Problema com sinistro/seguradora

Boa tarde, amigos. Preciso da vossa ajuda sobre se é legal o que está a acontecer no caso seguinte:

Há uns meses, em Janeiro deste ano, um tipo num Golf IV TDi entrou numa rotunda à campeão e embateu no parachoques e na roda traseira do carro da minha mãe, um Audi A3. O parachoques em causa ficou estalado no lado direito, na sequência do acidente.

Fez-se a declaração amigável e durante a peritagem, o perito detectou um risco praticamente invisível no mesmo parachoques, do lado esquerdo. Acontece que o mesmo perito diz que, por esse motivo, o párachoques não tem reparação e tem que ser substituído. Até aqui, tudo bem. O problema é que a seguradora (Tranquilidade) diz que assume apenas 50% do novo parachoques por causa do dano minúsculo que lá estava!

Isto não faz qualquer sentido! Ainda por cima, tudo o que nós exigimos é que o dano decorrente do acidente seja reparado, o risco que já lá estava é tão invisível que nós vivemos bem com ele. A seguradora só aceita os 50/50 e nós não engolimos ter que pagar 200 EUR (metade do parachoques) porque alguém nos bateu.

Podem ajudar-me no sentido de me informarem se isto é legal? Como posso agir? Os próximos passos serão reclamação no livro de reclamações, tentativa de ir a centro de arbitragem e falar com a seguradora do outro (Zurich).

PS: Caso não saibam, ao abrigo do protocolo IDS o sinistro trata-se com a nossa seguradora directamente em vez de com a seguradora do responsável pelo acidente.

Ajuda, por favor. Obrigado!
 
tens k la ir fazer barulho...isso e k era bom pagar um parachoques novo pk um fdp me bateu e do outro lado tem um risco...fazia uma ventania nas instalaçoes k eles nem kriam acreditar...moveeee
 
Nao me querendo meter muito nem querer entrar em confrnto com ninguem, a companhia tem de repor o carro como estava antes do acidente.

Se tinhas um dano no carro e essa peça vai ser nova, a companhia de seguros pode fazer a desvalorizaçao. É mais ou menos a teoria de nao poder haver beneficios (tinhas o carro com um dano e vai ficar sem ele).
 
Atenção que o que eles falam dos 50/50 é o arranjo total.
Eles não dão o outro como culpado por ser numa rotunda.
Conheço montes de casos desses. Isso é uma maneira de te dar a volta.
Aconselha-te com o CIMPAS.

http://www.cimpas.pt/
 
a seguradora do outro que pague pois a culpa é dele

mete advogados em cima se nao conseguires resolver de uma maneira melhor
 
As seguradoras são uma máfia do c**** se um gajo não tiver atento, quando tive um acidente com uma mota, tb me culparam a 100% pela tabela geral, não concordei fui para tribunal, a seguradora do outro teve que chegar a um acordo comigo e pagou-me tudo!! Se não tivesse chegado a acordo perdia o caso e ainda pagava mais indemnização. O pior disto é que tive à espera 4 anos e tive que pagar 3000€ senão andava sem carro. As seguradoras aproveitam-se da m*** de justiça "slow as a turd" à portuguesa para impor cenas que os leigos acabam por acreditar e muita boa gente sem € imediato para arranjar um carro, acaba por desistir de recorrer à justiça. Acho que este site tb é util http://www.isp.pt/isp/PortalConsumidor
 
Atenção que o que eles falam dos 50/50 é o arranjo total.
Eles não dão o outro como culpado por ser numa rotunda.
Conheço montes de casos desses. Isso é uma maneira de te dar a volta.
Aconselha-te com o CIMPAS.

http://www.cimpas.pt/

msm de quem entra nas rotundas??? jazuz tava fddo o bakano...ia buscar o camiao d empresa e dps falavamos...isso e k era bom eu a circular dentro d uma rotunda e um chico esperto a entrar foder-m o carro e ainda tinha eu k pagar 50%..looooooooool socio vou so lai buscar uma coisa aparecia kom o camiao fodia-lhe o popozinho todo e agr vamos ver kem tem o carro mais fddo...ta bem ta
 
tens k la ir fazer barulho...isso e k era bom pagar um parachoques novo pk um fdp me bateu e do outro lado tem um risco...fazia uma ventania nas instalaçoes k eles nem kriam acreditar...moveeee
Pois é, amigo, vai ter de ser essa a solução!

Nao me querendo meter muito nem querer entrar em confrnto com ninguem, a companhia tem de repor o carro como estava antes do acidente.

Se tinhas um dano no carro e essa peça vai ser nova, a companhia de seguros pode fazer a desvalorizaçao. É mais ou menos a teoria de nao poder haver beneficios (tinhas o carro com um dano e vai ficar sem ele).
ppautos, eu compreendo essa postura. Aliás, nós só exigimos isso mesmo, que a companhia reponha o carro como estava antes do acidente! Se a peça tem que ser nova, não pode haver lugar a desvalorização... Isso não é possível! Se a seguradora se recusa a reparar o dano e o dano foi causado de forma fortuita, eles têm que pagar a totalidade do arranjo.

Atenção que o que eles falam dos 50/50 é o arranjo total.
Eles não dão o outro como culpado por ser numa rotunda.
Conheço montes de casos desses. Isso é uma maneira de te dar a volta.
Aconselha-te com o CIMPAS.

http://www.cimpas.pt/
Mas aqui a questão já não é a culpa, amigo. Eles deram 100% culpa ao outro tipo. Mas o arranjo acham que só devem pagar 50%... 'Tá bonito isto.
Nós temos 4 seguros na Tranquilidade e amanhã vão ser todos cancelados/mudados de seguradora, para além da reclamação no livro e de outros contactos que vão ser feitos. Tramar os gajos que se estão a recusar a cumprir as obrigações contratuais.

a seguradora do outro que pague pois a culpa é dele

mete advogados em cima se nao conseguires resolver de uma maneira melhor
Não queria entrar pela via dos advogados, mas vou romper o protocolo e falar mas é com a Zurich, os gajos que se cheguem à frente.

As seguradoras são uma máfia do c**** se um gajo não tiver atento, quando tive um acidente com uma mota, tb me culparam a 100% pela tabela geral, não concordei fui para tribunal, a seguradora do outro teve que chegar a um acordo comigo e pagou-me tudo!! Se não tivesse chegado a acordo perdia o caso e ainda pagava mais indemnização. O pior disto é que tive à espera 4 anos e tive que pagar 3000€ senão andava sem carro. As seguradoras aproveitam-se da m*** de justiça "slow as a turd" à portuguesa para impor cenas que os leigos acabam por acreditar e muita boa gente sem € imediato para arranjar um carro, acaba por desistir de recorrer à justiça. Acho que este site tb é util http://www.isp.pt/isp/PortalConsumidor
Porra, ainda largaste uns bons euros!

Obrigado a todos pela ajuda. ;-) Se alguém tiver mais alguma dica ou saiba de alguma lei que me apoie neste caso, agradeço que informem!
 
As desvalorizaçoes estao contempladas na lei...

Tal como acontece no material de desgaste (pneus, amortecedores, etc, que poderam ser pagos na totalidade em atitude comercial)....

Em situaçoes de peças novas, como nao podem partir o para choques novo e paraque nao haja beneficios em caso de acidente faze desvalorizaçoes.

A teoria de estraga velho paga novo é cultura popular e nao a vista da Lei.

Isto é um pouco do conhecimento que tenho nestes casos....
 
As desvalorizaçoes estao contempladas na lei...

Tal como acontece no material de desgaste (pneus, amortecedores, etc, que poderam ser pagos na totalidade em atitude comercial)....

Em situaçoes de peças novas, como nao podem partir o para choques novo e paraque nao haja beneficios em caso de acidente faze desvalorizaçoes.

A teoria de estraga velho paga novo é cultura popular e nao a vista da Lei.

Isto é um pouco do conhecimento que tenho nestes casos....
Uma vez que tens conhecimento, podes dizer-me que leis são essas (se possível)? ;-)

É que os danos representam 2% do parachoques (os que já lá estavam) e a desvalorização proposta é de 50%. Eu não acredito que isto possa ser legal, mas preciso de ler as leis certas e ainda não as encontrei...
 
1º reclama por escrito na tua seguradora e alerta logo na reclamação que devido á tua insatisfação vais mudar os seguros de lá e denuncia o caso á entidade reguladora.
Não é por 200€ que eles vão perder os seguros.

Á uns anos, a ultrapassar um bacano (que já vinha a fazer ***** desde que entrou na estrada á minha frente), guinou á minha frente (por causa de um cão que só vi no fim), não consegui evitar e bati-lhe na porta.
Grande historia e tal, a seguradora atribuiu-me a mim a culpa porque ele trinha feito uma manobra de recurso por causa do cão (e eu sem culpa nenhuma apanhei o gajo á frente), e que eu ia a fazer uma manobra perigosa (ultrapassar adequadamente), foi contestada 2 ou 3 vezes, passados 2 anos já nem tinha a carrinha em questão fomos chamados ao local do acidente para explicar a situação a um perito e mesmo assim deu 50/50, carrinha já tinha sido vendida o orçamento era 1000€ (e o meu velho, dono da carrinha), meteu 500€ ao bolso :D

O normal é abusarem para ver até que ponto as pessoas estão informadas.
 
Garanto-te que se nao ficares parado resolves isso. O trabalho do perito é orcamentar e fazer o enquadramento de danos logo nao é ele que nao te esta a "dar" o para-choques. Vai fazer barulho á seguradora e se tiveres protecçao juridica diz que queres avançar que vais ver que isso fica rapidamente resolvido.
Cump e boa sorte.
 
As seguradoras são uma máfia do c**** se um gajo não tiver atento, quando tive um acidente com uma mota, tb me culparam a 100% pela tabela geral, não concordei fui para tribunal, a seguradora do outro teve que chegar a um acordo comigo e pagou-me tudo!! Se não tivesse chegado a acordo perdia o caso e ainda pagava mais indemnização. O pior disto é que tive à espera 4 anos e tive que pagar 3000€ senão andava sem carro. As seguradoras aproveitam-se da m*** de justiça "slow as a turd" à portuguesa para impor cenas que os leigos acabam por acreditar e muita boa gente sem € imediato para arranjar um carro, acaba por desistir de recorrer à justiça. Acho que este site tb é util http://www.isp.pt/isp/PortalConsumidor

Basicamente é isto. Mesmo num caso com eu tive recentemente de perda total, se eu fosse para tribunal com eles, tinham de me pôr o carro como estava seja o arranjo superior ou não ao valor comercial do veículo.
O problema é que isto demora anos e eles aproveitam-se disso.
 
Back
Top