Perda de bateria em 72h

Boas a todos/as!
Desde já obrigada pela ajuda que os vossos posts já me deram mesmo antes de me juntar ao vosso fórum! (E desde já desculpem qualquer leiguisse mecânica da minha parte)

Ando com um problema desde que comprei o meu carro (Ibiza 6j 1.4 2008): em menos/aprox de 72h a bateria vai-se à vida... Em janeiro deste ano, acabado de chegar o carro às minhas mãos, numa semana mega chovosa lá ia eu arrancar com ele e nada... Acabei por ser safa por jump start, que nem cabos tinha ainda comigo. Depois de ter falado com o anterior dono fiquei a saber que a bateria tinha 2/3 anos, e lá lhe pus uma nova, o que ainda me trouxe mais problemas porque com isso acabei por perder a direção assistida e lá tiveram de se recuperar as bombas (que não tendo um mecânico de confiança e com o sentido de oportunidade dos que encontrei não ficou nada barato).

Sem me alongar e ser chata, esta semana estive doente (não me safei ao covid) e acabei por liga-lo e andar um bocado com ele na passada 4a feira apenas. Hoje à noite, sábado, reaconteceu tudinho: primeira tentativa de arranque solucada, 2a com falha de luzes de painel por completo.

Alguma ideia de problemas comuns neste modelo a nível eléctrico (talvez tenham ideias de por onde deva começar)?
Nota: antes do arranjo da direção assistida o carro tinha um problema na consola central (acho), que não me trancava a porta do passageiro, mas que ao que parece desde aí que ficou reparado.

Obrigada pela ajuda desde já, e que o bicho não vos apanhe.
Cumps
 
A luz do alternador acende quando se liga a chave e depois apaga quando se liga o carro?
Tens algum rádio xpto ou é o de origem?
 
A luz do alternador acende quando se liga a chave e depois apaga quando se liga o carro?
Tens algum rádio xpto ou é o de origem?
Boas Turbo!

A Luz do alternador não acende quando ligo, ou pelo menos não me apercebi dela, no checkup inicial da centralina apenas se retém até a ignição a luz de bateria/alternador, motor e EPC. Após a ignição tudo se apaga.

Acabei por falar à pouco com os rapazes da MForce daqui de perto e amanhã vão precisamente olhar ao alternador. O que é estranho é que fora estes momentos em que fica mais tempo parado, o carro não tem qualquer dificuldade a pegar a primeira.

O rádio que tenho é o de origem sim, o carro está full stock... Só espero que não sejam mazelas da idade a acumular-se.

Alguma ideia fora alternador? Nem sei com quanto de € contar se tiver de o deixar num eletricista para explorar cc's.

Obrigada pela ajuda!
 
Last edited:
Esse 6J não é de matricula GT pois não? LOL.
O carro está totalmente de origem? Será que não tem um alarme aftermarket instalado ?
Que bateria tem montada? o alternador pode não estar a carregar bem e deixar-te apeada. Não é um carro que deva ter consumo de corrente desligado.
se tiveres sub/amplificador pode estar mal ligado e a consumir...
 
Esse 6J não é de matricula GT pois não? LOL.
O carro está totalmente de origem? Será que não tem um alarme aftermarket instalado ?
Que bateria tem montada? o alternador pode não estar a carregar bem e deixar-te apeada. Não é um carro que deva ter consumo de corrente desligado.
se tiveres sub/amplificador pode estar mal ligado e a consumir...

Boas White Cupra!
Não é GT mas mais velho ainda que os GT's! LOOL

Que eu saiba está todo de origem, teve um sinistro "estético", agora se as coisas que estão instaladas são de origem ou não, com o pouco conhecimento que tenho não sei assegurar, mas o alarme ao menos funciona de acordo com o que tenho no manual dele.

A bateria que ele levou agora foi uma 60ah/540a da Norauto, no fim do mês passado.

Pois, já é a segunda vez que me deixa apeada, e calhei a pensar que fosse só o anterior dono a esconder um estado pior da bateria que estava montada inicialmente...

Ontem quando foi "ressuscitado dos mortos", por acaso o piquete comentou comigo que o alternador estava a aceitar carga tranquilamente, tanto que fartamo-nos de o ligar e desligar já sem os cabos para perceber se havia alguma diferença de arranque... Mas tudo ok, e no fundo só me apercebi com este novo episódio que nem buzina tinha :D (pela primeira vez precisei de a usar, caso contrário nem me apercebia). Quanto ao rádio, tambem já tinha lido que seria uma forte possibilidade... No entanto, acredito que seja tudo de origem incluindo sistema de som (sem subs, nem amps I guess) mas que vai ter de ser visto na mesma nem que sejam os contactos.

Quarta já vai à consulta de eletricidade, se se chegar a algumas conclusões também deixo notícias aqui para que saibam.

Mais uma vez obrigada pela vossa ajuda, e se até lá tiverem mais ideias digam, que são bem vindas!
Cumps
 
Boas pessoal,
Trago novidades mas não grandes conclusões:
Após o carro ter ficado na oficina praticamente uma semana, e para espanto de todos, não perdeu ponta de bateria --' (só mesmo o teor normal para manter a memória). O diagnóstico não acusou nada (mesmo antes de ter sido substituída a buzina) e a única coisa que até agora criou suspeita de poder andar a drenar a bateria foi a fechadura da mala (mais uma...).

Apercebi-me que não tinha luz na mala, mas achei inicialmente que fosse só a lâmpada ou contactos, mas de facto o mecânico que o viu diz que possivelmente o sensor da fechadura foi a vida e só substituindo, no entanto já que a conta final ainda ficou puxada, acabámos por desligar o circuito que geraria a luz na mala... A mala tranca perfeitamente e avisa no quadrante quando aberta.

A ver como se porta na próxima semana nas minhas mãos.

Já agora aproveitava para perguntar mais uma coisa: sabem de algum ferro velho ou assim na zona de Queluz, Massamá, Amadora ou Benfica onde se apanhem uns interruptores centrais em conta? (tenho uma treta de um plástico partido e queria ver se o repunha sem vender mais um rim, já que está à mão de semear ^^)

Obrigada pela vossa ajuda!
Cumps
 
Wow, White Cupra, big thanks! Sim eu andava a ver usados, mas não andava provavelmente a chegar lá pelo nome da peça em si, é igualzinho a esse (vou ver se chego a encontrar a ref).

Big thanks mesmo e como digo desculpem a leiguisse!
 
Last edited:
Wow, White Cupra, big thanks! Sim eu andava a ver usados, mas não andava provavelmente a chegar lá pelo nome da peça em si, é igualzinho a esse (vou ver se chego a encontrar a ref).

Big thanks mesmo e como digo desculpem a leiguisse!
Não te preocupes. Sempre que se puder, ajuda-se :)
 
Back
Top