??Problema nos RCA?? Em mini amplificador

Boas pessoal,
Não encontrei nada sobre iste problema.

Aqui vai, vou tentar dar toda a info a ver se conseguimos chegar a alguma conclusão.

Ora começo por dizer que não estou a utilizar nenhum rádio, sendo assim vou descrever o meu setup.

Tlm liga a um cabo jack-RCA, esse cabo ao input RCA do amp, do amp sai uma ficha para as colunas em que esta é iso e que por fim liga ah ficha iso do carro e dai para as colunas.
Este é o "trageto"

Agora pormenores.
O amp é uma mini amp, um alpine 3531 de 4 canais. Neste momento o rca está ligado apenas ao canal 3 e 4 (input). Como ainda nao montei colunas, está apenas ligado ah coluna direita traseira que corresponde ao canal 3.

Por fim o problema, está a dar pouco volume da forma como está mas, se eu desligar o RCA do canal 3 e encostar o positivo do RCA cabo ao negativo do RCA do amp, o som aumenta consideravelmente. Se fizer o mesmo com o RCA do canal 4 faz o mesmo mas com menos intensidade.

As questões são, será que está a acontecer por não estar a usar nem as entradas rca todas nem as saidas de colunas todas? Será problemas nas entradas RCA? Ou será qualquer outra coisa que não me está a ocorrer?
 
Last edited:
Ja agora fica foto do amp

$_1.JPG
 
A ficha do telemóvel que vai as rca do amplificador não deve estar bem ligada, compraste o cabo já feito ou foste tu que ligaste?

Caso tenhas comprado o cabo "telemóvel rca" ja feito, vamos excluir este, então tens que ver as ligações das colunas, que podem estar mal ligadas, se for o caso, tem cuidado pois podes queimar o amplificador
 
Boas,
O cabo não será porque comprei feito e ja o tinha utilizado noutro amp.
Entretanto ja apontei as colunas atras só para ver se melhorava. Portanto montei uma de cada lado nas fichas de origem do carro. Mas ficou na mesma. Som baixo demais. Mais baixo do que um radio daria, digamos que se for andar com o carro, com o ruído da estrada deixo de ouvir.

Será por estar ligado o canal 3 e 4 e deveria dar preferencia ao 1 e 2?
O cabo que vai do tlm ao amp deveria ser mono?
Deveria ter todos os canais ligados?
 
Sim, tenta o canal 1 e 2, quanto ao cabo ser mono não me parece, porque o amplificador é stereo.
Pelas especificações que estive a ver na net, esse amplificador é de 5 canais, 4 canais+subwoofer, MRV-F353

Só podes estar a ligar mal as colunas!!!!
 
5 canais? Olha que so tem 4 entradas e 4 saidas.
Não me parece estar a ligar mal as colunas porque estou a usar os cabosnde audio do carro e tb ja inverti os fios nas colunas e mantem. Troquei tb a posição dos rca e nada.
Mesmo na ficha do amp onde soldei a ficha iso, se estivesse a polaridade invertida, ao mudar a polaridade nas colunas ficaria tudo correcto.

Estou ainda sem colunas ah frente por isso não vou poder ja experimentar cs canais 1 e 2 mas vou hoje comprar uns adaptadores rca destes

RCA-Jack-to-Dual-RCA-Plug-Adapter.jpg


para ligar o rca que vem do tlm e conseguir ocupar as duas entradas rca do amp. Pode ser que este modelo precise de ter tudo conectado.
Vamos ver o que dá
 
Comprei as peças que referi em cima e liguei as duas colunas de tras.
E não sei o que se passou mas agora não dá som nenhum.
Voltei a tirar os adaptadores e a utilizar só o canal 3 e 4 para ver se voltava ao mesmo e nada de som.

Conclusão ainda está pior. Começo a desconfiar que o amp está marado não?
Curiosamente quando liguei a primeira vez tb não deu logo som, mas até pensei que fosse por ainda não estar com os cabos de audio como deve de ser, mas se calhat está mesmo marado.

Vou testar o amp fora do carro ligando uma coluna diretamente nos pinos na ficha fo amp
 
É a unica hipotese que vejo.
Para a semana assim que possa vou fazer o teste fora do carro com as duas colunas ligadas direto a ficha do amp.

Ja agora uma questão. Penso não o ter feito mas, se ligar os 12v trocados com a massa dá origem a queimar alguma coisa? Penso que nesse caso o fusivel queimaria primeiro.
 
Estou a perguntar porque usei os fios do isqueiro.
Deduzi que o positivo era o fio do meio e a massa o do lado. Parece que acertei então.
Mas a verdade é que parecia que o amp fazia barulho la dentro.
Quando passei para os 12v vindos do radio ja parecia normal.

Sinceramente ja não consigo perceber o que pode estar mal, teoricamente está tudo como manda a lei.
 
O problema está na ficha jack que está a ligar ao telemóvel.
Os telemóveis possuem uma ficha jack alterada para suportar também input (micro) e outros comandos.
Swap.jpg


Tens que comprar uma ficha jack com os 4 contactos (quase que aposto que tens uma de 3 contactos!) e fazer as ligações de forma a deixar o contacto do micro desligado.

No ebay e aliexpress encontras adaptadores como este:
http://es.aliexpress.com/item/3-5mm...tter-Adapter-For-Asus-Laptop/32305381933.html
 
Last edited:
gostava de acreditar que seria isso mas não amigo.
como disse antes, ja usei este cabo antes com este tlm e noutro amp.

passo a explicar. eu nao uso rádio, uso o tlm ligado directamente ao amp. eu tinha outro amp que me foi roubado no inicio do ano e entretanto comprei este, por ser mais pequeno, em segunda mão para substituir o que me roubaram (apesar de ser muito inferior ao que tinha, nem teem nada a ver um com o outro).
a unica diferença que aqui tenho é estar a usar a cablagem de audio do carro directo nas colunas e antes usava as tipicas instalações que se usam com amplificadores em que se passa nova cablagem de audio para as colunas, rca ate ao radio etc.

mas ja agora, o sintoma que descrevi de ao tocar com o terminal positivo do cabo rca no terminal negativo do rca do amp o som ficar mais alto, seria o que aconteceria no caso de esta a usar o tipo de jack errado?
eu mesmo assim receio que o problema seja outro pois agora da ultima vez que testei ja com tudo mais bem feito e mais definitivo, o amp nem sequer largou um som baixo. e no primeiro dia que o ligue tb nao deu logo som..
3a feira se tiver tempo vou ligar o amp directo aos terminais da bateria do carro, ligar 2 colunas directas nas fichas do amp no canal 1 e 2 e o tlm via rca.
nao acredito que seja do rca pois como disse ja antes o tinha usado sem problemas. mas mesmo assim vou ver se encontro algo disso para experimentar.

desde ja obrigado pelas ajudas
 
Volto a dar resultados do estudo lol
Agora deixou de dar som. Alem das saidas rca experimentei as outras e nada.
Penso que se as rca estivessem queimadas, as outras deveriam funcionar certo?

Vou ver se levo o amp a uma loja de electrónica para ver o que se passa com o amp
 
As rca davam som muito baixinho, mas quando encostava o positivo do rca ao negativo do amp (no mesmo canal) o som ficava mais alto.
 
Back
Top