Qual a melhor maneira de eliminar o catalizador???

Boas pessoal.
Tenho um manco e estou a pensar retirar o catalizador, mas não sei qual a melhor maneira para o fazer.
Vários amigos dizem-me que o melhor e retirar o miolo do catalizador e depois soldar um tubo no seu interior (para ficar directo). Mas hoje decidi falar para uma casa de escapes, e o que disseram e que o melhor e retirar o catalizador na totalidade e guardar porque e um equipamento bastante caro, e que fazia um tubo para por no sitio do catalizador. Mas o homem dos escapes não sabia me dizer se o meu carro tem flanges para quando eu for ao IPO retirar o tubo e meter o catalizador.
O mega dos escapes disse também que o carro se fosse como os meus amigos tinham dito que não passava na inspecção por causa do elevado nível de gases. Quem e que já foi com o carro assim ou IPO???
Retirar o catalizador tem alguma cena a ver com a afinação do motor???
Quais as vantagens e desvantagens???
Agora estou sem saber o que fazer!!!
:cryy:
 
o catalisador serve para ajudar a cumprir normas de poluição! Tem a função de transformar gases altamente tóxicos, em gases não tão tóxicos ( isto para explicar de uma forma simples) ao tirares o catalisador, seja pela remoção total, seja por colocar um tubo por dentro (pessoal costuma fazer para na ipo olharem para o catalisador e pensarem que está de origem, enquanto se não tiver, chama mais à atenção)!
Ao tirares o catalisador tens desvantagens:
-Poluis mais o ambiente
Vantagens:
Maior " fluidez de passagem dos gases"
Por vezes melhora um pouco em baixa rotação (em turbos nem sentes)
Ficas no final da linha de escape com um som mais grave do que de origem, e ouves mais o turbo, quando vais a conduzir!

Nos carros a diesel não é obrigatório catalisador, não sei se até algum ano em especial, se é para todos os anos, alguém há de ajudar, é esperares!

Fica ao teu critério, tirar ou deixar estar! Abraço
 
- Tiago:
Obrigado pela explicação, já me ajudas bastante.;)

- Alfamax.
Quanto a data, o meu manco e de 2002, mas também agradeço a ajuda.;)

Gostava de saber mais mais mais :) opiniões acerca dos vários tipos de retirar o efeito do catalizador.
 
White Devil disse:
- Tiago:
Obrigado pela explicação, já me ajudas bastante.;)

- Alfamax.
Quanto a data, o meu manco e de 2002, mas também agradeço a ajuda.;)

Gostava de saber mais mais mais :) opiniões acerca dos vários tipos de retirar o efeito do catalizador.

Epah, como és obrigado a ter isso lá no sítio, ou retiras isso pra fora e esvazia a ceramica dele e mete um tubo ou sacas ele e mete umas uniões que quando for pra IPO voltares a meter.
 
Boas
O meu foi ao ipo sem catalisador, ta com tubo directo e duas flanges é de 03/01, passou sem kk tipo de anotações ;)
 
KafiR, mas as flanges depois não da muito nas vistas quando for ao IPO???
Eu já vi o teu projecto e sai que tu também não tens o cat, tens um tubo com flanges. Já foste alguma vez ao IPO com as flanges???
 
As falanges no IPO pode dar nas vistas a vontade, o catalisador está lá por isso não piam! Eles podem aperceber-se que tu depois o tiras a vontade mas eles têm de analisar na altura e não têm nada a ver com o que acontece quando saires dali.
Também já ouvi dizer que um catalisador é caro por isso essa versão do tubo por dentro do catalisador parece-me despedicio de dinheiro. Têm é a vantagem de se fores mandar parar pela policia eles podem olhar a vontade que parece que está enquanto que se tiveres o tubo e as falanges eles vão marrar contigo.
 
Não dá problema nenhum... n dizem nada, mas se disserem alguma coisa dizes q o teu carro pegou por baixo e tivest q meter cat novo!:ideia:

Faz o q digo q ficas + bem servido...

S fores p opcção de tirar o miolo do cat, tens bués d desvantagens!
 
KafiR, tens a certeza que e mesmo assim???:)
Quais a desvantagens que falas???
No manco quais foram as diferenças que notaste???
Desculpa fazer tantas perguntas, mas eu gosto de saber bem o que vou fazer. E tu como tens uma máquina igual a minha…:rir:

Já agora o men dos escapes para retirar o cat e por um tubo com flanges falou-me em 35€+Iva, o que acham do preço???
 
White Devil disse:
KafiR, tens a certeza que e mesmo assim???:)
Quais a desvantagens que falas???
No manco quais foram as diferenças que notaste???
Desculpa fazer tantas perguntas, mas eu gosto de saber bem o que vou fazer. E tu como tens uma máquina igual a minha…:rir:

Já agora o men dos escapes para retirar o cat e por um tubo com flanges falou-me em 35€+Iva, o que acham do preço???

O preço tá na média!

Desvantagens: qd fores a ipo provavelmente chumbas... depende eu fui a 15 dias a ipo e p n correr riscos pus tudo de origem... mas só dei 2 aceleradelas provavelmente e o + certo era passar sem cat, era fim do mes e aquilo tava a pinha por isso era só a despachar, aconselho a escolher 1 desses dias pq é smp a abrir!

As vantagens acho q já foi td dito pelo user tiago

Mete flanges nisso!;)
 
Precisamente! Se vais substituir o catalisador para meter directo vais por com o mesmo diametro, não pretendes estrangular nem o inverso... penso eu né?
 
Erbium disse:
Precisamente! Se vais substituir o catalisador para meter directo vais por com o mesmo diametro, não pretendes estrangular nem o inverso... penso eu né?
pá nao sei nao percebo muito de ibizas é o primeiro k tenho....ja ouvi por ai dizer k se deve meter de 60mm agora so os entendidos me podem ou nao ajudar.....desculpe a ignorancia
 
Não é só no ibizas. Mas repara se o que vais fazer é por um "secção" da linha de escape convém que seja igual ao que já lá está. Se fosses por uma linha completa ai sim podias por 60mm ou a medida que achasses melhor.
 
Há 4 anos partiu-se o catalizador da Inca (do trabalho). Mandaram-me meter a carrinha na Seat para arranjar (600€), meti na concorrência (200€), e guardei o velho. Passado +/- 1 ano, tornou a partir! fdx! Falei com uma empresa de escapes e parti a cerâmica (miolo). Posto isto foi só colocar no lugar. Na inspecção nunca me disseram nada. Notei uma ligeira diminuição no consumo e até um andar mais "leve" e ficou a fazer um barulho um pouco mais "metálico". Não levou tubo directo dentro.
Fiz o mesmo tratamento ao meu Sdi de 2000 (com o catalisador da Inca que sobrou) e fiquei com o catalisador em bom estado.
Sempre a rolar.
 
Back
Top