* Pintar plásticos como um pro

AgA disse:
Fiz este DIY para o audiPT, mas como se fala ali ao lado de pinturas de interior, decidi postar aqui também.
talvez seja útil...

isto não é nada de complicadissimo, algo que com tempo e paciência se faz, o ideal é ter o material desmontado e não stressar com pressa de voltar a meter tudo ao sitio, se assim for, mais vale mandarem um pintor fazer o serviço e pagarem €€€€€€ :D

ora aqui vai, isto até certo ponto aplica-se seja a pegas das portas, trims, consola central, etc...

neste caso as fotos que tenho são das pegas das portas e pontualmente tenho uma ou outra pic dos trims e do cinzeiro..


MATERIAL NECESSÁRIO:
:arrow: material a pintar :rotflol:
:arrow: Lixas com fartura, normal P400 e de água P600; P800; P1000; P2000 (na casa dos 0,20 a 0,40€ cada folha - comprem isto em casas de pintura!!)
:arrow: tinta da cor que querem pintar, em spray (preto semi gloss da MOTIP 7,50€ na norauto)
:arrow: verniz MOTIP CLEAR VANISH (entre 9,5 a 11€ na norauto ou stationmarché)
:arrow: desengurdorante (aqui aparece o MOTIP mas em casa de tintas encontra-se mais baratos pelos 4€ para 1 litro)
:arrow: primário transparente para plasticos MOTIP (5,50€ na norauto)
:arrow: navalha ou faca de bico rombo (se necessário.. há revistimentos que saem com alcool, acetona ou apenas lixa..)
:arrow: sitio com pouco pó para deixar as peças a "curar"
:arrow: luvas de latex (+/- 3€ uma caixa numa farmácia)
:arrow: tempo e paciência (priceless :D )


01.jpg



ora então, cá vamos nós..

depois do material desmontado vamos começar por retirar a camada original de revestimento..
seja o rubber touch no caso das pegas ou do cinzeiro, ou o verniz dos trims em madeira..
02.jpg



:arrow: #1
no caso dos trims/consola isto agora não interessa...
eu usei uma faca pequena para raspar o maximo possivel, deixando as peças com este aspecto:
03.jpg



:arrow: #2
(este passo já se faz nos trims e consola, mas para essas peças começem apenas na lixa P400 ou se estiverem em bom estado, logo na P600 ;) )
para uniformizar as peças lixei-as com a lixa mais abrasiva (cheguei a meter uma passagem de P200), depois de sair a borracha toda acompanhei o tratamento em todo o material, primeiro com P400, depois com P600 e por fim para ficarem suaves com P800 molhada em água.

no fim disso ficam com este aspecto:
04.jpg


cinzeiro
04092008617.jpg



:arrow: #3
depois dessa passagem e de deixar secar a água das peças (isto foi feito no verão, secou depressa), agarra-se no desengordurante, embebe-se um pano MF e passa-se em toda a peça.
isto serve não só para tirar a gordura mas também para limpar os restos de material/pó que fica após a lixagem...
evidentemente se depois de desengordurada tocarem nas peças com os dedos, elas ficam com as impressões digitais, essa "gordura" dos dedos é o suficiente para ficar uma zona que não deixa aderir a tinta!!! para evitar isso, desde o momento em que desengorduram usem luvas de enfermeiro as luvas de latex, isso custa uns 2~3€ numa farmácia, vendem-se ás caixas de 50 unidades.. :D


:arrow: #4
tudo desengorduradinho, vamos começar!! primeiro o primário para plásticos, numa finíssima camada e logo seguido pelas camadas de tinta.
assim que se desengordura uma peça, vê-se o produto a evaporar (tipo alcool), deve-se aplicar logo o primário, este seca igualmente rápido!
depois a primeira camada de tinta, uma camada leve, com a lata afastada da peça para não criar "poças" de tinta, assim que esteja acabada a 1ª camada, deve-se guardar a peça num sitio seguro para que não caia ao chão nem apanhe pó.

basta um filamento de pó para que se note, claro que se cair com a tinta fresca ou meio curada também se nota..
eu utilizei a adega de minha casa, limpei-a e coloquei as peças sobre bocados de esferovite.
assim levava-as no esferovite em vez de lhes ter de pegar directamente ;)
no fim de dar a 1ª camada em cada uma das peças, individualmente, fui buscar a 1ª peça pintada e repeti a camada de tinta, assim se as camadas forem realmente pequenas, a peça está seca quando se chega ao fim da ultima peça (considerando que eu fiz 4 pegas, 6 trims, consola central, cinzeiro e argolas traseiras, a "volta" ás peças era grande..)

NOTA: se alguma das peças se estragar, voltar ao passo #2

foto do cinzeiro antes do verniz
06092008619.jpg



:arrow: #5
depois das peças bem curadas (depois das 2 ou 3 camadas de tinta, nunca mexer nas peças em menos de 24 ou mesmo 48h para certificar que estão bem secas!!! mais uma vez, basta uma dedada para estragar o serviço feito!! ) verifiquem que a pintura está uniforme, se virem marcas de pó, dedos, toques, etc, podem recupera-las lixando as peças com lixa mais fina e água, usem a P800 ou P1000
se a pintura correu mesmo bem e ficou tudo imaculado, siga para bingo..
desengordurem as peças novamente, com as luvas de latex calçadas, e vamos passar ao envernizamento aplicando a mesma técnica anterior, uma peça de cada vez, sempre em cima do esferovite e guardando a peça imediatamente após a camada.
aplicar finas camadas, de preferência 2 camadas antes de deixar novamente as peças a curar..


:arrow: #6
peças envernizadas e curadas, excelente!! devem estar com este aspecto:
05.jpg

06.jpg

07.jpg


cinzeiro envernizado
07092008620.jpg



eu sinceramente gosto do preto brilhante, mesmo brilhante, por isso costumo dar-me ao luxo da pintelhice :D
no fim do verniz curado, agarro em água e uma lixa P2000 e lixo muito levemente todas as peças envernizadas, lixo-as até passar os dedos e não sentir uma única irregularidade!!

depois disso, calço as luvas de latex, desengorduro e dou as ultimas 2 camadas de verniz..
novamente a cura de 24 ou 48h (consoante a temperatura ambiente) e estão acabadas!!!

para mim, isso ainda não chega, eu normalmente ainda lhes dou uma polidela com "PaintPolish" e encero-as com a cera que aplico no exterior do carro, mas assim certifico-me de um excelente resultado e protecção da pintura :p

sim, isto dá um trabalhão brutal, mas depois o resultado compensa!!
tenho o cuidado de ao limpar limpar apenas com um pano macio, não passo ali com escovas nem nada que se pareça para não riscar a pintura (ah pois, deu muito trabalho :rotflol: )

ora então, as fotos:

pegas acabadas de secar:
05.jpg


trims, cinzeiro, consola e argolas acabadas de secar:
03122009032.jpg



e o material montado no devido local...

pegas (antes de pintar os trims):
DSCF1016.jpg

DSCF1015.jpg


interior completo
DSCF1511.jpg

DSCF1510.jpg

DSCF1509.jpg

DSCF1608.jpg




posso afirmar que deu muitoooooo trabalho!
mas é um orgulho cada vez que vejo isto no sitio :D :heart:
espero que isto ajude alguém! ;)


NOTA:

BURACOS OU ARRANHADELAS PROFUNDAS NAS PEÇAS?? A SOLUÇÃO...

nos trims da porta da frente tinha umas arranhadelas mais profundas, tive de os disfarçar..

a solução custa 5,5€ na norauto é um primário chamado MOTIP FILLER
Fueller-400ml_02.jpg


isto é um primário mais grosso, se aplicarem uma camada no sitio do "rasgo" ou "buraco" o primário enche, depois de seco dão uma lixadela até chegar á base novamente, a fazer isto reparem que tudo se desgasta menos o sitio que foi cheio, é um passo que se pode repetir sempre que necessário e sempre antes de darem o primário de plásticos, a partir daí é seguir os passos normais indicados acima...

testei este processo para reparar raspadelas no deposito da minha mota e nos plásticos laterais... e funcionou!! :D

têm obrigatoriamente de lixar este primário pois ele fica rugoso depois de secar, e aviso-vos que este primário larga muito pó!! não lixem isto perto das peças que estão a curar a pintura!!



apenas espero que alguém ache útil este post.. caso contrario... deitem fora... :D :nice:

O mérito é do AgA do fórum Audi e Lowered. Só estou a passar a mensagem...
 
convém aplicar bastantes camadas de tinta para que nao perca a cor ao minimo risco, aconselho também um polishzinho para manter uma texteruda espelhada
 
convém aplicar bastantes camadas de tinta para que nao perca a cor ao minimo risco, aconselho também um polishzinho para manter uma texteruda espelhada

Nunca vai perder a cor se tiver 2/3 camadas de verniz por cima. Tens o exemplo das pinturas automóveis em chapa, a pintura só fica feia passado uns anos ao sol, mas o que é comido é o verniz. (Neste caso o que possa vir a ficar riscado não é propriamente "a tinta", mas sim o verniz. E isso é uma premissa certa, independentemente do número de demãos. Felizmente neste DIY aplica-se a peças no interior no nosso carro, que não estão expostas ao sol - ou pelos menos estão mais resguardadas do mesmo.

Quanto à partilha, não precisam de agradecer. Estamos cá para isso e além disso o mérito nem é meu, é do AgA.

Um polish e uma cera no fim, são sempre aconselhados para mais brilho, claro.
 
Last edited:
ah, e nao comprarem latas de tinta na norauto, nao alimentem esses xulos e incompetentes, comprem no aki que é quase menos 20% do preço ;)
 
Bem daqui a pouco vou comprar a tinta e o resto para pintar a moldura do rádio em prinicpio amanhã, a moldura é plástico baço, acham que vale a pena comprar o primário para colocar?
 
Last edited:
Bem daqui a pouco vou comprar a tinta e o resto para pintar a moldura do rádio em prinicpio amanhã, a moldura é plástico baço, acham que vale a pena comprar o primário para colocar?

Eu aconselho.

Humm oh bera não me queres desmontar a consola central para me pintares isso a preto ou cinzento ? :p

lolol, eu não tenho jeito para bricolage. O DIY não fui eu que fiz. De qualquer das formas posso desmontar a consola, na boa! ;)
 
Ah ok, E quanto a pintar ferro por fora, já pintado, basta spray directo e está a andar? Sei que isto é de plásticos mas queria usar também para pintar o gancho de reboque..

Talvez o ideal fosse antes de pintares passares uma lixa pelo gancho, depois desengordurar, pintar e verniz matte (dependente do acabamento que queres dar). Assim tens certeza que o trabalho vai durar.
 
Conclusão ia comprar a uma casa que fica no cacém, queriam 15€ pelo primário e 12€ pelo spray preto, foras o verniz, que já nem perguntei..
Vou ver á Norauto tinha visto á volta de 8€ a tinta...
 
Back
Top