que poderá ser?




Uploaded with ImageShack.us

Abraço ;)
 
Last edited:
Boas, o meu começou à duas semanas a fazer isso e não sei do que será. Tenho que o levar ao mecânico para ver se me resolve o problema. Está exactamente igual.
Faz um pico aos 2 bares e depois quebra até 1 bar.
Noto realmente o carro ,muito preso e agora está sempre a soluçar em andamento.
Estou a ficar doido com este problema.

De salientar que é um AFN TDI de 110cv com reprogramação à uns dois anos sem nunca ter dado este problema.
 
Boas malta,

Estou com um problema estranho. De um momento para o outro o meu carro começou a fazer pressão a mais, o que resultou num turbo partido na semana passada. Troquei o turbo, foi tudo limpo e o carro continua com excesso de pressão. A N75 esta a fazer os tais -0,6 bar que se fala por aqui... O carro trata-se de um Ibiza 6k GT TDI com material stock e repro. O carro faz 2 bar de pico e so por volta das 3 mil quebra para 1,5 bar.
Eu fiz o log de pressão que se segue para ver se alguem me pode ajudar.
A eletronica pede 1,3 bar portanto de lá não deve ser.

Já levei a Bosch e os gajos não sabem o que deve ser.... Eu noto que o carro agora não tem aquele ronco de abrir a geometria... parece que está sempre em esforço...

Quando a eletronica pede a 1000 mbar (pressão barométrica) o carro faz 1100 mbar isto as 903 rpm.

Se desligar o actuador da geometria o carro faz em carga 1,5 bar e depois quebra para 1,3.
Com a maf desligada faz 0,5 bar.

Desengatado o carro faz mais de 1 bar de pressão quando acelero a fundo, depois começa a mancar todo e a fazer fumo branco, depois tenho de desligar o actuador para o carro ficar direito.

O carro assobia tipo maluco ao relanti xD... Parece um jacto....

Alguma ideia do que poderá ser?




Uploaded with ImageShack.us

Abraço ;)

Se ja trocas-te turbo e o problema continua, experimenta trocar n75, sensor map no teu esta na centralina acho, mas se avariar faz esses sintomas pelo menos no 6k2, e verifica se tens fuga de admissão, o teu problema esta nestas tres coisas.
cumps
 
Viva amigo,

Vou tentar trocar o sensor map, embora acho que esteja bom visto que a pressão medida no vag com e igual a medida no manómetro.

Se isto ajudar: se nao tiver o tubo de vácuo na west gate as preás as já se aproximam do pedido pela electrónica.
 
Com o tubo desengatado o maximo que pode fazer é prai 0.6 bar em alta rotaçao.... Para mim tens a geometria do turbo lixada amigo... Ou desafinada mas ja te disse que n é muito normal o barulho que faz o turbo....
 
Pois amigo, acho que tens razão...

Deve ter alguma palheta presa... Embora ela abra e feche totalmente. O duty cycle varia entre 24,7 e 94,4.

Cumprimentos,
 
Com o tubo desengatado o maximo que pode fazer é prai 0.6 bar em alta rotaçao.... Para mim tens a geometria do turbo lixada amigo... Ou desafinada mas ja te disse que n é muito normal o barulho que faz o turbo....

Então mas se com este turbo faz os mesmos desvios que faz com o outro que partis-te, diria que é dificil ser os 2 turbos com o mesmo problema.
 
Pois, embora quem o vendeu garanta que ele esta impecável....

E nao tem folga, só que as tantas a geometria foi mal fechada aquando da limpeza.
 
Já experimentaste meter os chips originais?

Sim amigo. Já experimentei, faz igual embora com menos pressão.

Se tirar o tubo do actuador o turbo faz pressão?

Poderá evetualmente a geometria estar mal montada.

Com palhetas fora do sítio...terei que falar com o dono...
 
Back
Top