* Reparação/restauro do desembaciador traseiro

Como todos sabem, o desembaciador traseiro é constituído por resistências de cobre. Em situação ideal, devem durar a vida do carro.

Mas (há sempre um mas nestas coisas) devido a uma limpeza um pouco menos cuidada ou, simplesmente, com o passar do tempo, as resistências podem perder gradualmente a sua capacidade para desembaciar, podendo mesmo deixar de funcionar de um momento para o outro. Em casos mais drásticos, como a remoção de autocolantes, podem mesmo quebrar.

Ora, isto aconteceu-me já faz bastante tempo. Tinha o autocolante do stand no vidro traseiro e decidi tirá-lo pois não gosto de autocolantes nos vidros. Houve um dia que estava a chover a cântaros, liguei o desembaciador de trás e, surpresa, as 3 resistências de baixo não funcionavam. Fui ver, e na zona do autocolante, estavam quebradas. Na altura não me preocupei muito pois como eram as 3 de baixo, não afectava muito a visibilidade. Todas as outras continuavam funcionais.

O problema maior surgiu aqui há umas duas semanas quando, continuando com as 3 de baixo partidas, vejo que a 5ª, também a contar de baixo, também deixa de funcionar, e não estava partida. Aqui o caso assumiu contornos mais graves.

Informações daqui e dali e tudo me dizia o mesmo: só vidro novo. E eu sem quebra de vidros no seguro...

Pus-me a pesquisar e descobri um truque que permite reparar as resistências sem substituir o vidro. Passa, basicamente, por usar solda líquida, ou tinta de prata, como preferirem. O produto em questão, e que eu usei, é este: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=53245

Vende-se normalmente em lojas de electrónica. É caro para a quantidade que tem, mas entre isto, um vidro novo ou ainda a inclusão da quebra de vidros, acabou por compensar.

E porquê a tinta de prata? Porque esta tinta, depois de seca, resiste ao calor irradiado pelas resistências e, principalmente, tem uma excelente capacidade condutora de corrente. Não é por acaso que esta tinta também é utilizada na reparação de circuitos electrónicos.

Basicamente, os passos para a execução desta tarefa são:

1 - Limpar bem o vidro por dentro
2 - De preferência, usar fita-cola de pintor, e isolar o vidro deixando a resistência a descoberto
3 - "Pintar" a resistência (tenham cuidado pois, como disse, a embalagem é muito pequena, uns 4 cm de altura, e só deve ter tinta pela metade)
4 - Deixar secar bem (caso possam, aconselha-se dar calor para ajudar a secar - um secador de cabelo serve)
5 - Comprovar o funcionamento (se não estiver a chover podem fazer como eu: mandar umas baforadas de boca para embaciar o vidro)

Em resistências partidas, bastará aplicar no local onde quebraram. Nas que não estão partidas, e mesmo assim deixaram de funcionar, terá de ser em toda a resistência, de uma ponta à outra. Vão ver que, com esta tinta, as resistências até vão desembaciar melhor.

Escusado será dizer que a quem tiver quebra de vidros bastará mandar uma pedrada no vidro.

Espero ter sido útil.
 
Last edited:
Eu no meu 6l também tenho um filamento do desembaciador que não funciona, e o mal é que é mesmo no meio do vidro... No entanto ainda não reparei se o problema está no filamento ou não :s
Eu tenho seguro quebra de vidros, no entanto como aquele vidro ainda é o original não queria muito o substituir porque nunca fica tão bem como de origem... A côr desse "verniz" é igual aos ao filamento de origem? Dar 20€ por isso ainda me custa um pouco lol...
 
Sim, a tinta é cinzenta. Com cuidado a acertar perfeitamente a fita com as resistências, nem se nota a tinta.

Eu no meu 6l também tenho um filamento do desembaciador que não funciona, e o mal é que é mesmo no meio do vidro... No entanto ainda não reparei se o problema está no filamento ou não :s
Eu tenho seguro quebra de vidros, no entanto como aquele vidro ainda é o original não queria muito o substituir porque nunca fica tão bem como de origem... A côr desse "verniz" é igual aos ao filamento de origem? Dar 20€ por isso ainda me custa um pouco lol...

Sim, é caro para 4 cm de frasco, mas a mim compensou-me, lá está, por não ter quebra de vidros.

No teu caso não sei como será trocando na marca, pois desconheço se a Carglass, ou outras, usam vidros originais ou não. Ouvi dizer que na marca é preciso marcar uma vistoria, até que ponto é verdade, não sei.

A despistagem às resistências pode ser feita com um multímetro na função de medição da continuidade de corrente. Se houver passagem de corrente, o multímetro faz um barulho parecido a um zumbido. Podes começar por aí.
 
Sim, a tinta é cinzenta. Com cuidado a acertar perfeitamente a fita com as resistências, nem se nota a tinta.



Sim, é caro para 4 cm de frasco, mas a mim compensou-me, lá está, por não ter quebra de vidros.

No teu caso não sei como será trocando na marca, pois desconheço se a Carglass, ou outras, usam vidros originais ou não. Ouvi dizer que na marca é preciso marcar uma vistoria, até que ponto é verdade, não sei.

A despistagem às resistências pode ser feita com um multímetro na função de medição da continuidade de corrente. Se houver passagem de corrente, o multímetro faz um barulho parecido a um zumbido. Podes começar por aí.

Obrigado pela explicação amigo, vou fazer esse teste então para ver se é daí o problema ;)

Cumps.
 
Boas,

Estive hoje a ver o filamento do desembaciador que não funciona e reparei que tem lá num canto um bocado de falta do cobre, mas tem o risco do desembaciador na mesma, deve ser ali o problema. Será que com um bocado de fio não dá para fazer o teste se é naquele sítio que está o problema? Como não tenho voltímetro, não dá para ver com um busca polos se há passagem de corrente?
Se o problema for ali vou falar com um colega meu que tem o mesmo problema a ver se quer comprar o produto a meias comigo :)

Obrigado,
Cumps...
 
Sim, podes pegar num pedaço de fio de cobre e fazer uma espécie de ponte nesse ponto. Se a resistência funcionar, é mesmo daí.

Com um busca-pólos também deve dar, mas como nunca experimentei com nenhum não tenho a certeza.
 
Back
Top